[BrewUNO] Controlador de Brassagem para BIAB, Single Vessel e Tribloco

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Alguém que instalou direto no wemos pode me ajudar?
Tá quase todo montado mas tô com duvida quando ao Terra, no wemos só tem um lugar pra conectar terra, e nesses esquemas tem fio terra para os reles, sensor de temperatura e buzzer. A única porta que identifiquei como terra no wemos é conectei a fonte de 5v que alimenta o wemos.
Onde conecto esses outros terra GND?

Admiro sua coragem em montar esse bicho cheio de fio…
A única certeza que eu tenho, é que eu faria merda, mas isso é certeza !!
 
Alguém que instalou direto no wemos pode me ajudar?
Tá quase todo montado mas tô com duvida quando ao Terra, no wemos só tem um lugar pra conectar terra, e nesses esquemas tem fio terra para os reles, sensor de temperatura e buzzer. A única porta que identifiquei como terra no wemos é conectei a fonte de 5v que alimenta o wemos.
Onde conecto esses outros terra GND?

nesse mesmo terra, eu peguei desse pino e derivei para os outros componentes.
 
Alguém que instalou direto no wemos pode me ajudar?
Tá quase todo montado mas tô com duvida quando ao Terra, no wemos só tem um lugar pra conectar terra, e nesses esquemas tem fio terra para os reles, sensor de temperatura e buzzer. A única porta que identifiquei como terra no wemos é conectei a fonte de 5v que alimenta o wemos.
Onde conecto esses outros terra GND?
tava vendo tua caixinha agora amigo, vai ficar legal, o meu fiz de mdf em 2016 de maneira provisória mas tá lá até hoje, de quantos Kw vai ser seu setup, eu tive uma má experiencia com este Fotek ali tem muitos falsificados. e eles precisam de dissipação e em alguns casos ventiladores!
 
tava vendo tua caixinha agora amigo, vai ficar legal, o meu fiz de mdf em 2016 de maneira provisória mas tá lá até hoje, de quantos Kw vai ser seu setup, eu tive uma má experiencia com este Fotek ali tem muitos falsificados. e eles precisam de dissipação e em alguns casos ventiladores!

pois é eu tenho um desses fortek na primeira vez usei sem dissipador e ele esquentou muito e não desarmava, só funcionou direito depois que coloquei o dissipador, hoje eu uso com dissipador e com ventilador.
 
@Manoel Junior O BrewUno é melhor que o BeerMax.
Você pode acompanhar tudo a distância pelo Browser no computador ou no celular.

O GND você pode juntar todos os componentes em uma porta só, se for preciso.
Mesma coisa os 3V, todos na mesma porta se for preciso.
Não tem erro, qualquer dúvida, posta pra gente.
Se puder, posta com fotos, aí fica mais fácil.
 
tava vendo tua caixinha agora amigo, vai ficar legal, o meu fiz de mdf em 2016 de maneira provisória mas tá lá até hoje, de quantos Kw vai ser seu setup, eu tive uma má experiencia com este Fotek ali tem muitos falsificados. e eles precisam de dissipação e em alguns casos ventiladores!
Boa tarde!

Vai ser apenas uma resistência de 3000w ligada em 220v, tem dois reles porque vou ligar a bomba com ssr tbm, tava barato o kit com 2 ai resolvi não comprar rele mecanico e usar solido pra bomba tbm.
 
@Manoel Junior O BrewUno é melhor que o BeerMax.
Você pode acompanhar tudo a distância pelo Browser no computador ou no celular.

O GND você pode juntar todos os componentes em uma porta só, se for preciso.
Mesma coisa os 3V, todos na mesma porta se for preciso.
Não tem erro, qualquer dúvida, posta pra gente.
Se puder, posta com fotos, aí fica mais fácil.
Ok! Vou tentar fazer no fim de semana e postar fotos.
 
Ok! Vou tentar fazer no fim de semana e postar fotos.

Show.
Qualquer coisa me chama que te ajudo.

Mas não tem erro.
Esse BeerMax é inferior ao BrewUno ou ao BrewManiac e muito mais caro.
Beermax se der manutenção você vai ter que consertar. Mas só consegue consertar se entender como funciona.
Pra fazer funcionar a lógica será a mesma.

