• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

[BrewPiLess] Controlador para fermentação via Wi-Fi e interface WEB

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Provavelmente é problema no sensor ou na conexão desse sensor, tipo um mal contato.
Pode ser tbm algum bug no sistema, uma opção é limpar o microcontrolador e regravar.
valeww MAZZA
Troquei o sensor, mas o problema continuou, dai tentei limpar o eeprom do controlador, pensei que tinha limpado, mas quando instalei o bin d novo voltou as configuração antiga, até o grafio ficou do mesmo jeito, só os dispositivos que tive q instalar d novo.
Enfim n consegui limpar, mas aparentemente o bug se foi tbm e de brinde fiquei com um terceiro sensor (ambiente heheheh).

bom dia pessoal, montei o BPL em um nodemcu, mas tive problema com um dos sensores e só percebi depois o problema. Se desconectar o sensor atribuído ao endereço #0 ( no meu caso é a temp. da cerveja) a indicação do sensor some corretamente no display e na interface, mas se desconectar o sensor do endereço #1 (aqui para temp. da geladeira) o sensor no end. #0 assume as duas funções, ou seja, não some a indicão de temperatura do "fridge" ficando tanto fridge quanto beer pelo sensor beer (versão em uso clássica, português 3.6r3, 4m2m). Isso é normal? Montei outro e acontece o mesmo nos testes, usando a versão clássica 4.0r1.
Uma outra coisa é que quando ajusto a histerese e o valor de temperatura minima, se houver uma queda de energia volta para as configurações originais (no caso +1 para o minimo que pode baixar, e +1 e -1 para a histerese), achei o arquivo que ajusta esse padrão, mas como não conheço programação, consegui alterar, mas não vai para o arquivo bin, ou seja, no platformio o arquivo está salvo, mas peço pra compilar e não altera o arquivo .bin. procurei tutoriais para tentar alterar isso, mas não consegui, também não consegui fazer a seleção do arquivo bin que quero carregar pelo platformio, faço o build e upload, mas ele só carrega o mais recente, tentei remover todos os outros arquivos bin da pasta e deixar só o bin que quero e não tive sucesso, carregou uma versão russa q não sei de onde achou.

Boa tarde!! Alguém já está usando o sensor DHT22 para controle de umidade? Estou usando e estou com problemas.

Galera, não estou conseguindo conectar o bpl. Aparecem os dados no LCD, a rede aparece aqui pra mim, mas quando tento conectar, não vai. Já resetei e tentei colocar a senhas "brewpiless" e a do provedor daqui de casa. Obs.: Eu mudei de provedor de internet esses dias....pode ser isso?

Pessoal faço uso do brewpiless, vou montar um para meu irmão. Só que a geladeira dele é frost free, li que se ficar ligando e desligando vai atrapalhar no degelo e ela não vai gelar direito e pode até dar conflito na resistência do degelo com o evaporador.
Se alguem fez a ligação tem como mandar um esquema.
Muito obrigado

Galera, não estou conseguindo conectar o bpl. Aparecem os dados no LCD, a rede aparece aqui pra mim, mas quando tento conectar, não vai. Já resetei e tentei colocar a senhas "brewpiless" e a do provedor daqui de casa. Obs.: Eu mudei de provedor de internet esses dias....pode ser isso?
No caso vc quer conectar no wifi da casa.
Vá em rede>rede ssid>pesquisar redes. Escolha o seu wifi coloque a senha. Veja qual é o ip do BPL e digite o ip no navegador que vc terá acesso ao BPL.

Pessoal faço uso do brewpiless, vou montar um para meu irmão. Só que a geladeira dele é frost free, li que se ficar ligando e desligando vai atrapalhar no degelo e ela não vai gelar direito e pode até dar conflito na resistência do degelo com o evaporador.
Muito obrigado

Segue esses passos.

Web-based file manager to manipulate the files directly.

The access portal to BrewPi core. The temperature control parameters can be accessed by this page.

Esses são os comandos que vc vai aplaicar.
Tem que dar uma estudada nessa lógica do frost-free e ajustar os delays.

https://github.com/vitotai/BrewPiLess/wiki/JSON-command
Eu acredito que com a configuração padrão vai funcionar tranquilo visto que o BPL tem vários delays e nunca aciona algum relé logo após ele ter desarmado, por padrão é 5 minutos se não me engano.

