• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Acidente antes do envase.

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Adrianodfms

Well-Known Member
Reaction score
37
Bom dia pessoal!

Ontem ocorreu algo que quase me fez chorar... kkkkkkk

Fui transferir uma levinha de 6 litros de um galão para um fermentador com torneira afim de engarrafar e por um descuido idiota deixei o galão escorregar indo ao chão para o meu desespero.

Nessa "cagada" perdi mais de 1 litro de cerveja (Witbier no caso), a levedura m-20 decantada "remisturou" total no mosto e obviamente houve um enorme chacoalhar de tudo ocasionando muita oxigenação que como todos nós sabemos provoca oxidação.

Sendo assim, fechei o galão novamente e voltei o mesmo pra geladeira com alguma esperança, mas o problema maior foi essa oxigenação que aconteceu com a queda do galão.

Galera, vocês fariam oq num caso extremo desses? Deixariam decantar de novo e engarrafariam normal ou é perda de tempo e é melhor jogar tudo fora?

Valeu demais!

Bom dia pessoal!

Ontem ocorreu algo que quase me fez chorar... kkkkkkk

Fui transferir uma levinha de 6 litros de um galão para um fermentador com torneira afim de engarrafar e por um descuido idiota deixei o galão escorregar indo ao chão para o meu desespero.

Nessa "cagada" perdi mais de 1 litro de cerveja (Witbier no caso), a levedura m-20 decantada "remisturou" total no mosto e obviamente houve um enorme chacoalhar de tudo ocasionando muita oxigenação que como todos nós sabemos provoca oxidação.

Sendo assim, fechei o galão novamente e voltei o mesmo pra geladeira com alguma esperança, mas o problema maior foi essa oxigenação que aconteceu com a queda do balde.

Galera, vocês fariam oq num caso extremo desses? Deixariam decantar de novo e engarrafariam normal ou é perda de tempo e é melhor jogar tudo fora?

Valeu demais!
Cara, só se joga cerveja fora quando ela é INTRAGÁVEL.

É o caso? Não, então, não jogue fora. :)

Abraço,

Adrianodfms, sinto pelo ocorrido mas vai fundo, deixa decantar e engarrafa tranquilo, se tiver ruim vc nao toma mas eu nao acho que tenha prejudicado tanto assim ao ponto de perder a leva.

Blz pessoal! Valeu msm!

De ontem para hoje de manhã eu olhei e já tinha clareado bastante, daí vou deixar até a noite e quando eu chegar em casa vou colocar ela no freezer mais umas horas pra decantar mais e finalmente engarrafar.

Abraço!

Depois de engarrafar, guarde as garrafas na geladeira, com a temperatura mais baixa que conseguir.

Isso vai diminuir drasticamente a velocidade de oxidação.

Já li, não lembro onde, que qualquer quantidade de oxigênio que vá pro priming(não sei no caso de balançar assim) o fermento consome rapidamente durante a refermentaçao. De qualquer forma não tem muito o que fazer além de engarrafar e beber normalmente.

Galera, me surgiu uma dúvida... Como estou acostumado a fazer levas de 20 a 25 litros e não tenho balança, o meu copo de medidas sempre me ajudou, porém com essa "levazinha" vou usar somente 30g para fazer o priming (supondo que eu vá conseguir engarrafar 4 litros de mosto). Alguém tem algum método para que eu possa medir esses 30g corretamente? Pesquisei na internet e só encontrei divergências a respeito de medidas como "colher de sopa" e "colher de café", que na minha opinião seriam as melhores formas de medir... Vou usar açúcar mascavo para fazer a solução.

Já li, não lembro onde, que qualquer quantidade de oxigênio que vá pro priming(não sei no caso de balançar assim) o fermento consome rapidamente durante a refermentaçao. De qualquer forma não tem muito o que fazer além de engarrafar e beber normalmente.

Então @Raisoshi, tinha pensado nisso (mas nunca li nada a respeito) já que na fermentação primária esse processo de expulsão de oxigênio acontece naturalmente... Mas fiquei indeciso quanto a carbonatação por ser uma re-fermentação bem mais branda, e a julgar pelo fato de que minha Wit quase morreu "engasgada de O2" kkkkkkk, tanto que depois que coloquei na geladeira eu abri um pouco a tampa do galão pra dar uma aliviada e o barulho foi bem alto... Incorporou bastante infelizmente.

Galera, me surgiu uma dúvida... Como estou acostumado a fazer levas de 20 a 25 litros e não tenho balança, o meu copo de medidas sempre me ajudou, porém com essa "levazinha" vou usar somente 30g para fazer o priming (supondo que eu vá conseguir engarrafar 4 litros de mosto). Alguém tem algum método para que eu possa medir esses 30g corretamente? Pesquisei na internet e só encontrei divergências a respeito de medidas como "colher de sopa" e "colher de café", que na minha opinião seriam as melhores formas de medir... Vou usar açúcar mascavo para fazer a solução.

6 saches de 5 gramas?

Sério, compra uma balança.

Já levei açúcar pra pesar na padaria pra fazer o primming, tinha esquecido a balança

Back