Cálculo de Agua - BIAB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Jhonata Galkowski

New Member
Joined
Nov 1, 2018
Messages
2
Reaction score
0
Location
São Bento do Sul - SC
Fala galera,

Comecei a pouco tempo produzir cerveja no método BIAB (antes eu usava o método tradicional).
Porém, me deparei com as seguintes situações:

1º - Até onde eu sei, não se faz lavagem dos grãos no método BIAB. Devo colocar toda a água na mostura?
2º - Como calcular a quantidade de água no método BIAB?

Pelo que eu andei lendo, algumas pessoas pegam a litragem final (meu caso, 60L) e adicionam 40%, onde ficaria 85L total. Ou então, a cada quilo de grão, multiplicam por 7 (12kgs de grão, ficaria 84L de água).

Fiz isso, e bateu com a receita comprada (uma APA), onde dizia 84L de água no total.
Olhando uma receita de uma Imperial IPA para 60L, me deparei com 20Kgs de malte.
Pelos meus cálculos, 20x7 = 140. Porém, se eu usar esse cálculo, a cerveja não irá ficar muito aguada?

Obrigado!
 
a quantidade de malte está relacionada com a OG da receita
mas como regra pro biab seria 6 6.5litros por kg
 
No BIAB, se você tiver uma panela que comporte todo o volume, você pode colocar toda a água da brassagem e mandar ver. Terminado o Mash out, você retira o bag, deixa escorrer um tanto e já manda para fervura.

Para calcular o volume total de água, seja para o método BIAB ou All Grain, o ideal é entender bem os processos e as perdas pelo caminho. Um vídeo bem simples e didático sobre o tema é esse do Jamal:



Dá uma olhada lá que vai te ajudar.

Complementando um pouco mais a informação, podemos dizer que basicamente temos 2 volumes de água a calcular (todos eles em função do volume de cerveja projetado para a receita):

- o volume de água da mostura (que normalmente é baseada numa razão de kg de maltes x litros de água).
- o volume de água de lavagem (que leva em consideração todas as perdas da parte quente e da parte fria da produção).

no BIAB estes dois volumes são somados e vai tudo na mesma panela...

mas.... se você já tiver alguma experiência e quiser aprimorar um pouquinho isso aí, de modo a não ter tanto problema com a eficiência do sistema e com as OGs projetadas, você também pode fazer o seguinte:

1. Inicie a brassagem colocando (no método BIAB clássico, sem lavagem):

- todo o volume de água da mostura.
- e entre 70% e 80% do volume de água de lavagem.

2. Reserve esses 20% a 30% de água de lavagem para colocar ao final, depois do Mash out e antes da fervura, diretamente na panela, em diluição do mosto.

3. Quando terminar o Mash out e retirar o bag, você mede a densidade do mosto e o volume do mosto que ficou na panela (enquanto isso já pode ir esquentando tudo para a fervura).

4. Pega os dados acima (densidade e volume) e joga nessa calculadora:

- https://www.brewersfriend.com/dilution-and-boiloff-gravity-calculator/

- tendo como parâmetro/objetivo o volume ou a densidade pré-fervura projetada para a sua receita (o Beersmith e os programas de receita dão esses valores).

5. Como resultado, a calculadora deve te dizer quanto exatamente desses 20% a 30% da água de lavagem devem ser colocados para alcançar exatamente a OG pré-fervura projetada.

A partir daí, acertar a OG vai ser questão de conhecer as perdas (evaporação e trub) do seu equipamento.

Tenho feito isso com alguma regularidade (mesmo no método All grain) e estou gostando.

Fica aí a sugestão!
 
No BIAB, se você tiver uma panela que comporte todo o volume, você pode colocar toda a água da brassagem e mandar ver. Terminado o Mash out, você retira o bag, deixa escorrer um tanto e já manda para fervura.

Para calcular o volume total de água, seja para o método BIAB ou All Grain, o ideal é entender bem os processos e as perdas pelo caminho. Um vídeo bem simples e didático sobre o tema é esse do Jamal:



Dá uma olhada lá que vai te ajudar.

Complementando um pouco mais a informação, podemos dizer que basicamente temos 2 volumes de água a calcular (todos eles em função do volume de cerveja projetado para a receita):

- o volume de água da mostura (que normalmente é baseada numa razão de kg de maltes x litros de água).
- o volume de água de lavagem (que leva em consideração todas as perdas da parte quente e da parte fria da produção).

no BIAB estes dois volumes são somados e vai tudo na mesma panela...

mas.... se você já tiver alguma experiência e quiser aprimorar um pouquinho isso aí, de modo a não ter tanto problema com a eficiência do sistema e com as OGs projetadas, você também pode fazer o seguinte:

1. Inicie a brassagem colocando (no método BIAB clássico, sem lavagem):

- todo o volume de água da mostura.
- e entre 70% e 80% do volume de água de lavagem.

2. Reserve esses 20% a 30% de água de lavagem para colocar ao final, depois do Mash out e antes da fervura, diretamente na panela, em diluição do mosto.

3. Quando terminar o Mash out e retirar o bag, você mede a densidade do mosto e o volume do mosto que ficou na panela (enquanto isso já pode ir esquentando tudo para a fervura).

4. Pega os dados acima (densidade e volume) e joga nessa calculadora:

- https://www.brewersfriend.com/dilution-and-boiloff-gravity-calculator/

- tendo como parâmetro/objetivo o volume ou a densidade pré-fervura projetada para a sua receita (o Beersmith e os programas de receita dão esses valores).

5. Como resultado, a calculadora deve te dizer quanto exatamente desses 20% a 30% da água de lavagem devem ser colocados para alcançar exatamente a OG pré-fervura projetada.

A partir daí, acertar a OG vai ser questão de conhecer as perdas (evaporação e trub) do seu equipamento.

Tenho feito isso com alguma regularidade (mesmo no método All grain) e estou gostando.

Fica aí a sugestão!


Entendi!
Muito obrigado pela resposta.
 
para 60l e BIAB, tu vais ter problemas na remoção do bag, a não ser que tenhas um guindaste/rondanas.

são uns 15kg de malte mais toda a água absorvida, em cima de um fogão, nada simples.

Tu pode é usar o bag como elemento filtrante, mas dai não é BIAB.
 
Back
Top