• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Aquecimento de fermentador - dúvidas

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

luciano_queiroz

Well-Known Member
Reaction score
15
Pessoal, poderiam me sugerir dicas para fazer aquecimento do fermentador? Costumam fazer isso em dias frios, quando a temperatura não alcança a ótima para fermentação?

Que tipo de equipamento utilizam?

Pensei em providenciar um termo-ventilador que tá na casa duns R$50,00 mais um novo controlador....

uso duas lâmpadas incandescentes de 60w... esquenta até demais... liguei no sensor... mantém a temperatura 0,2° pra cima e pra baixo. Baixou liga a lâmpada, subiu liga o freezer.

abraço.

uso duas lâmpadas incandescentes de 60w... esquenta até demais... liguei no sensor... mantém a temperatura 0,2° pra cima e pra baixo. Baixou liga a lâmpada, subiu liga o freezer.

abraço.

Nesse caso você ligou a lâmpada no NF. Você acha que a qualidade da cerveja melhorou muito depois de manter tão cravado assim a temperatura?

@juanchristian
Cara, 120 W é muito forte, não precisa tanto. Na fermentação, quanto mais suave forem as mudanças de temperatura, melhor. O fermento sente menos. Eu uso uma lâmpada de 40W e 220V ligada numa tomada 110V, que não chega nem em 15W. como fermento aproximadamente 20 litros de mosto, daria uns 0,7 W/L.

@luciano_queiroz
conforme já dito acima, a lâmpada é a alternativa mais usada...
Sobre como ligar, se tu tem um TIC 17:
- tu pode colocar na saída NA (que é a que tu usa pra geladeira na função resfriamento), trocar a função para aquecimento e desligar a geladeira. Dependendo da temperatura externa, da setada e da fase da fermentação, a geladeira não é necessária. Mas isso é uma mão de fazer
- tu pode colocar na saida NF e manter na função resfriamento, mas daí tu terá sempre ou geladeira ou lâmpada ligada.
- tu pode comprar um controlador 2 estágios (aquecimento + resfriamento). Este é o que eu uso, mas é mais caro
- tu pode comprar mais um de um estágio e controlar com um o aquecimento e com outro o resfriamento. Um liga na lâmpada e o outro na geladeira.

@juanchristian
Cara, 120 W é muito forte, não precisa tanto. Na fermentação, quanto mais suave forem as mudanças de temperatura, melhor. O fermento sente menos. Eu uso uma lâmpada de 40W e 220V ligada numa tomada 110V, que não chega nem em 15W. como fermento aproximadamente 20 litros de mosto, daria uns 0,7 W/L.

@luciano_queiroz
conforme já dito acima, a lâmpada é a alternativa mais usada...
Sobre como ligar, se tu tem um TIC 17:
- tu pode colocar na saída NA (que é a que tu usa pra geladeira na função resfriamento), trocar a função para aquecimento e desligar a geladeira. Dependendo da temperatura externa, da setada e da fase da fermentação, a geladeira não é necessária. Mas isso é uma mão de fazer
- tu pode colocar na saida NF e manter na função resfriamento, mas daí tu terá sempre ou geladeira ou lâmpada ligada.
- tu pode comprar um controlador 2 estágios (aquecimento + resfriamento). Este é o que eu uso, mas é mais caro
- tu pode comprar mais um de um estágio e controlar com um o aquecimento e com outro o resfriamento. Um liga na lâmpada e o outro na geladeira.

Pode também ligar na NF e manter na função resfriamento e deixar a geladeira desligada.

Não tinha pensado na ideia de uasr dois controladores simples como o TIC17, acho que é uma boa opção também porque ainda sai bem mais barato (R$150) que comprar um MT518 por exemplo que econtrei por RS200.

Pode também ligar na NF e manter na função resfriamento e deixar a geladeira desligada.

Não tinha pensado na ideia de uasr dois controladores simples como o TIC17, acho que é uma boa opção também porque ainda sai bem mais barato (R$150) que comprar um MT518 por exemplo que econtrei por RS200.

Eu uso esse, que sai mais em conta do que 2 tic's 17 e é bem mais prático:
http://cwbcamaras.com.br/termostato-c-indicac-o-decimal-p-2-estagios-serie-g105-ageon.html
comprei nesta loja mesmo, tudo certinho. Só é bom ligar pro fornecedor depois de finalizar a compra pra garantir o envio o quanto antes...

Valeu pelas respostas pessoal....

