[BrewUNO] Controlador de Brassagem para BIAB, Single Vessel e Tribloco

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Antes de jogar fora o PCF8574 (acabei comprando outro pelo shopee, mas demora uns dias pra chegar ainda) , notei que havia uma ponte entre os pinos SDA, SCL e o A1 (não sei se é normal isso), bem removi com o alicate, agora o scaner reconheceu o endereco do PCF, liguei o LCD e está aparecendo as informações corretamente.

View attachment 127884

Somente o teclado que agora não funciona.
Alguma ideia de como testar, ou o que pode ser?

Vi em no tópico que algumas pessoas não conseguiram rodar o teclado com o PCF8574T também.

Testei aqui e está funcionando normal, sem mexer em nada, não esqueceu de ligar algo? gnd do teclado?

 
Show. Consegui fazer funcionar, só estavam invertidos os cabos do teclado. Agora é só ajustar as ordens dos botões no fonte, estão invertidos os comandos do teclado.
Obrigado.
 
Pessoal. Muito obrigado, o projeto está praticamente pronto e funcional.
Mas me surgiu uma dúvida, Não conheço muito de eletrônica, sou apenas curioso e vocês podem me ajudar:

WhatsApp Image 2022-01-18 at 19.17.57.jpeg


Adquiri dois destes tipos de leds pra colocar no painel, a ideia era colocar um pra demonstrar quando a bomba estivesse ligada e outro após o SSR, pra demonstrar quando ele estivesse sendo acionado.
WhatsApp Image 2022-01-18 at 19.09.03.jpeg

Após o relê da bomba está funcionando perfeitamente, mas o que coloquei após o SSR, (um dos cabos em uma fase e outro cabo na saída 2 do relê) acaba criando uma "ponte" e deixando a resistência sempre acionada.

Fiz o mesmo teste com este tipo de led "olho de boi" e funciona perfeitamente, fica piscando demonstrando o acionamento da resistencia.
WhatsApp Image 2022-01-18 at 19.18.05.jpeg

(tenho este em outro painel REX c100)

Será que há algo que possa fazer pra usar aquele tipo de led? Por que ele acaba criando esta "ponte"?

Obrigado a todos.
 
Pessoal. Muito obrigado, o projeto está praticamente pronto e funcional.
Mas me surgiu uma dúvida, Não conheço muito de eletrônica, sou apenas curioso e vocês podem me ajudar:

View attachment 127920

Adquiri dois destes tipos de leds pra colocar no painel, a ideia era colocar um pra demonstrar quando a bomba estivesse ligada e outro após o SSR, pra demonstrar quando ele estivesse sendo acionado.
View attachment 127918
Após o relê da bomba está funcionando perfeitamente, mas o que coloquei após o SSR, (um dos cabos em uma fase e outro cabo na saída 2 do relê) acaba criando uma "ponte" e deixando a resistência sempre acionada.

Fiz o mesmo teste com este tipo de led "olho de boi" e funciona perfeitamente, fica piscando demonstrando o acionamento da resistencia.
View attachment 127919
(tenho este em outro painel REX c100)

Será que há algo que possa fazer pra usar aquele tipo de led? Por que ele acaba criando esta "ponte"?

Obrigado a todos.
Seria interessante vc colocar a imagem de como vc fez a ligação, mas verifique se o led está ligado na mesma fase que a saída da resistência está ligada.
 
Obrigado pelo retorno Julio.
Vou anexar a foto: apesar de estar bagunçado os fio ainda, acho que dá pra notar:

WhatsApp Image 2022-01-18 at 22.09.30.jpeg


Veja que um cabo do led está ligado em uma fase e o outro, que está ligado na saída do SSR, deveria acionar o led somente quando passar corrente pelo polo 2 do SSR, mas não, se eu deixar este led nesta posição, ele acaba fazendo uma "ponte" e já passa 220 direto para a resistência.

Mas interessante que usando aquele outro tipo de led olho de boi, não faz esta ligação.
Testei o led, está funcionando normalmente.

posso até gravar um vídeo pra demonstrar isso.
 
Nestas duas fotos vai dar pra ver bem o que quis dizer:

Na verdade com este led, não passa 220, passa 110, e o led fica sempre acesso, quando não deveria haver corrente, já que o sistema não está iniciado ainda:

Vejam, com o led (o led está aceso só que não dá pra notar na foto):

WhatsApp Image 2022-01-18 at 22.19.56.jpeg



E sem o led:

WhatsApp Image 2022-01-18 at 22.19.42.jpeg


Isso ultrapassa meus conhecimentos de eletrônica.
 
