• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

APA preciso de ajuda!!!

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

joroque99

Member
Reaction score
2
Fala pessoal,

Minha brassagem vai ser uma APA, adaptei à seguinte receita e gostaria de saber opiniões. Método BIAB

Leva de 20L

Maltes

4,5 Kg – Malte Pale 7 EBC
500g – Malte CaraBlond 25EBC

Lúpulos

60 min – 30g Lúpulo Magnum 16.1%
20 min – 20g Lúpulo Cascade 7,3%
5 min – 10g Lúpulo Cascade 7,3%
1 min – casca de limão

Mash de 25 min a 62˚C, mais 45 min a 68º C. Mash out a 78˚C.
15 litros de agua no mash in + 15 litros de agua para a lavagem

Pacote de Levedura Mangrove Jack's M44 US West - seca.

Fermentação primária entre 18°C e 23º C, durante 1 semana.
Maturação sem trocar de balde fermentador por 10 dias a uma temperatura entre os 5º C e os 10ªC.

Priming com cerca de 7 g de açúcar invertido por litro

O que acham?
Comentem

Tu não comentou a OG da receita, mas acredito que o ideal seriam 2 pacotes de fermento para os 20L.

Sobre os lúpulos, eu acrescentaria uma adição à 0 min para o aroma, e também um dry hop.

É uma receita interessante, mas eu faria assim:
- mais lúpulo de aroma. Adição aos 0ºC e 1,5 g/L de cascade pra dry hopping
- rampa única de temperatura. Infusão a 68 ºC ou 67 ºC (dependendo da perda de temperatura do teu equipamento), deixando descansar por 90 minutos (a temperatura vai cair naturalmente, e tu vai ter uma boa fermentabilidade de mosto)
- 2 pacotes de levedura DEVIDAMENTE HIDRATADOS
- uns 3 dias a 18ºC (dependendo do ritmo da fermentação)
- aumentar 1ºC por dia até uns 25ºC (mais uns 7 dias)
- lá pelo 7º dia eu faria o dry hopping, e deixaria 3 dias
- Cold crash
- Gelatina e 2 dias clarificando
- Engarrafar com uns 6g/L (7g/L vai deixar ela carbonatada demais pro meu gosto)

Nada de errado com esse seu método de mostura, uma infusão simples seria mais... simples! Haha, mas nada errado.

Estando dentro do estilo a OG e IBUs não tem muito o que falar, a receita tá tranquila, sem exageros. Se quiser mais aroma com dry hopping como o pessoal falou é legal também, mas vai da sua preferência.

Agora, essa recomendação de dry hopping a 0 graus não foi muito legal, a extração vai ser melhor a uma temperatura mais alta, de fermentação mesmo.

Só uma coisa que eu diria que não ficou legal pelo que você falou no seu post inicial, essa variação de 5 graus na temperatura de fermentação é demais. Busque no máximo variar uns 0.2 graus se você tiver esse controle, idealmente 0.1 graus mesmo(eu uso 0.2 porque com 0.1 as vezes a geladeira liga por um segundo e já desliga, mesmo com histerese de 10min).

E leia este tópico pra saber se tá usando a quantidade certa de fermento: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405424

ok muito obrigado pelos conselhos.

Vou fazer a adição de mais lúpulo de aroma, mas sem dry hopping, pois ainda não tenho muita experiência e não quero cometer nenhum erro.

Latest posts

Back