• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Adição de sais para correçaõ no berrsmith

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rieperh

Member
Reaction score
1
Ola .Faço biab 20 litros onde utilizo uma panela de 32 litros. Coloco 25 litros para mostura e 5 litros aqueço para após escorrer os grãos acrescento agua até o volume de fervura de 27 l.Minha duvida é o seguinte .Na receita ele estima o valor total de agua que devo usar de aproximadamente 30litros.Porem uso apenas 25 para mostura e depois acrescento o restante. Que volume devo levar em conta na hora de ajustar o perfil da agua, 25litros ou os 30 totais da receita?

Att

Hilario

Costumo ajustar toda a água da receita de uma vez, então, aparto a de lavagem e corrijo o pH dela separadamente, mas os sais faço todos de uma vez só. Não há muito consenso de quando adicionar os sais. Alguns dizem que alguns sais decantam rapidamente e adicionam somente com a cama de grãos formada, outros adicionam diretamente na mosturação pois alguns íons auxiliam nesta etapa. Eu prefiro ajustar toda a água junta para garantir que tanto a lavagem quanto mosturação tenham o mesmo perfil.
Caso você não faça lavagem dos grãos (que é o que tudo indica), eu recomendaria ajustar toda a água de uma vez, por uma questão de concentração. Pois, caso, por exemplo, você ajuste somente para os 25 litros, quando adicionar o restante sem ajuste a concentração irá mudar e, em alguns casos, a variação de algumas dezenas de ppm de alguns íons pode trazer gostos desagradáveis para a cerveja.

Back