Nestas duas fotos vai dar pra ver bem o que quis dizer:

Na verdade com este led, não passa 220, passa 110, e o led fica sempre acesso, quando não deveria haver corrente, já que o sistema não está iniciado ainda:

Vejam, com o led (o led está aceso só que não dá pra notar na foto):

View attachment 127923


E sem o led:

View attachment 127924

Isso ultrapassa meus conhecimentos de eletrônica.

Cara se for para tentar adivinhar, o que eu acho que está acontecendo é o seguinte, o led é um diodo, então ele só deixa passar corrente em um sentido, mas a tensão da rede é alternada então ele acaba cortando metade do sinal, por isso só passa 110V e não 220V e além disso o SSR quando deixamos de enviar o sinal de conduzir, só deixa de conduzir quando a forma de onda da rede passa pelo 0V, mas devido ao diodo só deixar passar metade da forma de onda não esta passando pelo 0V então o SSR nunca desarma.

Acho que o ideal seria trocar o led por uma lâmpada de corrente alternada.
 
Cara se for para tentar adivinhar, o que eu acho que está acontecendo é o seguinte, o led é um diodo, então ele só deixa passar corrente em um sentido, mas a tensão da rede é alternada então ele acaba cortando metade do sinal, por isso só passa 110V e não 220V e além disso o SSR quando deixamos de enviar o sinal de conduzir, só deixa de conduzir quando a forma de onda da rede passa pelo 0V, mas devido ao diodo só deixar passar metade da forma de onda não esta passando pelo 0V então o SSR nunca desarma.

Acho que o ideal seria trocar o led por uma lâmpada de corrente alternada.
Exato, o SSR desligado é uma referencia 0V pro diodo, ele está retificando e conduzindo pelo menos metade da senoide.
@Márcio Douglas
Tenta colocar um diodo simples em série com esse led que está “criando a ponte” tipo 1N4004
Testa ele num sentido, se acionar a resistência inverte o sentido dele
Daí ele vai criar um retificador de onda completa.
 
Exato, o SSR desligado é uma referencia 0V pro diodo, ele está retificando e conduzindo pelo menos metade da senoide.

Daí ele vai criar um retificador de onda completa.
@Gu_MAZZA , então o ideal seria trocar o tipo da lâmpada mesmo?

Acho que usando aquela "olho de boi" dá certo, mas fica desproporcional no painel.
 
@Gu_MAZZA , então o ideal seria trocar o tipo da lâmpada mesmo?

Acho que usando aquela "olho de boi" dá certo, mas fica desproporcional no painel.

Vc até consegue ligar alguma lampada LED na saída AC, mas teria que haver um circuito antes dele e complicaria mais.
Pra usar no AC o correto ai seria alguma lampada AC como por exemplo as incandescentes.

Não conheço "olho de boi".

Pro seu caso acho que a melhor opção é ligar o LED mas no DC, que seria no sinal de comando que vai pro SSR e ou pro relé mecânico.
 
@Márcio Douglas
No meu Brewuno, uso um led comun para a indicação da resistência ligada, ligado na saída do SSR
Vou anexar aqui o diagrama caso você queira utilizar essa sinalização sua que está "criando a ponte",
no seu caso, não vai precisar do resistor porque ela já é 220V
 

Attachments

  • Led SSR.jpg
    Led SSR.jpg
    19.6 KB · Views: 22
@Gu_MAZZA , então o ideal seria trocar o tipo da lâmpada mesmo?

Acho que usando aquela "olho de boi" dá certo, mas fica desproporcional no painel.
Rapaz, também nunca tinha ouvido falar, mas é como eles chamam na eletrica que comprei:
Vc até consegue ligar alguma lampada LED na saída AC, mas teria que haver um circuito antes dele e complicaria mais.
Pra usar no AC o correto ai seria alguma lampada AC como por exemplo as incandescentes.

Não conheço "olho de boi".

Pro seu caso acho que a melhor opção é ligar o LED mas no DC, que seria no sinal de comando que vai pro SSR e ou pro relé mecânico.

Pois é Mazza, também nunca tinha ouvido falar, mas pelo menos é como chamam aqui na elétrica onde comprei.

WhatsApp Image 2022-01-21 at 09.11.33.jpeg



WhatsApp Image 2022-01-21 at 09.11.26.jpeg


@Márcio Douglas
No meu Brewuno, uso um led comun para a indicação da resistência ligada, ligado na saída do SSR
Vou anexar aqui o diagrama caso você queira utilizar essa sinalização sua que está "criando a ponte",
no seu caso, não vai precisar do resistor porque ela já é 220V

Eutenio, este diodo seria na saida do do SSR, na outra fase, ou tanto faz?

