• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Carbonatação forçada (Palpites)

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ghorst

Member
Reaction score
0
Dae galera!
Estou me iniciando na vida do embarrilhamento e carbonatação forçada, então ando me batendo um pouco pra achar um nível satisfatório de carbonatação, e por isso tenho algumas dúvidas pra listar. Palpites e dicas também são super bem vindos, então vamos lá.
1 - Para carbonatar em keg de 30 litros, no caso do primming, precisarei deixar mais do que sete dias para terminar o processo? temperatura ambiente?
2 - Se for fazer metade primming metade forçado, qual o melhor método?
3 - Qual as diferenças entre o forçado e o primming?
4 - Se eu fizer forçado durante 3 dias, armazenando no freezer até estabilizar na faixa esperada, tem problema?

Já li várias formas diferentes de carbonatação, se caso alguém quiser relatar a que utiliza, ficaria agradecido também.

Abraços.
Guilherme Blanco Horst

Dae galera!
Estou me iniciando na vida do embarrilhamento e carbonatação forçada, então ando me batendo um pouco pra achar um nível satisfatório de carbonatação, e por isso tenho algumas dúvidas pra listar. Palpites e dicas também são super bem vindos, então vamos lá.
1 - Para carbonatar em keg de 30 litros, no caso do primming, precisarei deixar mais do que sete dias para terminar o processo? temperatura ambiente?
2 - Se for fazer metade primming metade forçado, qual o melhor método?
3 - Qual as diferenças entre o forçado e o primming?
4 - Se eu fizer forçado durante 3 dias, armazenando no freezer até estabilizar na faixa esperada, tem problema?

Já li várias formas diferentes de carbonatação, se caso alguém quiser relatar a que utiliza, ficaria agradecido também.

Abraços.
Guilherme Blanco Horst

1 - É igual na garrafa.
2 - Use metade do açúcar e depois do priming carbonate o resto. Lembrando que em keg já é mais ou menos metade do açúcar que é usado na garrafa(tem na calculadora do beersmith), então metade disso. Só não entendi por que vc iria querer fazer isso, só ia gastar mais tempo.
3 - Bem, questão de CO2, nada, mas com priming já que há atividade da levedura, mesmo você clarificando bem pode gerar um pouco de turbidez do fermento. Tem também o fato de mais umas duas semanas a ambiente... com a forçada você já pode mandar direto pra geladeira. Se por algum motivo essa cerveja infectar seria a diferença entre uma breja estragada(mt tempo pra contaminação tomar conta) ou conservada pelo frio, mas esse risco vai da sua sanitizaçao então é bem relativo.
4 - Problema nenhum, mas dependendo do método que vc utilizar talvez não estabilize em 3 dias.

1 - É igual na garrafa.
2 - Use metade do açúcar e depois do priming carbonate o resto. Lembrando que em keg já é mais ou menos metade do açúcar que é usado na garrafa(tem na calculadora do beersmith), então metade disso. Só não entendi por que vc iria querer fazer isso, só ia gastar mais tempo.
3 - Bem, questão de CO2, nada, mas com priming já que há atividade da levedura, mesmo você clarificando bem pode gerar um pouco de turbidez do fermento. Tem também o fato de mais umas duas semanas a ambiente... com a forçada você já pode mandar direto pra geladeira. Se por algum motivo essa cerveja infectar seria a diferença entre uma breja estragada(mt tempo pra contaminação tomar conta) ou conservada pelo frio, mas esse risco vai da sua sanitizaçao então é bem relativo.
4 - Problema nenhum, mas dependendo do método que vc utilizar talvez não estabilize em 3 dias.

Dae parceir. Primeiramente obrigado pelas respostas.
Então, sobre a resposta 2, eu perguntei justamente pra saber, já ouvi de pessoas com bastante experiência, fazer os dois metodos em um só, diz que o primming melhorava a cerveja, enfim, bem provável que eu não vá fazer isso.
Sobre a resposta 4, eu pretendo fazer forçado chacoalhando até estabilizar na pressão esperada, armazenar na geladeira, dae fazer assim nos outros 2 dias consecutivos, sabe se há o risco de supercarbonatação?

Obrigado, abraços!

Chacoalhar por três dias? Acho desnecessário. Aqui em casa eu geralmente chacoalho no primeiro dia com 40psi(depois de um tempo a diferença de pressão líquido- água diminui e chacoalhar fica bem menos efetivo), daí deixo os 40 psi de um dia pro outro.

No outro dia provo, dependendo de como estiver ou eu coloco mais 40psi e provo novamente mais tarde ou coloco a pressão que quero que estabilize.

Costumo carbonatar legal em uns 3 dias assim, mas fica ideal mesmo depois de mais alguns dias.

Coloquei o keg no freezer, deve ter em torno de uns 22 litros em um keg de 30. Conectei ontem de noite e estabilizei em 1,8 kgf, mantendo dessa forma, daqui uns 5 dias (sexta) acho que minha cerveja terá uma carbonatação aceitável já, ou não?

Latest posts

Back