• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Aquecer geladeira

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Eu uso uma lâmpada incandescente de 30w em levas de 50l. Levo em torno de 1h pra subir 1.5 graus. Enrolei em umas 5 camadas de papel alumínio esconder a iluminação, mas antes deixei ela ligada fora da geladeira por um tempo para não ficar aquele cheiro de "queimado".

Eu tenho usado lâmpadas econômicas de 15W, funcionam bem e eu consigo manter a cerveja na casa dos 24ºC mesmo durante o inverno aqui em Curitiba.

Se houver algum impeditivo para lâmpadas, sugiro uma resistência de 50 à 100W. A JCS resistências (procura no mercado livre) deve fazer sob encomenda.

PS: Meu freezer é novo (vedação perfeita) e o controlador de temperatura é de 2 estágios (liga e desliga a lampada/freezer separadamente).

Opa jalexandre, sabe se dá pra usar esse termostato pra controlar tanto resfriamento como aquecimento? Como eu faria, só ligar a geladeira na entrada colling e a lâmpada na healing? É isso?

Vlw... Obrigado!

https://tinyurl.com/y59hs8q4

Vlw!!!

Last edited:
Opa jalendre, uma dúvida aqui, sou super iniciante na arte de produzir cerveja, preciso de uma ajuda... Eu moro em São Paulo capital e aqui boa parte do ano temos temperaturas mais altas durante o dia, mas durante a noite a temperatura cai bastante. Queria um termostato que ligasse/desligasse a geladeira pra manter a temperatura ideal durante o dia (que é quente) e que ligasse/desligasse uma lâmpada ou resistência pra aquecer a geladeira durante a noite (que é fria). Sei que tem uns com as duas funções mas aí eu teria que de manha fazer a ligação da geladeira no termostato e a noite trocar pra lâmpada. Certo? Será que daria certo ter dois termostatos? Tipo, um ligado na geladeira e um na resistência? Ou será que tem um termostato que eu ligo a geladeira e a lâmpada nele e aí ele faz esse controle sozinho? Desculpe, não sei se deu pra entender, sou péssimo em ser objetivo e resumir as coisas... Obrigado por enquanto!!!!
Dá sim. Tenho um desses e utilizo dessa maneira.

Dá hora Osternack!!!! Cara, seria pedir muito você passar um esqueminha de como faz a ligação dos fios? Ví uns vídeos no Youtube que o cara liga o fio da lampada junto com o da alimentação do termostato, fiquei confuso... Vlw

Last edited:
O meu eu montei assim. Utilizei essas caixinhas de MDF de loja de artesanato.
Este eu uso só para refrigeração.
Para ligar a lâmpada é só adicionar uma nova tomada de saída, ligar no mesmo esquema da refrigeração,

Attachments

• 2.jpg
    2.jpg
    49.2 KB
  • 1.jpg
    1.jpg
    38.9 KB
  • 2a.jpg
    2a.jpg
    51.4 KB
Last edited:
Eu uso um aparelho elétrico para mosquito, sem o repelente, hehehe. Na prática ele funciona como uma resistência, mas sem a luz da lâmpada, não q a mesma seja um problema, mas acho mais prático, durável e seguro. Ligo no MT512E. No inverno, não uso o repelente mesmo...

Attachments

• 4e22014a278bccf831f6d607f0d657d6.png
    4e22014a278bccf831f6d607f0d657d6.png
    31.7 KB
Eu uso um secador velho de 1600w ligado ao meu stc1000
A luz não é a melhor escolha.... para alem de a luz não ser benéfica para a cerveja a maior parte da energia é convertida naquilo que não interessa que é..... luz....

Attachments

• WhatsApp Image 2019-03-26 at 14.16.00.jpeg
    WhatsApp Image 2019-03-26 at 14.16.00.jpeg
    64.6 KB
  • WhatsApp Image 2019-03-26 at 14.15.04.jpeg
    WhatsApp Image 2019-03-26 at 14.15.04.jpeg
    38.7 KB
Last edited:
Eu uso um aparelho elétrico para mosquito, sem o repelente, hehehe. Na prática ele funciona como uma resistência, mas sem a luz da lâmpada, não q a mesma seja um problema, mas acho mais prático, durável e seguro. Ligo no MT512E. No inverno, não uso o repelente mesmo...
61gZNB5XnAL._SY355_.jpg

Uso uma lâmpada destas de aquecimento para animais, de 25W. Não emite luminosidade, somente aquece já que é basicamente uma resistência.

https://www.aliexpress.com/item/110...?spm=a2g03.10010108.1000001.12.17c91f86iq0r0v

Nesse caso é como voce diz é como se fosse uma resistência.... o objetivo desse objecto é produzir calor.

Last edited:
Pessoal,

Eu ainda uso lâmpadas incandescentes, pois meu pai tem algumas guardadas, mas a melhor alternativa são resistências.

A WE tem um produto pronto para isso, acredito que vale a pena.

http://loja.weconsultoria.com.br/resistencia-de-controlador-220v-20w-hertz-p50101/

Guilherme
Uso lâmpada incandescente tb, nunca tive problemas... certa vez usei uma dessas resistências da we, ela derreteu o plástico do meu freezer numa noite...depois disso nunca mais usei, tá jogada num canto...

