• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Alguem já fez No-Chill?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Legal o depoimento, como que você faz para oxigenar? "No outro dia" é muito vago, quantas horas entre trafegar pra bombona e inocular o fermento?

Vou deixar minha última experiência:
Fiz 20L de uma Lager com NoChill. Como o amigo disse, fiz o Whirpool e deixei uns 20 minutos pra depois fazer a trasfega para a bombona. Levei pra resfriar na geladeira e no dia seguinte, quando chegou a temperatura de 13 fiz a inoculação do W34. Hidratei a levedura antes e igualei a temperatura antes da inoculação.
Foi a primeira vez que fiz dessa forma e gostei muito do resultado.

O que pode fazer é na configuração do seu equipamento, na parte do Whirpool, checka o campo "Estimate boil hop util in Whirpool" e coloca mais ou menos o tempo que seu equipamento demora para resfriar até chegar nos 85 graus. O IBU será calculado perfeitamente creio eu.

Brigadão !

Fala pessoal. Muito bom esse tópico.
Acho legal a discussão e a disseminação desse método.
Faço no chill já a bastante tempo e só tenho coisas boas pra falar desse método.
Eu termino minha fervura normalmente e, após o whirlpool levo o mosto para o fermentador para aguardar aproximadamente 1 dia e inocular o fermento.
Como qualquer processo dentro da produção de cerveja, esse método requer um pouco de estudo e treino. As adições de lúpulo, por mais que o beersmith de um excelente parâmetro de ajuste, aos poucos cada cervejeiro vai ajustando suas receitas meio que no feeling. O uso de equipamentos como cestas de inox ou hop bag para não deixar muito resíduo de lúpulo em contato com o mosto após a fervura/durante o whirlpool ajuda bastante. No meu caso o tempo de queda da temperatura até 80 graus leva cerca de 7 minutos.
Pra mim o principal benefício está ligado a economia de água. Nunca me fez muito sentido gastar um quantidade de água para resfriar o mosto maior do que aquela usada para fazer a cerveja propriamente dita. Querendo ou não, é um recurso escasso (lembrando a última crise hídrica).
Como segundo benefício preferido tem a economia de tempo e dinheiro com a fase de resfriamento, pois não precisa gastar com chillers e também destinar tempo a montar essa parte do set up e limpar depois.
Por fim, é legal ver tanta gente falando do método, assim logo as informações serão cada vez maiores.

Cheers!

Legal seu relato! Em questão a gasto de água, para resfriar 22l eu gasto 60l, que reutilizo depois para lavar os equipamentos, lavar quintal, etc. No meu caso é a paciencia mesmo, pois gasto 1h no processo de resfriamento, fora que fazendo no-chill na panela, no outro dia o trub está bem decantado.

Legal o depoimento, como que você faz para oxigenar? "No outro dia" é muito vago, quantas horas entre trafegar pra bombona e inocular o fermento?
Opa amigo, verdade... Então, fica entre 12 e 24 horas, depende da temperatura ambiente para que o mosto atinja uns 25°c... Normalmente, termino as brassagens por volta das 19:00 e daí no outro dia a tarde faço a inoculação caso a temperatura já esteja adequada. Para oxigenar costumo apenas segurar nas duas alças da bombona e fazer movimentos de 180° para ambos os lados por um ou dois minutos. O fermento já jogo hidratado (faço isso meia hora antes) e depois de algumas horas já está trabalhando...

Opa amigo, verdade... Então, fica entre 12 e 24 horas, depende da temperatura ambiente para que o mosto atinja uns 25°c... Normalmente, termino as brassagens por volta das 19:00 e daí no outro dia a tarde faço a inoculação caso a temperatura já esteja adequada. Para oxigenar costumo apenas segurar nas duas alças da bombona e fazer movimentos de 180° para ambos os lados por um ou dois minutos. O fermento já jogo hidratado (faço isso meia hora antes) e depois de algumas horas já está trabalhando...

Olá amigo, como tú faz com as adições tardias de lúpulo? Tipo vi que se deve empurrar em 20mn as adições, mas no caso da adição a 0mn eu faço após 20mn do fogo desligado?

