• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Bomba de recirculação e lavagem do mostro.

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

bbhv

Member
Reaction score
6
Boa noite!
Indago aos colegas cervejeiros se há necessidade de lavagem do mostro se há a utilização da bomba de recirculação durante o processo de mosturação?
Grato de antemão

Boa noite!
Indago aos colegas cervejeiros se há necessidade de lavagem do mostro se há a utilização da bomba de recirculação durante o processo de mosturação?
Grato de antemão

Amigo,

não sei se entendi corretamente o que você perguntou.

Sobre a necessidade de realizar a lavagem do mosto podemos dizer que "necessário" é uma palavra pesada. É muito importante para extrair mais açucares do grão, aumentando a eficiência do processo (mais cerveja :D).

Quanto a questão da bomba durante a mostura, sua finalidade é homogenizar a temperatura, colaborando para uma boa brassagem. Ou seja, ela não substitui a lavagem na extração dos açucares.

Flw

Boa noite!
Grato de antemão

Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Abraços!

Boa noite!
Grato de antemão
Lavagem não é obrigatória.

Usar bomba não é obrigatório.

É MOSTO... não mostro.

Abração,

.. a trapalhada. Coisa de iniciante.
Enfim, utilizo-me de um fundo falso na panela de brassagem ( acho mais fácil e com o sistema que vou descrever abaixo acho bem eficiente).
Montei uma geringonça aqui em casa (uma cruz de cobre com pequenos furos embaixo - cerca de 40- que já vi sendo utilizada no fly sparge) que ponho no topo da panela e, com uma bomba de recirculação, promovo a circulação da água quente durante as rampas.
Deu certo. A recirculação constante promove uma temperatura semelhante em toda a panela ( facilita o controle de calor), ademais, promove a tão perseguida clarificação do MOSTO ( sem erre - rs).
Li em algum canto no livro do Palmer que isso também promove um ponto positivo: a água que está em contato com os grãos pequenos do fundo é enviada para o topo e carrega consigo pequenas partículas que descerão novamente pela cama de grãos enriquecendo a mostura. ( só não me lembro em qual página).
Por fim, após a sacarificação completa. Uso essa mesma gerigonça para executar um fly sparge.
Era isso. Obrigado pela atenção e peço perdão pela confusão.

Back