Meu Whats 21 98381-6330 Leandro Oliveira.
 
Estou pra montar um sistema bibloco ( panela pra agua - panela mostura clarificação - panela fervura ), usando 1 ou 2 bombas, da pra usar o brewUNO ?
Quais as atuais limitações do projeto?
 
Estou pra montar um sistema bibloco ( panela pra agua - panela mostura clarificação - panela fervura ), usando 1 ou 2 bombas, da pra usar o brewUNO ?
Quais as atuais limitações do projeto?
voce consegue controlar ate tres panelas, porém não tem função de brassagens simultaneas, apenas ele segue o ciclo trocando o acionamento da mostura pra panela de fervura
 
voce consegue controlar ate tres panelas, porém não tem função de brassagens simultaneas, apenas ele segue o ciclo trocando o acionamento da mostura pra panela de fervura
Eu consigo fazer duas brassagens simultaneas sendo 1 automatizada e 1 manual sem alterar o hardware ? Por exemplo deixando a fervura ativa sem timer
 
Eu consigo fazer duas brassagens simultaneas sendo 1 automatizada e 1 manual sem alterar o hardware ? Por exemplo deixando a fervura ativa sem timer
sim, no meu tenho uma chave de auto/maual pra cada resistencia, (fervura, mostura e lavagem), ai daria, sem timer e no caso sem o ajuste do pwm pra fervura, nesse caso só dimensionar bem os cabos e componentes do painel pra suportar.
 
sim, no meu tenho uma chave de auto/maual pra cada resistencia, (fervura, mostura e lavagem), ai daria, sem timer e no caso sem o ajuste do pwm pra fervura, nesse caso só dimensionar bem os cabos e componentes do painel pra suportar.
o seu é esse da foto de perfil??
Pode dar mais detalhes? Parece bastante com o que eu estou planejando em relação ao porte
 
Bom dia confrades!

Alguem poderia me ajudar com a situação abaixo, não encontrei nada relacionado.
Comprei de segunda mao uma interface da nextbrewlab, uma placa full, que ja vem um com ssr.
Porém acredito, que o antigo dono tenha configurado o Brewuno na rede local, sendo assim nao estou tendo acesso ao hotspot do brewuno, existe alguma forma de resetar ou só reinstalando?

Obrigado a quem puder contribuir!
 
Last edited:
Bom dia confrades!

Alguem poderia me ajuda com a situação abaixo, não encontrei nada relacionado.
Comprei de segunda mao uma interface da nextbrewlab, uma placa full, que ja vem um com ssr.
Porém acredito, que o antigo dono tenha configurado o Brewuno na rede local, sendo assim nao estou tendo acesso ao hotspot do brewuno, existe alguma forma de resetar ou só reinstalando?

Obrigado a quem puder contribuir!
ele não tá criando o SSID BrewUNO?
O BrewLabNext por padrão não tem Wifi (Nextbrew Lab), se o cara te mando com o firmware padrão então pode ser isso.
Você pode regravar o firmware mas dá um "erase" primeiro pra limpar a memória senão provavelmente não vai adiantar nada! (GitHub - uncodead/BrewUNO: High precision and accuracy, open source, online, extensible and low cost homebrew automation on top of ESP8266 microchip.)
 
ele não tá criando o SSID BrewUNO?
O BrewLabNext por padrão não tem Wifi (Nextbrew Lab), se o cara te mando com o firmware padrão então pode ser isso.
Você pode regravar o firmware mas dá um "erase" primeiro pra limpar a memória senão provavelmente não vai adiantar nada! (GitHub - uncodead/BrewUNO: High precision and accuracy, open source, online, extensible and low cost homebrew automation on top of ESP8266 microchip.)
Ele me informou que esta com Brewuno, mas nao lista o ssid do brewuno, acredito que tenha configurado na rede local.
 
Bom dia confrades!

Alguem poderia me ajudar com a situação abaixo, não encontrei nada relacionado.
Comprei de segunda mao uma interface da nextbrewlab, uma placa full, que ja vem um com ssr.
Porém acredito, que o antigo dono tenha configurado o Brewuno na rede local, sendo assim nao estou tendo acesso ao hotspot do brewuno, existe alguma forma de resetar ou só reinstalando?

