• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Ajuda WB06

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

EvandroLS

Well-Known Member
Reaction score
154
Boa noite galera
Fiz uma weiss classica 50 pilsen 50 trigo
Og 1053
Fermentacao a 18 graus
Pitch rate ok
Quinto dia de fermentacao 1013
Cheiro de banana espetacular
Tomei a amostra, ta com uma certa acidez, nao de estragado, mas ta acido
Procurei e vi varios relatos de acidez em weiss com esse fermento
To subindo a temperatura pra fazer o descanso
Algo a fazer em relacao a acidez? Melhora?

Coloquei a minha Weiss no fermentador terça utilizando WB-06 tbm..
Pode me dizer quanto tempo demorou pra ver atividade no AirLock?

Eu vi o pessoal falando que da essa acidez mesmo e nao tem o que fazer.. Eu fiz com uma temperatura de mosturacao de 68º pra tentar deixar mais encorpada e mascarar a acidez, se der...
Mas nao sei se tem o que fazer depois..

Fala velho
Demorou umas 18 horas pra comecar
24 horas tava aquela treta ja
Quando der tira uma prova e me fala

Aumentando a temperatura de mostura ajuda, e diminuindo a carbonatação vai diminuir a formação de ácido carbônico o que dará a sensação de menor acidez.
Eu particularmente não utilizaria mais esse fermento.

Fala velho
Demorou umas 18 horas pra comecar
24 horas tava aquela treta ja
Quando der tira uma prova e me fala

Faz 3 dias que inoculei o fermento e nao vi atividade no blow off... nao sei se fiz algo errado com o blow off ou se esta vazando CO2.. espero que seja a segunda opçao...
Pretendo tirar uma amostra amanha ou depois e ver, dai atualizo aqui..

Aumentando a temperatura de mostura ajuda, e diminuindo a carbonatação vai diminuir a formação de ácido carbônico o que dará a sensação de menor acidez.
Eu particularmente não utilizaria mais esse fermento.
Ja to com isso em mente
Foda que weiss é pra carbonatacao alta ne kkkk
Esse aqui nao uso mais

so uma atualizacao
Aumentei a temperatura ontem pra o descanso diacetil
Hoje tirei uma prova, o aroma de banana diminuiu, assim como a acidez, mas ainda esta presente
Mas pelo menos ja consigo vislumbrar ela gelada e carbonatada bebivel

Bom saber
Agora vou chamar geral pra ficar mamado em casa e me ajudar acabar com essa breja kkkkk

Boa noite galera
Og 1053
Fermentacao a 18 graus
Pitch rate ok
Fermentação de vweiss
Boa noite galera
Og 1053
Fermentacao a 18 graus
Pitch rate ok

Ja tira a amostra velho
Deve ser escape
99% das vezes

Tirei a amostra e fiz a mediçao..
FG em 1011 depois de 5 dias de fermentaçao, saindo de uma OG 1058.. Fermentou e aparentemente era escape mesmo..

Agora a prova do gosto.. esta muito acida.. Tipo, tao acida a ponto de nao conseguir identificar se e acidez da fermentaçao ou contaminaçao..
Mas vou seguir com o plano, aumentando 1º por dia ate os 22º, deixar por uns 2 ou 3 dias (talvez ate mais), depois um cold crash e envasar..
O final sempre fica bem diferente do que as provas intermediarias...

Mas com certeza no futuro farei outra Weiss usando um fermento diferente para comparar...

Eu tambem velhao, nunca mais uso o wb06
Mas da o tempo do descanso mesmo....
Eu provei na sexta e foi isso, deixei a 22 graus e nao to mexendo nela, segunda feira volto pra olhar a cara da marvada kkkk...

Fala ai velhão a diferença do seu processo

Com certeza deve ter alguma manhã que a gente não fez
temperatura de fermentação ou mostura

Tirei a amostra e fiz a mediçao..
FG em 1011 depois de 5 dias de fermentaçao, saindo de uma OG 1058.. Fermentou e aparentemente era escape mesmo..

Agora a prova do gosto.. esta muito acida.. Tipo, tao acida a ponto de nao conseguir identificar se e acidez da fermentaçao ou contaminaçao..
Mas vou seguir com o plano, aumentando 1º por dia ate os 22º, deixar por uns 2 ou 3 dias (talvez ate mais), depois um cold crash e envasar..
O final sempre fica bem diferente do que as provas intermediarias...

Mas com certeza no futuro farei outra Weiss usando um fermento diferente para comparar...

Da vez que eu usei WB06 deu também essa acidez que parecia uma limonada. Agora só Mangrove M20. Teve um fato curioso que talvez possa lhe ser de alguma serventia. Depois de uns 3 meses encontrei uma garrafa esquecida. Abri e qual foi a minha surpresa ao observar que a acidez tinha sumido...

Da vez que eu usei WB06 deu também essa acidez que parecia uma limonada. Agora só Mangrove M20. Teve um fato curioso que talvez possa lhe ser de alguma serventia. Depois de uns 3 meses encontrei uma garrafa esquecida. Abri e qual foi a minha surpresa ao observar que a acidez tinha sumido...

Eu tava planejando jogar pro postmix
Mas talvez valha a pena engarrafar entao nao?

Atualizando

Joguei pro postmix ontem, depois de um belo descanço e cold crash

Sabor melhorou 70%, ainda tinha uma certa acidez residual
Banana diminuiu mas tava la
To carbonatando forçado mas so vou tirar uma prova daqui uns 7 dias pra deixar arredondar bem essa carbonatação

Envasei hoje a minha..

Esta bem mais suave a acidez e consigo pelo menos me ver tomando a leva ate o fim.. ate pq deu bem pouco devido a alguns erros na brassagem..

Uma coisa que achei estranho foi a FG final de +- 1006.. Considerando que fiz toda a mostura em 68º C, imagino que deveria ter ficado mais alta nao?? Ou nao tem nada a ver mesmo..

De qualquer maneira, a proxima de trigo nao vai ser mesmo com o WB06.. hahah

Envasei hoje a minha..

Esta bem mais suave a acidez e consigo pelo menos me ver tomando a leva ate o fim.. ate pq deu bem pouco devido a alguns erros na brassagem..

Uma coisa que achei estranho foi a FG final de +- 1006.. Considerando que fiz toda a mostura em 68º C, imagino que deveria ter ficado mais alta nao?? Ou nao tem nada a ver mesmo..

De qualquer maneira, a proxima de trigo nao vai ser mesmo com o WB06.. hahah

Teoricamente sim kkk, precisa ver esse controle da temperatura da brassagem se ta alinhadinho mesmo ne

Mas se ta dando pra tomar ta valendo muito ja kkk

A minha já ta carbonatando forçado ha uns 5 dias (faço burst carbonation por 24 horas e depois deixo na pressão de equilibrio por uns dias pra arredondar), hoje de noite vou finalmente experimentar e relato as impressões ai

Atualizando

Breja ta sucesso
Provei agora
Sabor e aroma de banana marcante
Quase zero de acidez residual
Excelente retenção
Turva como uma hefeweizen tem que ser

Acho que o segredo foi segurar o descanso e esperar a levedura fazer o trabalho dela pra arredondar a breja

Foto

Attachments

• 20200701_123745.jpg
    20200701_123745.jpg
    21.4 KB
Ficou lindona hein... e nem esperou a noite chegar pra tomar...

Sucesso nas proximas..

Back