Sobre as adições de lúpulo, basta tu saber quanto tempo a partir do fim da fervura - fornecimento de calor - vai levar pro mosto chegar aos 80ºC (sim, abaixo disso ainda existirá alteração do amargor previsto, mas muito pouco) e somar este tempo ao tempo efetivo de fervura. Desta forma tu terás uma boa estimativa de quanto amargor terás extraído e quanto tempo teu lúpulo foi exposto a temperatura de isomerização dos AA.
Eu sou muito fã de IPAs e APAs e venho tendo excelentes resultados fazendo adições tardias de 10', 5' e whirpool e que me dão uma ótima precisão de cálculo amargor e mantêm um sabor fantástico de lúpulo.

Sobre as adições de lúpulo, basta tu saber quanto tempo a partir do fim da fervura - fornecimento de calor - vai levar pro mosto chegar aos 80ºC (sim, abaixo disso ainda existirá alteração do amargor previsto, mas muito pouco) e somar este tempo ao tempo efetivo de fervura. Desta forma tu terás uma boa estimativa de quanto amargor terás extraído e quanto tempo teu lúpulo foi exposto a temperatura de isomerização dos AA.
Eu sou muito fã de IPAs e APAs e venho tendo excelentes resultados fazendo adições tardias de 10', 5' e whirpool e que me dão uma ótima precisão de cálculo amargor e mantêm um sabor fantástico de lúpulo.
por favor .... me explique como tu faz essas adições tardias .... também sou fá de IPA ...DIPA e tenho receio de fazer com NO CHILL

Opa Edgar. Como faz pra atingir o IBU previsto, já que não atrasa vc coloca menos ou aceita que vai ficar mais amargo que o previsto?
Vlw
a diferença é mínima... inclusive tem algumas que no paladar ficam mais leves de IBU do que o estimado. Ao menos em minhas levas de 50-100L não vejo diferença significativa.

por favor .... me explique como tu faz essas adições tardias .... também sou fá de IPA ...DIPA e tenho receio de fazer com NO CHILL
Nessa época do ano aqui no RS meus 32 litros de mosto levam, em média, 15 min para chegar nos 79°C. De uns 6 meses pra cá, ando fervendo o mosto por apenas 30' e somo estes 15' ao tempo de fervura.
Quando faço APAs e IPAs coloco mais ou menos metado do IBU pretendido - utilizando um lúpulo de alta % de AA e baratinho, mas cohumulona de, no máx, 30% - logo no começo da fervura e o restante a 5' ou no whirpool já com o lúpulo que quero destacar na breja; essa prática parece que tem deixado o amargor mais "redondo", mas é uma coisa muito particular, então não posso te afirmar que é o jeito mais certo. No entanto, o sabor fica fantástico, inclusive, quando não faço DH no caso de algumas APAs e o IBU fica muito próximo do programado na receita.
Pra exemplificar meu raciocínio ao fazer as lupulagens considerando que meu tempo de fervura é 30' e o tempo pra chegar a 79°C é 15': 50% do IBU pretendido em 45' (assim que começar a fervura), 25% do IBU pretendido a 20' (5' de fervura + 15' pra chegar nos 79ºC) e 25% do IBU pretendido a 15' (assim que desligo a fonte de calor e faço o whirpool).
Só gostaria de deixar claro que essa é a forma que funciona pra mim e que vem me dando bons resultados, mas não necessariamente é a melhor forma de se fazer cerveja sem resfriamento forçado.
Espero ter ajudado!

Nessa época do ano aqui no RS meus 32 litros de mosto levam, em média, 15 min para chegar nos 79°C. De uns 6 meses pra cá, ando fervendo o mosto por apenas 30' e somo estes 15' ao tempo de fervura.
Quando faço APAs e IPAs coloco mais ou menos metado do IBU pretendido - utilizando um lúpulo de alta % de AA e baratinho, mas cohumulona de, no máx, 30% - logo no começo da fervura e o restante a 5' ou no whirpool já com o lúpulo que quero destacar na breja; essa prática parece que tem deixado o amargor mais "redondo", mas é uma coisa muito particular, então não posso te afirmar que é o jeito mais certo. No entanto, o sabor fica fantástico, inclusive, quando não faço DH no caso de algumas APAs e o IBU fica muito próximo do programado na receita.
Pra exemplificar meu raciocínio ao fazer as lupulagens considerando que meu tempo de fervura é 30' e o tempo pra chegar a 79°C é 15': 50% do IBU pretendido em 45' (assim que começar a fervura), 25% do IBU pretendido a 20' (5' de fervura + 15' pra chegar nos 79ºC) e 25% do IBU pretendido a 15' (assim que desligo a fonte de calor e faço o whirpool).
Só gostaria de deixar claro que essa é a forma que funciona pra mim e que vem me dando bons resultados, mas não necessariamente é a melhor forma de se fazer cerveja sem resfriamento forçado.
Espero ter ajudado!
Obrigado .... interessante

