• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Aproveitar o trub

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

arnaudclement

Member
Reaction score
7
Olá cervejeiros!
Eu recolhi o fundo da panela de ferverura, o lúpulo sedimentou e tem um pouco de mosto claro em cima. Eu queria saber se dá pra usar esse mosto pra ferver o açúcar que vou colocar durante a fermentação.
Valeu!
a8e040806acfd62e00d8e74dc0a194bb.jpg

Pode.

Inclusive starter(confira densidade).

Eu não faria esse tipo de recomendação.

Starter com mosto lupulado, principalmente o trub sujo da pós fervura, não é o mosto ideal para propagação.

Além de não ser o ideal, fica difícil estimar a quantidade resultante de células, visto que a taxa de crescimento pode variar de acordo com os IBUs.

Se o mosto não recebeu uma carga tão elevada de lúpulos, até poderia ser utilizado sem tanto impacto

Dê uma lida nesse post do Braukaiser: http://braukaiser.com/blog/blog/2013/07/01/yeast-growth-in-hopped-wort/

Eu particularmente prefiro fazer meu starter com mosto não lúpulado, com nutrientes e etc, para proporcionar células menos estressadas e mais saudáveis possível

Eu tbm nao faria. Nem compensa o trabalho de guardar essa merreca. Mas tudo pode.

Mas para adição de açúcar na fermentação, ao invés de ferver o açúcar na água, não é bom?

Mas para adição de açúcar na fermentação, ao invés de ferver o açúcar na água, não é bom?
Manda bala, vai ser o "mesmo mosto" com densidade ajustada.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Back