• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Café torrado na receita

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Concon

Member
Reaction score
4
Boa tarde cervejeiros,

Vi dois posts aqui no fórum, mas antigos e sem referências a respeito da adição do café torrado na cerveja.

Estou criando uma receita de uma Mild, porém como eu faria a adição de café.
Seria na maturação? final da fervura?
E como eu adicionaria? o próprio pó? ou deveria filtrar o pó e utilizar a água de filtragem?

Ou haveria algum outro método?

Muito Obrigado!
Cheers

Utilizei em uma stout, coloquei café moído durante a mosturação direto na panela e gostei do resultado.
O sabor ficou bem forte, café com um pouco de torrado e não torrado com um pouco café.

Boa tarde cervejeiros,

Vi dois posts aqui no fórum, mas antigos e sem referências a respeito da adição do café torrado na cerveja.

E como eu adicionaria? o próprio pó? ou deveria filtrar o pó e utilizar a água de filtragem?

Muito Obrigado!
Cheers

Pelo que já li existem diversas técnicas...
Precisa ver a experiência do pessoal aí que tenha usado mais de uma, para saber quais possuem bons resultados.

Já vi um pessoal adicionar o grão direto na mostura...
Outro pessoal fazendo um café na hora e adicionando no fim da fervura...
Outro pessoal adicionando na maturação...

Sinceramente acredito que praticamente todas as técnicas darão bons resultados...Eu adicionaria o café na maturação...se eu quisesse que perdesse menos aroma, afinal na fermentação o gás é expulso do fermentador e junto com ele vai algum aroma embora...

Boa tarde cervejeiros,

Muito Obrigado!
Cheers

Como foi dito, existem diversas formas diferentes de fazer isso.

Primeiro vc escolhe se fará na parte quente ou fria do processo. Coisas que flavorizam a cerveja geralmente eu penso em adicioná-las na parte fria, após ter passado o vigor da fermentação.

Normalmente essa técnica retém melhor os ricos aromas do ingrediente, porque ele não é fervido, não passa pela intensa atividade da levedura, volatilização de aromas com CO2, etc...

Se escolheu fazer após a fermentação (no próprio fermentador ou até mesmo no barril), desaconselho usar café em pó direto. Porque vai ser difícil se livrar dele depois, eu acho. Nesse caso vc pode experimentar adicionar um café passado a frio, ou a quente, ou então adicionar o grão inteiro na cerveja.

Já fiz com o grão inteiro e ficou forte e rico. Forte até demais no caso, então cuidado...

Sugiro fazer uma pesquisa no google, deve ter vários artigos de revistas americanas e outras fontes sobre café na cerveja.

Abraço

@Concon
das melhores cervejas com café que já tomei, todos adicionam na maturação.

A hop arábica é blend de uma blond com café 100 % arábica torra clara (dizem que em Curitiba tem pra vender na mesma loja que fornece pra Morada) passado pela própria cafeteria

A blond com café da Taberna MF, segundo conversei com eles, eles fazem com Hop Bag estilo dry hopping com o café sem torrar, só não lembro se são grãos inteiros ou moídos (moagem grossa), mas eu colocaria grãos inteiros

A stout da taberna MF deles também é com "dry café". Café torrado adicionado na maturação.

Nas 3 o sabor pega bem, mas o que mais destaca é o aroma, que eu acho que tu perderia bastante adicionando na fase quente/fermentação, por todos os comentários já mencionados acima...

Já li sobre o café com a torra mais clara, o sabor fica bem melhor, o difícil é conseguir em algumas cidades.
Quero testar o uso durante a maturação.

Somente complementando e conforme o Tiago mencionou, onde colocou os grãos inteiros e o aroma ficou muito forte, usando um Hop Bag pode ser uma boa prática, pois possibilita ir provando ao cerveja ao longo do período de maturação e caso já tenha atingido o objetivo esperado retira-se o hop bag e faz as anotações de qt tempo deixá-lo no fermentador =)

Cervejas escuras não são as minhas preferidas, mas fatalmente terei que brassar uma qualquer dia...rs

Quando eu for fazer, com certeza usarei os grãos inteiros, usando o hopbag na maturação...

Acredito que dessa forma por mais que não seja a mais eficiente, irá "sujar" muito pouco a cerveja...

Um amigo fez o café espresso e o jogou diretamente no balde, durante a maturação, e ficou excelente a stout dele.

Valeu as dicas de todos galera!

Vou aproveitar que tenho um contato que colhe e faz a torra/moagem do café no sítio.
Daí já peço pra fazer uma torra menos intensa e fazer uma moagem grossa pra botar no hop bag na maturação.

depois posto o resultado!

Como foi dito, existem diversas formas diferentes de fazer isso.

Primeiro vc escolhe se fará na parte quente ou fria do processo. Coisas que flavorizam a cerveja geralmente eu penso em adicioná-las na parte fria, após ter passado o vigor da fermentação.

Normalmente essa técnica retém melhor os ricos aromas do ingrediente, porque ele não é fervido, não passa pela intensa atividade da levedura, volatilização de aromas com CO2, etc...

Se escolheu fazer após a fermentação (no próprio fermentador ou até mesmo no barril), desaconselho usar café em pó direto. Porque vai ser difícil se livrar dele depois, eu acho. Nesse caso vc pode experimentar adicionar um café passado a frio, ou a quente, ou então adicionar o grão inteiro na cerveja.

Já fiz com o grão inteiro e ficou forte e rico. Forte até demais no caso, então cuidado...

Sugiro fazer uma pesquisa no google, deve ter vários artigos de revistas americanas e outras fontes sobre café na cerveja.

Abraço

Tiago, no caso do grão inteiro direto na secundária e/ou maturação, ele altera bastante a cor da cerveja? qual a quantidade/L você testou, e por quanto tempo de contato?

Abraço

Tiago, no caso do grão inteiro direto na secundária e/ou maturação, ele altera bastante a cor da cerveja? qual a quantidade/L você testou, e por quanto tempo de contato?

Abraço

A cerveja em que coloquei era já escura, então não sei dizer o quanto muda. Foram uns 150g pra 20 litros... mas ficou intenso demais, não sei se colocaria metade dessa quantidade novamente...

Latest posts

Back