Obrigado a quem puder contribuir!
Opa! Boa tarde Welisson...
Tbm tenho essa interface... NextBrewLab não é BrewUno, é o BrewmaniacEx modificado e toda parte da WIFi foi retirada nessa modificação, ou seja, vc não tera acesso a REDE Toda a programação é feita diretamente pela interface, botões e Display são necessarios. Somente reinstalando o BrewUno ou o BrewmaniacEx, como o Marcel falou.

Abaixo a que eu montei.
20220706_001007.jpg
20220706_001051.jpg


Qq duvida manda ai. Abraços.
 
Opa! Boa tarde Welisson...
Tbm tenho essa interface... NextBrewLab não é BrewUno, é o BrewmaniacEx modificado e toda parte da WIFi foi retirada nessa modificação, ou seja, vc não tera acesso a REDE Toda a programação é feita diretamente pela interface, botões e Display são necessarios. Somente reinstalando o BrewUno ou o BrewmaniacEx, como o Marcel falou.

Abaixo a que eu montei.
View attachment 128588View attachment 128587

Qq duvida manda ai. Abraços.
Sobre o sistema, mesmo sendo desenvolvido na medida pelo fabricante do equipamento, ele funciona de boa ? E sobre o hardware, roda liso ? Estou para comprar um desse, mas está em falta o modelo para single vessel. Entrei em contato e ele me informou que está desenvolvendo uma nova placa é só terá disponível lá pro fim do ano
 
Sobre o sistema, mesmo sendo desenvolvido na medida pelo fabricante do equipamento, ele funciona de boa ? E sobre o hardware, roda liso ? Estou para comprar um desse, mas está em falta o modelo para single vessel. Entrei em contato e ele me informou que está desenvolvendo uma nova placa é só terá disponível lá pro fim do ano
Opa! Dae Zig...
O sistema roda lindamente, super estável, 100%, eu tenho ele conectado a uma resistência de 3000Wats, pra fazer minhas levas de 20 litros, e tbm ja fiz 10 litros, funciona lindamente, esse sistema é para até 7000wats se eu não me engano, e cara... perfeito táh! PID atuando em ambas as situações, com variação de 0.3 graus nas rampas, coisa linda, só tendo o cuidado em setar no meu caso a Fervura com 85% da potencia da resistência para 20 Litros. Sistema rodando com muita folga, mal e mal chega a aquecer os componentes da placa. Top!
Já testei com o BrewUno com mais de um sensor (esse sistema NextBrewLab comporta apenas 1 sensor), reconheceu os dois meus sensores no BrewUno de boa, dai consigo monitorar e controlar tudo via WIFI. Só um adendo, o BrewUno somente estou conseguindo via AP, conectando a minha rede cai direto.

Ps.: Comprei mais um ES8266 d1 mini para o BrewUno, por que não quis sobrescrever o sistema do NextBrewLab. Dai somente troco o ESP.

Se vc estiver com presa, compra a do MAZZA (sem reles embutidos já na placa), requer um pouco mais de espaço só na sua caixa.
 
Opa! Dae Zig...
O sistema roda lindamente, super estável, 100%, eu tenho ele conectado a uma resistência de 3000Wats, pra fazer minhas levas de 20 litros, e tbm ja fiz 10 litros, funciona lindamente, esse sistema é para até 7000wats se eu não me engano, e cara... perfeito táh! PID atuando em ambas as situações, com variação de 0.3 graus nas rampas, coisa linda, só tendo o cuidado em setar no meu caso a Fervura com 85% da potencia da resistência para 20 Litros. Sistema rodando com muita folga, mal e mal chega a aquecer os componentes da placa. Top!
Já testei com o BrewUno com mais de um sensor (esse sistema NextBrewLab comporta apenas 1 sensor), reconheceu os dois meus sensores no BrewUno de boa, dai consigo monitorar e controlar tudo via WIFI. Só um adendo, o BrewUno somente estou conseguindo via AP, conectando a minha rede cai direto.

Ps.: Comprei mais um ES8266 d1 mini para o BrewUno, por que não quis sobrescrever o sistema do NextBrewLab. Dai somente troco o ESP.