Quanta criatividade (ou gambiarra) para fazer cerveja, hehehe.
As leveduras vão ficar bem penteadas com o secador de cabelo. Hihihihi.

Quanta criatividade (ou gambiarra) para fazer cerveja, hehehe.
As leveduras vão ficar bem penteadas com o secador de cabelo. Hihihihi.

Hehehehe acho que criatividade é requisito do cervejeiro caseiro... ou isso ou bastante dinheiro .... e como não há muito dinheiro.... há que dar condições para as leveduras trabalharem....
O secador funcionar muito bem, e as pedras tem uma dupla função, primeiro faz com que não derreta o interior da geladeira (o secador é potente) e depois atua como radiador de calor que faz com que secador não esteja sempre a trabalhar.
Desta forma consigo controlar a temperatura nas diferentes fases....

Sou do sul, então aqui no inverno faz bastante frio e essa preocupação de como aquecer a geladeira tem que ser levada bem a sério. Porém, não confio em lâmpadas que podem derreter o soquete/plafon, causar curto, e tudo que pode vir daí. Já ouvi inúmeros relatos deste tipo de ocorrências.

Optei por usar um aparelho esterilizador de ar chamado Sterilair (anexo). Se você comprar um novo, vai sair bem caro, mas pesquisando bem você acha usados em site de compras (eles duram uma vida inteira), por algo em torno de R$ 50,00 a R$80,00.

O melhor de tudo é que eles de fato aquecem a geladeira, e com segurança.

Attachments

• esterilizador-de-ar-sterilair.jpg
    esterilizador-de-ar-sterilair.jpg
    60.5 KB
Sou do sul, então aqui no inverno faz bastante frio e essa preocupação de como aquecer a geladeira tem que ser levada bem a sério. Porém, não confio em lâmpadas que podem derreter o soquete/plafon, causar curto, e tudo que pode vir daí. Já ouvi inúmeros relatos deste tipo de ocorrências.

Optei por usar um aparelho esterilizador de ar chamado Sterilair (anexo). Se você comprar um novo, vai sair bem caro, mas pesquisando bem você acha usados em site de compras (eles duram uma vida inteira), por algo em torno de R$ 50,00 a R$80,00.

Interessante. Me diz uma coisa: evita que a geladeira fique mofada por dentro também?

Caramba...desculpem a ignorância mas, aquecer a geladeira para quê? Para atingir qual temperatura? To boiando ( sou iniciante é claro).....desculpem a pergunta.

Caramba...desculpem a ignorância mas, aquecer a geladeira para quê? Para atingir qual temperatura? To boiando ( sou iniciante é claro).....desculpem a pergunta.
O foco é na fermentação, em que você coloca o fermentador dentro da geladeira e controla a temperatura para manter constante a temperatura do mosto/cerveja enquanto fermenta. Se você mora em regiões mais frias, região Sul por exemplo, e comum a temperatura no inverno atingir valores abaixo de zero.
E aí e necessário aquecer o ambiente interno da geladeira pra poder fermentar uma cerveja Ale a 20 graus Celsius, por exemplo.

Sua dúvida faz sentido para pessoas que moram no norte do país, aonde raramente as temperaturas baixam de 18°C.
Mas acredite, existem lugares e períodos do ano em que as temperaturas estão muito abaixo disso, o que torna impossível produzir uma cerveja Ale, ou maturar uma Lager, então, a preocupação do Homebrew não é mais como gelar, mas sim como esquentar a geladeira/cerveja.

Dentro da geladeira, ligada no controle de temperatura. Esse negócio é feito para "amarrar na cintura" do fermentador. É lento, mas eficiente.

Quão lento ele é?
Estou utilizando lâmpada cerâmica de 25w, mas está dando problema... ela aquece muito rápido e obviamente o líquido nem tanto assim, logo qdo ela desliga o ambiente da geladeira já está bem quente e ultrapassa bem o limite, ligando a geladeira bem rápido... essa tbm tem q trabalhar muito forte para baixar a temperatura logo e baixa demais tbm, e fico nesse loop infinito, eheheheh
To querendo ver a melhor solução para trocar essa lâmpada-resistência.
Obrigado.

Andei passando por uns dias em que a temperatura ambiente, à noite, caia abaixo da de fermentação e, consequentemente, quando eu olhava o visor do termostato ele marcava ás vezes até 4 graus abaixo. Como tenho mais um controlador idêntico (TIC17) pensei em usar um para aquecer e um para resfriar, de modo que nunca tivesse algo sempre ligado. Minha dúvida é a seguinte: Posso ligar um único sensor em dois controladores ou precisarei usar dois sensores ?

Ola!! Alguém usa aquelas placas de aquecimento para répteis.
Achei uma a prova d’água com 20w que diz aquecer até 40 graus.
Estou pensando em comprar a uma pra colocar de baixo do fermentador.

Só um devaneio, e se em vez de aquecer a geladeira, usar um termostato com aquecedor daqueles de aquário e usá-lo submerso para aquecer o mosto?

Latest posts

Back