Muito obrigado
Cláudio o problema é que a frost free faz o degelo por período de tempo (tipo a cada 6hrs) e o bpl não tem nada do tipo, alguém aqui do fórum deixou a placa original e colocou uns resistores, só terá que pesquisar pq não lembro se foi nesse tópico aqui ou em outro e até que ponto funciona.

Ps: uma pesquisada rápida e achei Instalação de controlador de temperatura em geladeiras frost free., conversa com o camarada que fez e ele te ajuda.

Last edited:
Segue esses passos.

Web-based file manager to manipulate the files directly.

The access portal to BrewPi core. The temperature control parameters can be accessed by this page.

Esses são os comandos que vc vai aplaicar.
Tem que dar uma estudada nessa lógica do frost-free e ajustar os delays.

https://github.com/vitotai/BrewPiLess/wiki/JSON-command
Eu acredito que com a configuração padrão vai funcionar tranquilo visto que o BPL tem vários delays e nunca aciona algum relé logo após ele ter desarmado, por padrão é 5 minutos se não me engano.
vlww irmão

Cláudio o problema é que a frost free faz o degelo por período de tempo (tipo a cada 6hrs) e o bpl não tem nada do tipo, alguém aqui do fórum deixou a placa original e colocou uns resistores, só terá que pesquisar pq não lembro se foi nesse tópico aqui ou em outro e até que ponto funciona.

Ps: uma pesquisada rápida e achei Instalação de controlador de temperatura em geladeiras frost free., conversa com o camarada que fez e ele te ajuda.
vlw irmão, acho que já está clareando as ideias kkk
abrs

Fala pessoal. Estou pra montar um desse pra mim.
Eu queria saber se o BrewPiLess, controla o compressor da geladeira. Tipo, de quanto em quanto tempo ele desliga o compressor?
Ou deixa o motor funcionando direto?

Tem como configurar isso?

Fala pessoal. Estou pra montar um desse pra mim.
Eu queria saber se o BrewPiLess, controla o compressor da geladeira. Tipo, de quanto em quanto tempo ele desliga o compressor?
Ou deixa o motor funcionando direto?

Tem como configurar isso?

Há um Delay em cada acionamento, ele nunca desliga e religa novamente.
Todos os delays são configuráveis por linha de comando.
Veja a lista e descrição de cada função que vc pode alterar.
JSON command · vitotai/BrewPiLess Wiki

Fala pessoal.
Eu montei o meu e estou usando na geladeira.
Eu setei o "Modo de Fermentação", coloquei as rampas e o tempo certinho.
Queria saber, como eu faço para inserir a SG sem reiniciar todo o processo.

Quando iniciei, eu setei a OG para 1.054
Mas não consigo inserir a SG para aparecer no painel principal.
Eu até insiro a SG de 1.034 salvo, mas não altera.

SG só vai mostrar quando vc tiver com um iSpindel lendo a densidade e vinculado com o BPL.

Como vocês fazem para acessar o BPL pela internet?

Você precisa ir em "REDE" / Rede (SSID / Achar a sua rede e colocar um IP FIXO.

Quando for conectar a rede do BrewManiacEX, você precisa colocar as opções da rede em IP FIXO.
Veja a configuração da sua rede. Mas o BrewManiacEx precisa da configuração de IP FIXO funcionando.
Se não toda vez que iniciar ele, ele pode gerar um IP diferente, porque estará no automático.
Aí não vai conseguir acessar a página do BrewManiacEx.

EXE:
Se sua rede é 192.168.1.4
Poderá colocar
endereço: 192.168.1.80 (Endereço do BrewManiacEx para acessar sempre)
SubREDE: 255.255.255.0
Gatway: 192.168.1.1 (IP do seu Roteador ou Modem)
DNS1: 8.8.8.8
DNS2: 8.8.4.4

Se sua rede é 192.168.0.4.
Poderá colocar
Endereço: 192.168.0.80 (endereço do BrewManiacEx para acessar sempre)
Subrede: 255.255.255.0
Gatway : 192.168.0.1 (IP do Roteador ou Modem)

Só o que muda ali é o terceiro número, no caso o .1. ou o .0. Se o 1 estiver no IP, precisa colocar no Gateway. Se o 0 estiver no IP precisa colocar no Gateway também.
Quando jogar a configuração da rede no BrewManiacEx, você precisa reiniciar o BrewManiacEx depois. Só espera ele salvar a configuração.