Obrigado
 
Entre a saída do SSR e o neutro,
dessa forma, vc tem certeza que está saíndo 220v do SSR na hora que for para ligar e que não está saindo tensão dele na hora que é para desligar…
Ja peguei SSR defeituoso que o comando mandava desligar e ele continuava conduzindo, ou seja, a resistência continuava ligada
 
Bom dia!
Tô pesquisando pra montar o sistema brewuno, é possível montar usando somente o wemos, sem LCD teclado e placa extensora? Pretendo usar uma resistência e uma bomba apenas.
 
Bom dia!
Tô pesquisando pra montar o sistema brewuno, é possível montar usando somente o wemos, sem LCD teclado e placa extensora? Pretendo usar uma resistência e uma bomba apenas.

Acredito que sim, eu montei o sistema brewmaniacEX sem o lcd e teclado, controlo pelo celular ou pelo pc, como os 2 sistemas possuem o mesmo hardware acredito que dê para fazer o mesmo com o BrewUno.
 
Vc montou só com o wemos ou comprou a placa do mazza ou do dumpa? Se não for muito incômodo poderia compartilhar fotos do seu esquema de montagem, vi bons comentários sobre esse brewmaniacex tbm
 
Boa tarde pessoal,
Pretendo montar um sistema Double Vessel com automação baseado no Brewuno e com placa do Mazza. Não entendo muito de programação, tenho somente uma noção básica. Alguém sabe me dizer se consigo "alterar" o sistema (códigos) para acrescentar mais 02 sensores de nível de água, um para para ligar/desligar a bomba quando o nível de água atingir máximo e outro para desligar a resistência se a água atingir o nível mínimo? Gostaria de montar um sistema semelhante ao sistema da K58 da ezbrew
 
Por curiosidade, por quanto sai para montar um sistema desse para uma panela ? Uso BIAB e tenho interesse em um controlador desses. Deve dar uma trabalheira sem fim montar um desses…
 
Boa tarde pessoal,
Pretendo montar um sistema Double Vessel com automação baseado no Brewuno e com placa do Mazza. Não entendo muito de programação, tenho somente uma noção básica. Alguém sabe me dizer se consigo "alterar" o sistema (códigos) para acrescentar mais 02 sensores de nível de água, um para para ligar/desligar a bomba quando o nível de água atingir máximo e outro para desligar a resistência se a água atingir o nível mínimo? Gostaria de montar um sistema semelhante ao sistema da K58 da ezbrew
O brewuno não tenho certeza, apesar de ser baseado no brewmaniac que tem isso já implementado, mas tem que habilitar na compilação, não é complexo mas um pouco confuso pós o manual não é lá essas coisas.
https://github.com/vitotai/BrewManiacEsp8266/blob/master/docs/UserManual/A2.Kettle-RIMS.md
 
Por curiosidade, por quanto sai para montar um sistema desse para uma panela ? Uso BIAB e tenho interesse em um controlador desses. Deve dar uma trabalheira sem fim montar um desses…
Na verdade se tu não tem a manha aconselho comprar um beermax, não é barato mas funciona bem. Mas a maioria não usa essas elétricas no BAG; normalmente nas singles vessel, com cesto de malte ou bi bloco. Pra fazer bí ou tri bloco o brewmaniac e o brewno fazem, mas o custo com panelas resistências e tudo mais sobe muito. No geral se gasta só no controlador com o básico uns 300 fácil fácil. Dai depende de como tu quer montar o setup
 
Pessoal, boa noite.
Alguém teve problema com a medição da temperatura no momento da brassagem? No meu caso, a temperatura zerou quando estava a uns 65º e quase ferrei com tudo.
Eu tenho um poço térmico na panela e o sensor de temperatura estava dentro.
Percebi depois que ao remover o sensor do poço, a temperatura voltava a marcar.
 
Por curiosidade, por quanto sai para montar um sistema desse para uma panela ? Uso BIAB e tenho interesse em um controlador desses. Deve dar uma trabalheira sem fim montar um desses…
Caso tenha interesse, estou pensando em vender o meu, ganhei uma panela automatizada, e não estou usando.
O meu é para Single Vessel.
 
Pessoal, boa noite.
Alguém teve problema com a medição da temperatura no momento da brassagem? No meu caso, a temperatura zerou quando estava a uns 65º e quase ferrei com tudo.
Eu tenho um poço térmico na panela e o sensor de temperatura estava dentro.
Percebi depois que ao remover o sensor do poço, a temperatura voltava a marcar.
Faça o aterramento da panela se seu sensor for o ds18b20 em casos específicos pode dar interferência pela baixa tensão de funcionamento. A resistência gera um campo magnético que cria potencial, principalmente se for inox a panela.
 
