Ajuda com esquema elétrico TIC + contatora + resistência.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

danzz1234

Well-Known Member
Joined
Mar 13, 2015
Messages
70
Reaction score
4
Boa tarde,

Sou leigo nessa área, mas quero tentar ligar minha resistência num TIC.

Minha resistência é de 5000W em 220V (=~23A), portanto não posso ligar direto no TIC (16A).

Pesquisando neste fórum, descobri que preciso de um contator pra isso.

Sei que PID + SSR é melhor etc., mas estava querendo algo mais simples mesmo, daí a opção do TIC + contator.

Achei até um vídeo no youtube que mostra um esquema parecido com esse em funcionamento:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=OMmx0Y5H2VU[/ame]

1º) Alguém possui algum esquema ou passo a passo pra fazer isso?

2º) Procurei na minha cidade e estão pedindo R$ 100,00 num contator de 25/30A. Buscando online encontrei essa:

http://embrar.com.br/produtos/2162/contatora-30a-bobina-220v/

Será que serviria?

Obrigado.
 
Cara se tu não tiver problemas com eletronica, pega um ou 2 triacs BTA41, que suporta ate 40 amperes e faz um rele com eles. coisa simples ...
o teu TIC aciona o Triac e o triac "guenta" a bronca dos 5.000 watts
O triac são baratinhos e para fazer o resto deles funcionar é relativamente simples, so vai uns resitores e precisar tambem de um dissipador de calor.

Algo semelhante ao em anexo deve funcionar.
 

Attachments

  • tic.png
    tic.png
    7.7 KB · Views: 223
Obrigado marcusgrenfell.

Infelizmente não entendi metade dos termos que utilizou aí... mas já é alguma coisa hahaha

Então você não vê necessidade de contator?

Obrigado
 
Te indico SSR ao inves de contatora, pode até ser mais barato como investimento inicial, porém a contatora logo logo vai queimar. E este valor de 100 reais para uma contatora esta MUITO salgada, um SSR de 40A fica em torno de 50 reais.
 
Te indico SSR ao inves de contatora, pode até ser mais barato como investimento inicial, porém a contatora logo logo vai queimar. E este valor de 100 reais para uma contatora esta MUITO salgada, um SSR de 40A fica em torno de 50 reais.


Como seria a ligação com SSR? Precisaria de 2 no caso?
 
Obrigado marcusgrenfell.

Infelizmente não entendi metade dos termos que utilizou aí... mas já é alguma coisa hahaha

Então você não vê necessidade de contator?

Obrigado

isso seria sem contadora, o proprio tic iria controlar quando liga e quando desliga a resistencia entendeu?

no esquema que eu fiz o tic "liga" o triac e o triac "liga" a resistencia
é basicamente um SSR, porém sai bem mais barato
esse Triac é uma pecinha eletrônica, tipo um transistor (aquelas pecinhas de 3 pernas). fora ela precisa so de um resistor , as tomadas pra ligar a resistencia e ligar no seu TIC e um dissipador de calor pro triac, que pode ser ate um cooler de computador
 
isso seria sem contadora, o proprio tic iria controlar quando liga e quando desliga a resistencia entendeu?

no esquema que eu fiz o tic "liga" o triac e o triac "liga" a resistencia
é basicamente um SSR, porém sai bem mais barato
esse Triac é uma pecinha eletrônica, tipo um transistor (aquelas pecinhas de 3 pernas). fora ela precisa so de um resistor , as tomadas pra ligar a resistencia e ligar no seu TIC e um dissipador de calor pro triac, que pode ser ate um cooler de computador


É uma boa opção realmente e sai barato, mas acho que o dissipador nesse caso é obrigatório, se não queima rapidinho o Triac.
 
É uma boa opção realmente e sai barato, mas acho que o dissipador nesse caso é obrigatório, se não queima rapidinho o Triac.

Fiz um dimmer pro meu chuveiro, com 3 triacs desses, o dissipador de calor ficou o proprio cano do chuveiro hehe, afinal o plano era esquentar a agua :rolleyes:

se for um triac so deve queimar mesmo sem o dissipador, mesmo que os 22 amperes de 5000 watts em 220v seja bem menos que os 41 que teoricamente ele suporta.

Acho que é uma boa um dissipador de CPU, que dai ja liga com cooler e esquece lá hehe
 

Latest posts

Back
Top