Depois vai acessar ele pelo endereço: 192.168.1.80 ou 192.168.0.80. (depende da sua rede)

Você precisa ir em "REDE" / Rede (SSID / Achar a sua rede e colocar um IP FIXO.

Quando for conectar a rede do BrewManiacEX, você precisa colocar as opções da rede em IP FIXO.
Veja a configuração da sua rede. Mas o BrewManiacEx precisa da configuração de IP FIXO funcionando.
Se não toda vez que iniciar ele, ele pode gerar um IP diferente, porque estará no automático.
Aí não vai conseguir acessar a página do BrewManiacEx.

EXE:
Se sua rede é 192.168.1.4
Poderá colocar
endereço: 192.168.1.80 (Endereço do BrewManiacEx para acessar sempre)
SubREDE: 255.255.255.0
Gatway: 192.168.1.1 (IP do seu Roteador ou Modem)

Se sua rede é 192.168.0.4.
Poderá colocar
Endereço: 192.168.0.80 (endereço do BrewManiacEx para acessar sempre)
Subrede: 255.255.255.0
Gatway : 192.168.0.1 (IP do Roteador ou Modem)

Só o que muda ali é o terceiro número, no caso o .1. ou o .0. Se o 1 estiver no IP, precisa colocar no Gateway. Se o 0 estiver no IP precisa colocar no Gateway também.
Quando jogar a configuração da rede no BrewManiacEx, você precisa reiniciar o BrewManiacEx depois. Só espera ele salvar a configuração.

Depois vai acessar ele pelo endereço: 192.168.1.80 ou 192.168.0.80. (depende da sua rede)
Olá Leonardo!

Muito obrigado pelo retorno, mas na verdade eu queria me referir ao acesso pela internet mesmo (fora da rede), para poder verificar as informações quando eu não estiver em casa!

Após quebrar um pouco a cabeça, consegui o acesso!

Forte abraço!

Fala @Pepe.Denis,

Existem algumas maneiras de fazer isso, a mais fácil e rápida ao meu ver seria fazer redirecionamento de porta no seu roteador/modem.

Voce vai precisar do seguinte:

Acesso ao seu roteador modem.
IP do brewpiless:
Porta do brewpiless:
Seu IP publico:

Escolha um numero de porta...96 igual no meu exemplo da foto.

Ip da porta do brewpiless deve ser 80 padrao..entao coloca porta interna 80 e o ip do brewpiless.
E a porta externa que voce escolheu em externa.

1631104910141.png

Voce vai precisar saber qual é seu ip público, pode pegar no google ou nesse site What Is My IP Address? IP Address Tools and More

Digita no navegador do seu celular seu ip externo e porta.
exemplo Ip externo : PORTA EXTERNA

Exemplo 210.182.277.129:96

Se reiniciar o seu modem pode ser o ip mude, ai voce vai ter q pegar o ip externo novamente.
Outra coisa, eu recomendo setar ip fixo no DHCP do roterador para o brewpiless, assim ele sempre se outros devices conectar no wifi nao vao pegar o ip do brewpiless
Tambem recomendo liberar somente 1 porta externa, colocar senha FORTE no BREWPILESS... pq vai estar aberto para o mundo.

Qualquer duvida fala

Last edited:
Olá Leonardo!

Muito obrigado pelo retorno, mas na verdade eu queria me referir ao acesso pela internet mesmo (fora da rede), para poder verificar as informações quando eu não estiver em casa!

Forte abraço!
Sempre fui desconfiado sobre acesso externo e como sou somente curioso fica ainda mais difícil se proteger, seguindo um conselho de um amigo do ti, desde muito tempo uos o teamviewer, tenho um laptop velho deixo ele ligado e acesso minhas cameras e outros dispositivos.

Olá Leonardo!

Forte abraço!

Legal amigo, e como fez?

Legal amigo, e como fez?
@Leandro Oliveira, fiz da seguinte forma:
Primeiramente criei uma conexão DMZ entre meu modem da NET/Claro com o roteador que fica próximo ao BPL (procedimento realizado no modem);
Depois criei outra conexão DMZ entre o roteador e o BPL (procedimento realizado no roteador);
No DHCP do roteador, eu fixei o endereço IP do BPL, através de seu nº MAC;
Já nas configurações do BPL, eu modifiquei a porta para 8080. Não sei por que, na porta 80 não deu certo.

