• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Botijão P45 ou elétrico?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Cara, acho que a bazooka não prejudicaria porque no sistema do camarada lá o aquecimento da água é na panela de fervura com recirculação constante para a panela de mostura, então o fato de usar bazooka ou fundo falso seria indiferente. Só precisa ver se a recirculação constante funcionaria com a bazooka, se não criaria canais, daria entupimento etc. Como nunca usei bazooka, não saberia dizer. Outro negócio é que para fazer a lavagem você iria precisar de outra panela para aquecer a água.
A beermax tem um controlador portátil desse para 80l, mas aí precisa daquelas tomadas industriais de 32A.
E atenção, não adianta instalar uma tomada de 32A e não atualizar a fiação geral do local.

Estou exatamente com a dúvida entre Gás x Elétrico rs.
Pelo que estou vendo a ida pro elétrico vai ser real mesmo.
Tenho 1 panela de 45 litros para mostura com fundo falso e 1 de 62 litros para fervura.
Minha dúvida agora é se transformo em uma single vessel ou se continuo com as duas panelas.
Em caso de continuar com as duas panelas, quais resistências me indica?
Cara, recomendo manter as duas, até por que para levantar uma panela de 45L cheia de malte molhado é bem complicado sem um guincho (experiência própria)... Com base em tudo que passei, te recomendo o seguinte:
- Mantenha as duas panelas, e se possível compre mais uma para aquecer água de lavagem. Uma de 35L deve ser suficiente;
- Na de 45L, pode instalar tranquilo uma resistência de 3Kw;
- Na de 62L instale uma de 4,5Kw;
- Caso compre a menor para aquecer a água, instale uma de 2Kw.

Tendo em mente que você não usará a panela de fervura e mostura simultâneamente, não será necessário readequar sua instalação, desde que o local que será ligado à rede suporte os 20A

Aí neste caso, você pode montar um controlador de rampas simples (tem uns TIC que já fazem isso) ou partir pra algo mais automatizado (que foi o que eu fiz) com raspberry/arduino.

Cara, recomendo manter as duas, até por que para levantar uma panela de 45L cheia de malte molhado é bem complicado sem um guincho (experiência própria)... Com base em tudo que passei, te recomendo o seguinte:
- Mantenha as duas panelas, e se possível compre mais uma para aquecer água de lavagem. Uma de 35L deve ser suficiente;
- Na de 45L, pode instalar tranquilo uma resistência de 3Kw;
- Na de 62L instale uma de 4,5Kw;
- Caso compre a menor para aquecer a água, instale uma de 2Kw.

Tendo em mente que você não usará a panela de fervura e mostura simultâneamente, não será necessário readequar sua instalação, desde que o local que será ligado à rede suporte os 20A

Aí neste caso, você pode montar um controlador de rampas simples (tem uns TIC que já fazem isso) ou partir pra algo mais automatizado (que foi o que eu fiz) com raspberry/arduino.
Legal Edgar.
Até vou ficar de olho em uma controladora Beermax agora na Black Friday, vai que... rsrs
Comprando aquela pra 2 panelas ficaria legal...
Acha necessário instalação de dimmer tbm? Pra controlar a intensidade da resistencia.
Citei a controladora a cima pq sou bem leigo no assunto eletrico, então talvez seja melhor que fazer cagada rsrs.

Tem uma outra vantagem do elétrico que o pessoal não comentou é a possibilidade de instalação de um sistema fotovoltaico para abater o custo de energia, o que é impossível fazer como gás. Eu tenho sistema fotovoltaico em casa e está compensando bastante.

Legal Edgar.
Até vou ficar de olho em uma controladora Beermax agora na Black Friday, vai que... rsrs
Comprando aquela pra 2 panelas ficaria legal...
Acha necessário instalação de dimmer tbm? Pra controlar a intensidade da resistencia.
Citei a controladora a cima pq sou bem leigo no assunto eletrico, então talvez seja melhor que fazer cagada rsrs.
Cara, aqui eu controlo a potência das resistências via software com SSRs, mas se o controlador não tiver essa opção o ideal é procurar um dimmer para regular.

Onde você aprendeu a montar a parada com o raspberry pi? eu tenho interesse.
Já tenho conhecimento de programação e eletrônica, então pra mim não foi difícil. Em breve farei alguns vídeos no meu canal com dicas mas tenho ajudado bastante gente daqui com dicas e configurações, e já vi pessoas totalmente leigas conseguirem com a orientação.

Back