Se vc estiver com presa, compra a do MAZZA (sem reles embutidos já na placa), requer um pouco mais de espaço só na sua caixa.
Legal, isso que eu queria saber! Obrigado pelas informações
Eu irei aguardar ele liberar a nova versão do controlador ainda esse ano. Sobre esse ES8266 basta gravar com a versão do software que quer e trocar no controlador? Simples assim?
Espero que logo esteja disponível para venda, pois quero começar a usar um controlador para fazer as brassagens

Grande abraço!
 
Legal, isso que eu queria saber! Obrigado pelas informações
Eu irei aguardar ele liberar a nova versão do controlador ainda esse ano. Sobre esse ES8266 basta gravar com a versão do software que quer e trocar no controlador? Simples assim?
Espero que logo esteja disponível para venda, pois quero começar a usar um controlador para fazer as brassagens

Grande abraço!
Opa... nada Zig...
Isso mesmo, quanto ao ESP é isso, grava nele ou neles o que vc quer BrewManiacEX ou BrewUno e somente faz a troca, desde que a interface permita, nesse caso permite.

Abraços.
 
Opa! Boa tarde Welisson...
Tbm tenho essa interface... NextBrewLab não é BrewUno, é o BrewmaniacEx modificado e toda parte da WIFi foi retirada nessa modificação, ou seja, vc não tera acesso a REDE Toda a programação é feita diretamente pela interface, botões e Display são necessarios. Somente reinstalando o BrewUno ou o BrewmaniacEx, como o Marcel falou.

Abaixo a que eu montei.
View attachment 128588View attachment 128587

Qq duvida manda ai. Abraços.

Opa! Boa tarde Welisson...
Tbm tenho essa interface... NextBrewLab não é BrewUno, é o BrewmaniacEx modificado e toda parte da WIFi foi retirada nessa modificação, ou seja, vc não tera acesso a REDE Toda a programação é feita diretamente pela interface, botões e Display são necessarios. Somente reinstalando o BrewUno ou o BrewmaniacEx, como o Marcel falou.

Abaixo a que eu montei.
View attachment 128588View attachment 128587

Qq duvida manda ai. Abraços.
Obrigado pela ajuda amigo, no meu caso acho q o antigo dono usava o Brewuno mesmo, pq comprei já na caixa com os cabos e TD montado, facilitou minha vida rsrs...mas não tinha botões nem tela. Mas hj peguei pra resolver e vi que wemos estava queimado, comprei outro e instalei o Brewuno e rodou de boa, na vdd quase,, quando estou conectando o sensor de temperatura ele desliga. Amanhã vou comprar outro sensor para testar, mas de resto está TD ok.
 
Obrigado pela ajuda amigo, no meu caso acho q o antigo dono usava o Brewuno mesmo, pq comprei já na caixa com os cabos e TD montado, facilitou minha vida rsrs...mas não tinha botões nem tela. Mas hj peguei pra resolver e vi que wemos estava queimado, comprei outro e instalei o Brewuno e rodou de boa, na vdd quase,, quando estou conectando o sensor de temperatura ele desliga. Amanhã vou comprar outro sensor para testar, mas de resto está TD ok.
Opa... menos mal, uma pergunta, vc conectou via AP, ou conseguiu conectar na sua rede? Por que o meu somente consigo conectar via AP, se conecto na minha rede desconecta direto, sem condições de usar, dai tenho que reinstalar o BrewUno e usar via AP.
Abraços.
 
Opa... menos mal, uma pergunta, vc conectou via AP, ou conseguiu conectar na sua rede? Por que o meu somente consigo conectar via AP, se conecto na minha rede desconecta direto, sem condições de usar, dai tenho que reinstalar o BrewUno e usar via AP.
Abraç
Opa... menos mal, uma pergunta, vc conectou via AP, ou conseguiu conectar na sua rede? Por que o meu somente consigo conectar via AP, se conecto na minha rede desconecta direto, sem condições de usar, dai tenho que reinstalar o BrewUno e usar via AP.
Abraços.
Opa... menos mal, uma pergunta, vc conectou via AP, ou conseguiu conectar na sua rede? Por que o meu somente consigo conectar via AP, se conecto na minha rede desconecta direto, sem condições de usar, dai tenho que reinstalar o BrewUno e usar via AP.
Abraços.
Fiz somente alguns testes, fiz via AP mesmo, vou testar hj conectado na minha rede e te falo!
 