Faça o aterramento da panela se seu sensor for o ds18b20 em casos específicos pode dar interferência pela baixa tensão de funcionamento. A resistência gera um campo magnético que cria potencial, principalmente se for inox a panela.
A paneta é de inox e está aterrada, o sensor é o ds18b2.
Lembrei que o problema ocorria quando inseria o sensor até o final do poço termico(15cm) e quando eu retirava o sensor ou nao inseria ele até o final, a temperatura voltava a ser marcada.

Seria alguma possivel falha no sensor ou alguma necessidade de reinstalaçao de firmware?
 
A paneta é de inox e está aterrada, o sensor é o ds18b2.
Lembrei que o problema ocorria quando inseria o sensor até o final do poço termico(15cm) e quando eu retirava o sensor ou nao inseria ele até o final, a temperatura voltava a ser marcada.

Seria alguma possivel falha no sensor ou alguma necessidade de reinstalaçao de firmware?
Então substitua o sensor, provavelmente fio rompido. Esses sensores incluindo os termistores vem com uma fiação ridícula de frágil.
 
Então substitua o sensor, provavelmente fio rompido. Esses sensores incluindo os termistores vem com uma fiação ridícula de frágil.
Como tenho outro aqui, vou fazer um teste. Mas o curioso é que só deixa de marcar quando ele é retirado do fundo do poço termométrico. Se fosse fiação, daria mesmo fora.
 
Pessoal, boa noite.
Alguém teve problema com a medição da temperatura no momento da brassagem? No meu caso, a temperatura zerou quando estava a uns 65º e quase ferrei com tudo.
Eu tenho um poço térmico na panela e o sensor de temperatura estava dentro.
Percebi depois que ao remover o sensor do poço, a temperatura voltava a marcar.
Tive o mesmo problema amigo, e embora o pessoal já tenha te respondido, é mau-contato ou umidade na parte interna do sensor.

Mesmo que não pareça, se mexer nele e movimentar fora do poço, vai conseguir reproduzir a falha. Resolvi trocando o sensor e isolando bem (inclusive desmontando a capa original que veio com o sensor).

Boa sorte!
 
Tive o mesmo problema amigo, e embora o pessoal já tenha te respondido, é mau-contato ou umidade na parte interna do sensor.

Mesmo que não pareça, se mexer nele e movimentar fora do poço, vai conseguir reproduzir a falha. Resolvi trocando o sensor e isolando bem (inclusive desmontando a capa original que veio com o sensor).

Boa sorte!
Obrigado, vou fazer isso!
Abs
 
Obrigado, vou fazer isso!
Abs
Tive o mesmo problema amigo, e embora o pessoal já tenha te respondido, é mau-contato ou umidade na parte interna do sensor.

Mesmo que não pareça, se mexer nele e movimentar fora do poço, vai conseguir reproduzir a falha. Resolvi trocando o sensor e isolando bem (inclusive desmontando a capa original que veio com o sensor).

Boa sorte!
Troquei o sensor e funcionou.

Valeu,abs.
 
Agora está mais simples instalar o Brewuno.

1654982792594.png


BrewFlasher é um aplicativo de desktop que permite ao usuário fazer flash de firmware específico para um ESP32 ou ESP8266. Ele irá localizar automaticamente o firmware na internet, baixá-lo e colocá-lo no seu chip com o mínimo de entradas necessárias. Simples, rápido e mágico.

https://www.brewflasher.com/
1654982835065.png


 
Last edited:
Agora está mais simples instalar o Brewuno.

View attachment 128485

BrewFlasher é um aplicativo de desktop que permite ao usuário fazer flash de firmware específico para um ESP32 ou ESP8266. Ele irá localizar automaticamente o firmware na internet, baixá-lo e colocá-lo no seu chip com o mínimo de entradas necessárias. Simples, rápido e mágico.

https://www.brewflasher.com/
View attachment 128486




Cacetada, agora a vida ficou mais fácil hein !! Coisa linda !
 
só com o wemos mesmo, não estou com ele agora aqui, mas basicamente fiz o seguinte esquema.
View attachment 128214
Alguém que instalou direto no wemos pode me ajudar?
Tá quase todo montado mas tô com duvida quando ao Terra, no wemos só tem um lugar pra conectar terra, e nesses esquemas tem fio terra para os reles, sensor de temperatura e buzzer. A única porta que identifiquei como terra no wemos é conectei a fonte de 5v que alimenta o wemos.
Onde conecto esses outros terra GND?
 

Attachments

  • 20220624_194217.jpg
    20220624_194217.jpg
    57.1 KB · Views: 29
  • 20220624_185946.jpg
    20220624_185946.jpg
    52 KB · Views: 32

Latest posts

Back
Top