Era mais ou menos o que eu pensava mesmo, só não imaginava que uma lâmpada era capaz de gerar calor suficiente pra manter a temperatura "quente" em dias muito frios..

A ideia original era comprar outro controlador. Não sabia que existia um com função dupla (tinha visto somente pra controle de 02 aparelhos, mas não com controle duplo, pra aquecer e resfriar) ..

Por causa de custo, vou tentar aqui o controle com a lâmpada como o @juanchristian sugeriu...

Depois devo até comprar um controlador duplo e vender o meu (que é novinho - alguém interessado??? rs..) em vez de deixar 02 controladores ligados.

Nesse caso você ligou a lâmpada no NF. Você acha que a qualidade da cerveja melhorou muito depois de manter tão cravado assim a temperatura?

sou novato no negócio, nunca fiz sem esse controle. Mas esse 0,2° foi sugerido em algum lugar por aí pelo gênio Gunther.

minha próxima aquisição é um poço térmico pra ficar ainda mais certo.

Bom, como tinha tudo à mão aqui em casa já fiz a ligação de uma lâmpada direto no controlador..

Agora ou fica a lâmpada ligada direto pra aquecer ou a geladeira pra resfriar.

Coloquei uma lâmpada de 40W (220V) e fiquei impressionado com a capacidade de aquecimento dela. Em pouco mais de 2 horas conseguiu elevar bem a temperatura da geladeira fechada (coisa de quase 2 graus). Mas hoje é o último dia de fermentação aqui, por sorte a temperatura ambiente só baixou hoje. Mas pra próxima leva já está parcialmente resolvido.

Mas enfim outra pergunta:

@juanchristian, vc que usa esse sistema de ligação direta, percebe se a sua geladeira fica ligando/ desligando com muita frequência por causa da lâmpada dentro? Não vou ter tempo de testar isso até a próxima leva de cerveja, mas dependendo do quanto ele fica fazendo esse ciclo compensa comprar outro controlador...

Tive sorte nessa leva (minha primeira) porque a temperatura ambiente ficou próxima de 22º, então a geladeira/ controlador praticamente nem trabalharam... mas durante a noite tive quedas pra casa dos 18 ou 19, hoje que esfriou mais. Se tivesse perguntado antes já tinha feito essa ligação desde o começo!

@luciano_queiroz
o ideal é sempre fazer mudança de temperatura sutil. Se a temperatura sobe naturalmente pela atividade do fermento, o ideal é que suba desta forma. Se precisar aquecer (lâmpada), o ideal é fazer aos poucos. 2 graus em 2 horas é bastante rápido. Por isso a indicação de usar a menor potência possível pra lâmpada.

Eu prefiro nunca subir mais de 1ºC por dia, e faço de forma suave (subo 1 ou 2 décimos a cada uma ou 2 horas, depende de quanto tempo fico em casa no dia...)

@luciano_queiroz
o ideal é sempre fazer mudança de temperatura sutil. Se a temperatura sobe naturalmente pela atividade do fermento, o ideal é que suba desta forma. Se precisar aquecer (lâmpada), o ideal é fazer aos poucos. 2 graus em 2 horas é bastante rápido. Por isso a indicação de usar a menor potência possível pra lâmpada.

Com certeza...

Mas nesse caso, como teste, deixei o fermentador fora da geladeira já que a temperatura ambiente era de 20ºC... Com o fermentador dentro não teria essa variação tão grande (porque a geladeira ia acabar ligando)

Mas nesse esquema, com a lâmpada ligando sempre que a geladeira desliga, tenho preocupação somente que o ciclo seja muito curto.. Com isso a geladeira velha não vai aguentar o tranco, além do consumo de energia que subiria bastante...

Bom, como tinha tudo à mão aqui em casa já fiz a ligação de uma lâmpada direto no controlador..

Agora ou fica a lâmpada ligada direto pra aquecer ou a geladeira pra resfriar.

Coloquei uma lâmpada de 40W (220V) e fiquei impressionado com a capacidade de aquecimento dela. Em pouco mais de 2 horas conseguiu elevar bem a temperatura da geladeira fechada (coisa de quase 2 graus). Mas hoje é o último dia de fermentação aqui, por sorte a temperatura ambiente só baixou hoje. Mas pra próxima leva já está parcialmente resolvido.

Mas enfim outra pergunta:

@juanchristian, vc que usa esse sistema de ligação direta, percebe se a sua geladeira fica ligando/ desligando com muita frequência por causa da lâmpada dentro? Não vou ter tempo de testar isso até a próxima leva de cerveja, mas dependendo do quanto ele fica fazendo esse ciclo compensa comprar outro controlador...