Pra simplificar o acesso externo, criei uma conta no "NO-IP", e configurei no meu modem. Dessa forma eu não preciso saber meu IP para acessar, bastando digitar o endereço cadastrado no No-IP.
🥳

Sempre fui desconfiado sobre acesso externo e como sou somente curioso fica ainda mais difícil se proteger, seguindo um conselho de um amigo do ti, desde muito tempo uos o teamviewer, tenho um laptop velho deixo ele ligado e acesso minhas cameras e outros dispositivos.
Essa seria uma forma segura realmente, o duro é deixar mais um dispositivo ligado..rs
Uma boa alternativa seria o acesso via Blynk, assim como no projeto do Helton Fagner, mas ainda não vi ng do BPL usando.

Boa noite pessoal! Espero que tenha sido um ótimo natal a todos!
Venho ao fórum com uma duvida sobre o BPL.
Alguem sabe qual a versão do firmware mais recente e estável para gravar no esp8266? Vou usar um display oled já adquirido.
Tenho muita experiência com eletrônica e alguma com programação.
Valeu!!!

Boa noite pessoal! Espero que tenha sido um ótimo natal a todos!
Venho ao fórum com uma duvida sobre o BPL.
Alguem sabe qual a versão do firmware mais recente e estável para gravar no esp8266? Vou usar um display oled já adquirido.
Tenho muita experiência com eletrônica e alguma com programação.
Valeu!!!
Bom dia pessoal!
Raphael, eu estou utilizando a PREBUILT, 4.2 para LCD/D1 Mini Pro,( BrewPiLess.v4.2a6.d1pro.newui.16m14m.bin ) não é a considerada estável mas já fiz três fermentações com ela, utilizando o Ispindel e todas ocorreram de boa!

BrewPiLess/bins at 4.2pre · vitotai/BrewPiLess · GitHub

Legal é instalar e fazer um teste antes simulando uma fermentação de 2 dias!

Bom dia pessoal!
Raphael, eu estou utilizando a PREBUILT, 4.2 para LCD/D1 Mini Pro,( BrewPiLess.v4.2a6.d1pro.newui.16m14m.bin ) não é a considerada estável mas já fiz três fermentações com ela, utilizando o Ispindel e todas ocorreram de boa!

BrewPiLess/bins at 4.2pre · vitotai/BrewPiLess · GitHub

Legal é instalar e fazer um teste antes simulando uma fermentação de 2 dias!
Obrigado pelo retorno CBarros!

Então, o meu microcontrolador é o esp8266, será que funciona com o firmware do d1 mini?? E o meu display é oled, não lcd, fico com dúvida se funcionaria também...

Olá pessoal, alguém já usou o Brewpiless com uma bateria auxiliar ou um powerbank, para manter pelo menos o registro de temperatura em caso de queda de energia?

Boa Tarde Galera, Já tenho 2 geladeiras funcionando e agora estou adquindo um fermentador cônico autorefrigerado. Ele será feito sob medida e terá um controlador da Full Gauge que já vem com ele. Estou pedindo para ter mais um poço térmico para que eu coloque o sensor "BEER". Mas como o brewpiless precisa de 2 sensores, o BEER e o FRIDGE estou sem saber onde colocar este Fridge, pois neste caso é diferente de deixar um sensor solto no ambiente da geladeira. O que vcs conseguem me sugerir? Obrigado e boas brejas.

Boa Tarde Galera, Já tenho 2 geladeiras funcionando e agora estou adquindo um fermentador cônico autorefrigerado. Ele será feito sob medida e terá um controlador da Full Gauge que já vem com ele. Estou pedindo para ter mais um poço térmico para que eu coloque o sensor "BEER". Mas como o brewpiless precisa de 2 sensores, o BEER e o FRIDGE estou sem saber onde colocar este Fridge, pois neste caso é diferente de deixar um sensor solto no ambiente da geladeira. O que vcs conseguem me sugerir? Obrigado e boas brejas.

No seu caso vc deve deixar os valores do PID em 0 e não utilizar o sensor da refrigeração, o sistema vai mostrar essa temperatura com base no sensor da cerveja, então desconsidere esse valor.
Se vc quiser 2 sensores, configure o segundo como sensor da T° Ambiente.

Back