Pessoal, faço nochill a um bom tempo e nunca mais fiz lager.
Quero saber se vocês usam malte pilsen?
Tava afim de fazer uma hop lager, mas tenho receio pois tenho medo do DMS.

Espero ter ajudado!
Rapaz ... fiz do teu jeito e com um dip hopping(adição de chá de lupulo antes da levedura) e o posterior DH ....saiu legal o amargor ...agora o ABV ficou bem fora pela fervura de 30 min ...calculava 6,5 e ficou 5,8 ....NORMAL isso ?

Rapaz ... fiz do teu jeito e com um dip hopping(adição de chá de lupulo antes da levedura) e o posterior DH ....saiu legal o amargor ...agora o ABV ficou bem fora pela fervura de 30 min ...calculava 6,5 e ficou 5,8 ....NORMAL isso ?
O ABV é mensurado a partir da diferença entre tua OG e FG. Após tua fervura a OG ficou abaixo do esperado? E o volume de mosto, foi maior do que havias previsto? E após a fermentação, atingiu a FG esperada?
O que pode ter ocorrido é que, com o menor tempo de fervura, não houve evaporação suficiente para chegar na tua OG prevista. Neste caso, tens de rever o volume de água que utilizas na mostura/lavagem de grãos.

O ABV é mensurado a partir da diferença entre tua OG e FG. Após tua fervura a OG ficou abaixo do esperado? E o volume de mosto, foi maior do que havias previsto? E após a fermentação, atingiu a FG esperada?
O que pode ter ocorrido é que, com o menor tempo de fervura, não houve evaporação suficiente para chegar na tua OG prevista. Neste caso, tens de rever o volume de água que utilizas na mostura/lavagem de grãos.
Complicou ... não faço lavagem dos grãos ... uso ÁGUA TOTAL
VT = p. x 0,6 + VD + p.t + p.e + p.f VT = Volume total ... peso X absorção de água grãos ..... VD=Volume desejado... p.t perda trub ..p.e perda evaporação ...p.f perda fermentador

Minha p.e é 10,5% .... normalmente ..... nesse caso foi menor ...6,5 % =30 min ......mas creio que não seja esse o motivo para tanta diferença na OG
Talvez aumentar os grão ....ou CORRIGIR co AÇUCAR
O que acha ?

Interessante galera, estou prestes a fazer minha primeira brasagem e pretendo usar o método No-Chill, pela praticidade e economia. Pretendo fazer levas de 20l finais.

No mais vi uns videos sobre no-chill e estou atrás de um galão pead2 que aguenta altas temperaturas (100ºc aguenta de boa).

Pretendo então, assim que terminar a fervura transfiro para este galão de 20l e encho até a tampa para não ter ar (após de sanitizar por completo ele). E deixo resfriar em temperatura ambiente até o dia seguinte.

No dia seguinte transfiro o mostro do galão para o fermentador (bombona retangular) fazendo aeração do mostro e inocular o fermento. Não tenho geladeira, irei fermentar no isopor (deram a dica de usar o fermento kveik para temperaturas ambientes, estou estudando mais sobre o assunto).

Na teoria vai ser assim, espero postar aqui os resultados da brasagem.

Quem puder dar dicas agradeço.

Deixando minha contribuição, fiz no chill esta ultima brassagem de uma Amber Ale, tinha lúpulo a 60m, 15m e 2m. Atrasei 20 todas, ou seja, lúpulo de amargor nos 40m, o lúpulo de 15m coloquei após 5m de whirlpool (fiz ele logo após o término da fervura),e o lúpulo de 2m coloquei 13m após o whirlpool, ficou boa a cerveja, não senti amargor a mais o sabor de lúpulo ficou muito bom, o aroma é perceptível mas não muito intenso, quero fazer a mesma um dia sem no chill pra mim ver a diferença.

Back