cara, não quero ser chato, mas se for pra gastar dinheiro, já gasta direito. vai acabar economizando 500 reais para mais tarde gastar mais 20 horas de trabalho refazendo tudo em uma panela melhor
Eu já acho que é questão de escolha de processo! E também fazer contas! Tem gente que gosta do estilo braumeister e outros do estilo da mec bier ... ambos são bons mas um empurra e o outro volta a agua por cima.
Pensando por um lado do tipo, "melhor gastar uma vez do que 10x até acertar" eu resolvi comprar uma pronta, de uma empresa que já fabrica essas panelas. Assim espero não correr o risco de ficar gastando até chegar em um equipamento bom, pois fiz as contas da seguinte maneira:
- Panelas boas de Inox = + - R$1.200,00 (feitas sob medidas para encaixes ou não )
- resistencia elétrica = +- R$300,00
- bomba = + - R$700,00
- conexões inox, caixa, controlador e peças pequenas = + - R$700,00
R$2.900,00 ... logico que pode ser que consigam por menor custo, pois tem gente que mora em grandes cidades ( eu moro em uma cidade de 10mil habitantes) não se encontra nada por aqui, mal acha quem faz solda em inox..rsrsrs.
Ai coloca horas trabalhadas e muito gasolina correndo atras das coisas .. nas minhas contas não compensou por isso escolhi comprar direto da Mec Bier, uma de 30 litros de cerveja pronta fica em R$3.300,00... 50l R$4.800,00 ... as duas já vem com o moinho de rolo manual, com apoio e funil de inox.
Agora se pegar as minhas panelas de aluminio, mais conexões sem ser de inox, usar meu TIC, bomba de lavadora e só minha m.o. ... vou gastar bem menos, mas terei apenas um protótipo.. que com certeza vou querer gastar para deixa-lo melhor.
Na minha opinião é que tem que fazer contas e mais contas, colocar tudo na balança e ver oque vai melhor servir para seu caso.
Abraço