• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Ajuda receita Belgian strong golden ale

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

caiinhoh

Member
Reaction score
0
Pretendo fazer uma cerveja do estilo belgian strong golden ale e gostaria da ajuda de voces na composição dos maltes,lúpulos,fermentos e rampas de brassagem. Já pensei nos maltes e lupulos.

MALTES:
70% malte pilsen alemão
13% munich
13% vienna
4% carapils

LUPULOS:
Styrian Golding 45min
Hallertau 30min
Styrian Golding 3 min

O que acham? Qual fermento devo usar? Quais rampas de brassagem fazer? E os tempos de lupulagem estão bons?

Este estilo pede cervejas claras e secas. Normalmente se usa apenas malte pilsen e para conseguir o teor alcoólico dentro dos padrões do estilo complementa-se com açúcar, sem caramelizar.

Iria com o Zé, de malte só Pilsner. Fora o malte de 15 a 20% do peso em açucar branco.

Pode utilizar o Styrian em duas etapas, amargor aos 60 e aroma aos 5. Ou pode substituir a primeira adição por um lupulo de amargor neutro.

OG 1,075~1,080 e bastante fermento pra aguentar isso aí. Fermento é praticamente o ingrediente mais importante nessa receita, se conseguir um específico, ótimo. Dos secos iria de t-58, mas o ideal mesmo seria duvel.

Abraço

Eu uso açúcar branco (de cozinha) na brassagem? Boto junto com o malte? Tenho que fazer alguma solução com açúcar?

Vou fazer uma belgian strong golden ale, e pedi ajuda. Me falaram pra botar açúcar, mas em que momento o bataria? Quais maltes devo usar? Uso açúcar de cozinha normal?

Vou fazer uma belgian strong golden ale, e pedi ajuda. Me falaram pra botar açúcar, mas em que momento o bataria? Quais maltes devo usar? Uso açúcar de cozinha normal?

Movi sua pergunta pra cá porque ela era continuação desse tópico.

Bom, segundo a descrição do estilo, no guia do BJCP assim como no brewing classic styles, o malte usado pra enquadrar nesse estilo é o malte Pilsen apenas.

O resto seria açucar branco (de cozinha normal). A receita do brewing classic styles traz 26% de açucar. A OG é 1,072 e a FG é 1,007.

Pra essa quantidade o recomendado é colocar durante a fermentação, pra que não a trave devido ao alto conteúdo de sacarose. Vc pode cozinhar com um pouco de água, se quiser certificar a sanitização do açucar, só cuidando pra não caramelizar.

Outra opção é adicionar até 10% na fervura, e adicionar o resto na fermentação, assim também não dá problema.

Movi sua pergunta pra cá porque ela era continuação desse tópico.

Bom, segundo a descrição do estilo, no guia do BJCP assim como no brewing classic styles, o malte usado pra enquadrar nesse estilo é o malte Pilsen apenas.

O resto seria açucar branco (de cozinha normal). A receita do brewing classic styles traz 26% de açucar. A OG é 1,072 e a FG é 1,007.

Pra essa quantidade o recomendado é colocar durante a fermentação, pra que não a trave devido ao alto conteúdo de sacarose. Vc pode cozinhar com um pouco de água, se quiser certificar a sanitização do açucar, só cuidando pra não caramelizar.

Outra opção é adicionar até 10% na fervura, e adicionar o resto na fermentação, assim também não dá problema.

Eu usaria quantidade de malte pilsen normal? Ou uso menos já que vou botar açúcar na fermentação?

Eu usaria quantidade de malte pilsen normal? Ou uso menos já que vou botar açúcar na fermentação?

A quantidade de malte depende da densidade da cerveja que vc quer... tem que levar em conta que o açucar contribui com densidade.

No caso se vc usar 25% de açucar branco, os outros 75% serão malte pilsen.

A quantidade exata eu não sei, porque isso depende da sua litragem e equipamento... usando as porcentagens vc consegue ver a quantidade de malte e açucar que vc precisa... utilize um software como beersmith, pra te ajudar nessa montagem.

Abraço

Back