Tive sorte nessa leva (minha primeira) porque a temperatura ambiente ficou próxima de 22º, então a geladeira/ controlador praticamente nem trabalharam... mas durante a noite tive quedas pra casa dos 18 ou 19, hoje que esfriou mais. Se tivesse perguntado antes já tinha feito essa ligação desde o começo!

Liga e desliga bastante vezes, ainda mais o meu que trabalha a lâmpada e o freezer. Mas depende da temperatura ambiente e a que colocar ali, entende?

Se estiver 18° ambiente, e o controlador tiver 18° vai ligar e desligar bem pouco, se tiver 30° vai ligar direto hehehe, não sei se dá muita diferença na energia, até porque esses freezers antigos já gastam bem mais $$$. Mas vale a pena pelo que se lê por aí sobre as leveduras, os off flavors reduzem com a temperatura controlada, vai ficar uma receita mais padronizada. Acho que não dá pra reproduzir a mesma cerveja em temperaturas diferentes de fermentação, e a temperatura ambiente você não tem como controlar.

Taca lhe pau nessas geladeira velha q aguenta kkkkk.

O controlador com dois estágios vale muito a pena...

Alguém já usou esse tipo de "lâmpada" pra aquecimento? Ela é usada pro aquecimento de terrários de animais, pois não emite luz. Achei várias potências, de 25w até 200w.

lampada-ceramica-infrared-repteis-100w.jpg

Alguém já usou esse tipo de "lâmpada" pra aquecimento? Ela é usada pro aquecimento de terrários de animais, pois não emite luz. Achei várias potências, de 25w até 200w.

lampada-ceramica-infrared-repteis-100w.jpg

Sim, uso uma de 25w comprada da china em um controlador dois estagios. Funciona perfeitamente, nao acho que haja alternativa melhor.

Sim, uso uma de 25w comprada da china em um controlador dois estagios. Funciona perfeitamente, nao acho que haja alternativa melhor.

E 25W dá conta de aquecer até quantos graus + ou -? Eu uso uma geladeira com 4 baldes de 10 litros e estava pensando em comprar uma de 100W ou 2 de 50W. Seria muito?

E 25W dá conta de aquecer até quantos graus + ou -? Eu uso uma geladeira com 4 baldes de 10 litros e estava pensando em comprar uma de 100W ou 2 de 50W. Seria muito?

Eu fermento 30 litros sem problemas. Como o freezer é fechado e isolado, nao vejo problema e creio que de conta, sim. É até melhor, como os colegas citaram, que a variação seja lenta.

Cara, tudo é uma questão de prática.

Eu uso aquelas cintas aquecedoras. Na primeira vez que tive que usar a temperatura subiu tipo 3 graus em 12 horas.

Aprendi como regular, melhor maneira de isolar, etc. Hoje ajustei de forma que ela suba 0,5 graus a cada 12 horas.

Cara, tudo é uma questão de prática.

Eu uso aquelas cintas aquecedoras. Na primeira vez que tive que usar a temperatura subiu tipo 3 graus em 12 horas.

Aprendi como regular, melhor maneira de isolar, etc. Hoje ajustei de forma que ela suba 0,5 graus a cada 12 horas.

Qual o nome dessa cinta? É isso msm que vc falou? Cansei catando algo assim ontem e não achei. Pagou quanto?

Tem um heating belt que é parecido com o brew belt no ebay por uns 30 reais, tava pensando em pedir mas se pudesse achar por aqui seria bem mais fácil.

Vou repetir pelas milésima vez.... hehehehe.

Lâmpada econômica, 15 watts. Chegam a 85 graus.

Uso há anos.

Lembrem-se.... vocês não querem aquecer a cerveja, vocês querem anular o frio demasiado pra conseguir subir a temperatura dela o MAIS SUAVEMENTE POSSÍVEL!

Abraço,

Vou repetir pelas milésima vez.... hehehehe.

Lâmpada econômica, 15 watts. Chegam a 85 graus.

Uso há anos.

Lembrem-se.... vocês não querem aquecer a cerveja, vocês querem anular o frio demasiado pra conseguir subir a temperatura dela o MAIS SUAVEMENTE POSSÍVEL!

Abraço,

O pior é que é verdade. :)

Uso uma aqui em casa e funciona lindamente num controlador de dois estágios.

Desisti dessas coisas high tech pra essa finalidade. Lampada, tic e freezer funcionam no verão, no inverno, sem violentar a minha conta de luz,

Abraços.

Back