Pessoal, montei todo esquema como descrito, mas o brewuno não responde nenhum comando, nem le o termometro. Alguem sabe o que pode ser? a pinagem esta ok, toda ligação testada. Parece que os comandos "não saem". Eu usei diretamente o Wemos, sem a interface.
 
Pessoal, montei todo esquema como descrito, mas o brewuno não responde nenhum comando, nem le o termometro. Alguem sabe o que pode ser? a pinagem esta ok, toda ligação testada. Parece que os comandos "não saem". Eu usei diretamente o Wemos, sem a interface.
Tente gravar novamente usando a opção erase, pra limpar toda a memória.
 
Pessoal, montei todo esquema como descrito, mas o brewuno não responde nenhum comando, nem le o termometro. Alguem sabe o que pode ser? a pinagem esta ok, toda ligação testada. Parece que os comandos "não saem". Eu usei diretamente o Wemos, sem a interface.
Como o Marcel falou, usa a ide do Arduino e carrega o sketch eeprom clear q tá nos exemplos e carrega novamente o bin pra ver se funciona.
 
Show. Consegui fazer funcionar, só estavam invertidos os cabos do teclado. Agora é só ajustar as ordens dos botões no fonte, estão invertidos os comandos do teclado.
Obrigado.
Amigo, percebi que o meu teclado também está invertido, os comandos não correspondem as teclas, como se o esquema estivesse "errado". Quando fiz a espelhamento das ligações ele funcionou. Alguem com o mesmo problema?
 
Amigo, percebi que o meu teclado também está invertido, os comandos não correspondem as teclas, como se o esquema estivesse "errado". Quando fiz a espelhamento das ligações ele funcionou. Alguem com o mesmo problema?
Eu tive o mesmo problema, resolvi invertendo no código mesmo, mas só porque deu preguiça de desmontar tudo pra inverter kkkk
 
Opa... menos mal, uma pergunta, vc conectou via AP, ou conseguiu conectar na sua rede? Por que o meu somente consigo conectar via AP, se conecto na minha rede desconecta direto, sem condições de usar, dai tenho que reinstalar o BrewUno e usar via AP.
Abraços.
Boa tarde amigo!
Quando eu estava montando meu projeto também tive esse problema, em algum lugar aqui nesse tópico expliquei como fiz pra resolver, se não me engano acabou ajudando outras pessoas também, depois disso foi só alegria!
 
Boa tarde amigo!
Quando eu estava montando meu projeto também tive esse problema, em algum lugar aqui nesse tópico expliquei como fiz pra resolver, se não me engano acabou ajudando outras pessoas também, depois disso foi só alegria!
Opa... Boa noite meu amigo! Tudo certo? Achei seu post, legal, vou tentar fazer o que vc indicou.

Abraço e obrigado!
Ps.: caso de resultado posto aqui.
 
Boa noite pessoal, tudo certo?

Há algum tempo venho montando meu setup com brewuno. A parte de interface e de equipamentos está pronta, contudo estou enfrentando dificuldades com o código do sistema, que apresenta 69 problemas quando tento compilar o código pelo VScode. Explico:

Como quero utilizar display e botões, coloquei na interface uma PCF8574AP ligando A0, A1 e A2 no GND. Assim preciso trocar o endereço do arquivo platformio.ini para 0x38.
Contudo quando tento compilar o código (build no VScode) dá erro na operação e apresenta 69 problemas dentro do código-fonte do BU, que a princípio estaria correto pois só faço alteração na linha 37 do arquivo platformio.ini, por acaso alguém saberia o porque apresenta esses problemas se não faço nenhuma outra alteração no código fonte?
 

Attachments

  • Captura de tela 2022-11-12 223930.png
    Captura de tela 2022-11-12 223930.png
    57.6 KB · Views: 0
  • Captura de tela 2022-11-12 224049.png
    Captura de tela 2022-11-12 224049.png
    62.3 KB · Views: 0
Fala galera!! Esse fds fui dar um UP no meu controlador e acrescentei mas dois Reles para lavagem e para fervura mas quando ligo o rele que fica na entrada D4 o buzer dispara e o sistema nao funciona
O que pode estar acontecendo?
 
Estava usando o meu brewuno no modo offline mas agora ele acha a rede do brewuno mas nao abre o programa oque pode ta acontecendo?
 
Back
Top