• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Cerveja Ácida - é possível corrigir?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lfrodrigues

Member
Reaction score
0
Boa noite pessoal,

Na minha 4ª Brassagem fiz uma SMASH (Single Malt - Pilsen/ Single Hop - Cascade), porém para dar uma cor e leve sabor na cerveja, torrei um pouco do malte no forno. Utilizei uma água mineral com PH de 5,2.

Desde quando tenho experimentado a cerveja, sinto um gosto ácido. Ela já fermentou, e já está há 15 dias a baixa temperatura (1ºC). Estou prestes a engarrafar e gostaria de saber se é possível corrigir essa acidez ou terei que tomar esse lote e caprichar no próximo?

Abraços,
Lucas
:tank:

Boa noite pessoal,

Na minha 4ª Brassagem fiz uma SMASH (Single Malt - Pilsen/ Single Hop - Cascade), porém para dar uma cor e leve sabor na cerveja, torrei um pouco do malte no forno. Utilizei uma água mineral com PH de 5,2.

Desde quando tenho experimentado a cerveja, sinto um gosto ácido. Ela já fermentou, e já está há 15 dias a baixa temperatura (1ºC). Estou prestes a engarrafar e gostaria de saber se é possível corrigir essa acidez ou terei que tomar esse lote e caprichar no próximo?

Abraços,
Lucas

Tomar esse lote e caprichar no outro. Mediu o pH para ver se realmente tá ácida?

Boa noite pessoal,

Abraços,
Lucas

Nunca torrei malte e não sei que técnicas usou, mas no geral onde li o ideal é usá-lo somente pelo menos uma semana após a torra, para eliminar os aromas indesejados.

Se usa o malte sem torrar fica ácida do mesmo jeito?

Tomar esse lote e caprichar no outro. Mediu o pH para ver se realmente tá ácida?

Então FernandoAugusto, não sei se realmente está ácida (com PH baixo), pois não tenho PHmetro ainda. O gosto está ácido.

Nunca torrei malte e não sei que técnicas usou, mas no geral onde li o ideal é usá-lo somente pelo menos uma semana após a torra, para eliminar os aromas indesejados.

Se usa o malte sem torrar fica ácida do mesmo jeito?

Tomazela, eu fiz a torra segundo o Jamal e o How to Brew, no forno mesmo e mexendo de vez em quando. Porém utilizei ele no dia seguinte a torra. Quanto ao utilizar o malte sem torrar, na brassagem anterior eu fiz uma witbier com o mesmo malte e não ficou ácida.

Mas muito obrigado aos dois pelas respostas. A breja ficou um pouco ácida mas ficou gostosa e cheirosa. Depois de tomar ela, tomarei um sonrizal pra regular o "PH"... kkkkk

Abraços,
Lucas

Então FernandoAugusto, não sei se realmente está ácida (com PH baixo), pois não tenho PHmetro ainda. O gosto está ácido.

Tomazela, eu fiz a torra segundo o Jamal e o How to Brew, no forno mesmo e mexendo de vez em quando. Porém utilizei ele no dia seguinte a torra. Quanto ao utilizar o malte sem torrar, na brassagem anterior eu fiz uma witbier com o mesmo malte e não ficou ácida.

Mas muito obrigado aos dois pelas respostas. A breja ficou um pouco ácida mas ficou gostosa e cheirosa. Depois de tomar ela, tomarei um sonrizal pra regular o "PH"... kkkkk

Abraços,
Lucas

ahuahau...

Eu já vi um pessoal relatando acidez usando o WB-06. Em minha primeira leva tive um underpitching com ele e após uma semana refermentando na garrafa senti um final um pouco ácido também que amarrava a boca, tipo fruta verde mesmo...
Depois de mais uma semana ela havia arredondado.
Experimente deixar um tempinho a mais maturando na garrafa...tipo 1 ou 2 semanas pra ver se desaparece...até lá vai de sonrisal kkkk

não acho que seja uma boa ideia você corrigir o ph agora por 2 motivos.

o primeiro deles é que pelo que aprendi recentemente em um workshop sobre água é que a maior parte das correções que devemos e podemos fazer nela deve ser realizado ainda durantes a mostura/lavagem.

segundo ponto é quanto a precisão dessa tua acidez, como você relatou isso foi uma medição sensorial e nao com um phmetro então não posso aqui julgar mas talvez nao fosse necessária essa correção.

Outro ponto que lembrei agora, esse sabor de acidez nao seria relacionado ainda a "verde"? Ou seja de cerveja nao pronta?Talvez esperando um pouco mais ela maturar isso ai fique normalizado

Back