• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

abrir torneira x retorno do líquido do airlock

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mfwitzel

Well-Known Member
Reaction score
23
Uma dúvida básica:
Ao retirar uma amostra da cerveja que está em fermentando ou maturando em balde com airlock cilíndrico, parece que a movimentação do líquido do airlock é tão brusca que faz com que o líquido dentro dele acabe escorrendo para o interior do balde antes do líquido se reequilibrar.... dá para ver isso acontecendo...
Estou fazendo algo errado?
E eu suponho que ao abrir a torneira plenamente, para o envaze, isso deva ser até mais brusco, estou certo?
Qual a solução para este "problema"? Remover o airlock temporariamente?
Obrigado!
Marcelo

Realmente isso acontece, então teria que remover o airlock na hora que for abrir a torneira embaixo. Se for aquele de 3 peças (e não o formato em S) dá pra abrir e tirar o miolinho dele sem tirar o airlock inteiro.

dependendo do líquido que estiver no airlock existe risco de contaminação quando é sugado pra dentro do fermentador.. Mas por tudo que já li esse risco é razoavelmente pequeno.

Sei também que dá pra usar vários líquidos diferentes pra preencher o airlock, como álcool 70º, solução desinfetante que usou pra sanitizar os equipamentos (iodophor, peracético) e já vi até gente usando vodka e cachaça... ACHO que em qualquer desses casos o risco de cair na cerveja é melhor que se usar simplesmente água da torneira.

pra mim, a melhor alternativa é sanitizar o airlock e depois preencher com álcool 70º. Mesmo que caia na cerveja, a chance de contaminar é mínima e não vai mudar nada no perfil da cerveja.

Particularmente, prefiro sempre usar blow off. Pra retirar amostras, não tem pressão suficiente pra retornar o líquido pro balde, e caso o líquido extravase, não entope e nem suja a geladeira. Só me preocupo na hora de baixar para o cold crash. Daí tiro a mangueira do recipiente e amarro ela, para minimizar a entrada de ar externo

@tiefensee, eu também uso blow off e deixo a mangueira mergulhada no copo com sanitizante mesmo no cold crash. O que poderia acontecer? Até agora não notei nada.

@tiefensee, eu também uso blow off e deixo a mangueira mergulhada no copo com sanitizante mesmo no cold crash. O que poderia acontecer? Até agora não notei nada.

tudo que tu tem dentro do balde vai retrair (líquido e CO2). a tendência é que ele sugue o que tem dentro do blow off pela diferença de pressão...

alcool 70 deve fazer um estrago enorme em contato com qq microorganismo.. tanto é que ele é usado para desinfecção...
mas concordo que uma ou poucas gotas nem devam alterar muito o fermento no geral.. e evidentemente este alcool deve se diluir rapidamente.
mas de qq forma, seguindo este raciocínio (prejudicar mesmo que regionalmente o fermento) não seria melhor usar agua fervida no airlock?
Valeu
Abraço
Marcelo

@mfwitzel
Cara, dentro do fermentador já vai estar cheio de álcool gerado pela levedura! Não há a menor chance de ter problema no "fermento" por causa disso!

@mfwitzel
Cara, dentro do fermentador já vai estar cheio de álcool gerado pela levedura! Não há a menor chance de ter problema no "fermento" por causa disso!

mas eu imagino que o alcool de qq cerveja esta em concentracao tao baixa (menos de 15%) que de fato nao é capaz de ter efeito sanitizante ou desinfetante, ou mesmo "matar" o fermento.
minha preocupacao esta no fato de que alcool 70% poderia matar parte da a bicharada do fermento por açao na membrana celular.. (e por isso serve para sanitização e desinfecçao). Curiosamente acima ou abaixo de 70%, nao há muito efeito. o que deve acontecer é que esta pequena qtdade de alcool 70 que entra na cerveja é rapidamente diluída e tem efeito insignificante no fermento como um todo... estou errado?

Acredito que esteja certo! Sobre a diluição penso da mesma forma pois eventualmente sanitizo mangueiras ou colheres com álcool 70% e imediatamente utilizo no mosto ou na cerveja fermentada.

Back