Nessa época do ano aqui no RS meus 32 litros de mosto levam, em média, 15 min para chegar nos 79°C. De uns 6 meses pra cá, ando fervendo o mosto por apenas 30' e somo estes 15' ao tempo de fervura.
Quando faço APAs e IPAs coloco mais ou menos metado do IBU pretendido - utilizando um lúpulo de alta % de AA e baratinho, mas cohumulona de, no máx, 30% - logo no começo da fervura e o restante a 5' ou no whirpool já com o lúpulo que quero destacar na breja; essa prática parece que tem deixado o amargor mais "redondo", mas é uma coisa muito particular, então não posso te afirmar que é o jeito mais certo. No entanto, o sabor fica fantástico, inclusive, quando não faço DH no caso de algumas APAs e o IBU fica muito próximo do programado na receita.
Pra exemplificar meu raciocínio ao fazer as lupulagens considerando que meu tempo de fervura é 30' e o tempo pra chegar a 79°C é 15': 50% do IBU pretendido em 45' (assim que começar a fervura), 25% do IBU pretendido a 20' (5' de fervura + 15' pra chegar nos 79ºC) e 25% do IBU pretendido a 15' (assim que desligo a fonte de calor e faço o whirpool).
Só gostaria de deixar claro que essa é a forma que funciona pra mim e que vem me dando bons resultados, mas não necessariamente é a melhor forma de se fazer cerveja sem resfriamento forçado.
Espero ter ajudado!