• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Açucar na receita

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ferorsan

Well-Known Member
Reaction score
68
Bom dia cervejeiros!
Dentro de algumas semanas, irei fazer a estréia oficial do meu equipamento e me iniciar na bela arte de fazer cerveja.
Pretendo fazer na minha primeira brassagem uma Belgian Blond Ale. Segue o link da minha receita:
http://www.brewersfriend.com/homebrew/recipe/view/253031/ferna-bba

Conforme a maioria das receitas que vi de Belgian Blondies, percebi que leva adição do açucar na fervura.

Minha dúvida:
Existe algum procedimento correto para fazer esta adição? O Açucar precisa estar invertido ou posso simplesmente pesar e adicionar?

E em relação ao tempo? Adiciono no inicio no meio o no fim da fervura? Ou não faz diferença?

Criticas e sugestões sobre a minha receita também são bem vindas!

Abçs!

Bom dia cervejeiros!
Dentro de algumas semanas, irei fazer a estréia oficial do meu equipamento e me iniciar na bela arte de fazer cerveja.
Pretendo fazer na minha primeira brassagem uma Belgian Blond Ale. Segue o link da minha receita:

Conforme a maioria das receitas que vi de Belgian Blondies, percebi que leva adição do açucar na fervura.

Minha dúvida:
Existe algum procedimento correto para fazer esta adição? O Açucar precisa estar invertido ou posso simplesmente pesar e adicionar?

E em relação ao tempo? Adiciono no inicio no meio o no fim da fervura? Ou não faz diferença?

Abçs!

Simplesmente adicionar na fervura.

O momento da adição não faz muita diferença, desde que dê tempo de "sanitizar" o açucar. Normalmente se faz nos ultimos 15 ou 20 minutos, mas se quiser, pode ser antes.

Quando adicionar apenas misture bem o mosto e adicione aos poucos, pra não ir tudo pro fundo da panela e queimar com o calor lá.

Abraço

Bom dia cervejeiros!

Minha dúvida:

Abçs!

Acho que você tem que ajustar as suas temperaturas no mash guidelines, tira aquele tempo de fervura 100 graus, acho que ele ta ferrando tua FG que ta muito alta (1020).

Nesse caso pode adicionar direto a uns 10 minutos do fim da fervura, como não é muito açúcar ele não vai prejudicar tua fermentação. Se fosse muita quantidade seria bom adicionar depois já com a fermentação em andamento para não prejudicar o andamento do trabalho das leveduras que estariam consumindo os açúcares do malte.

Não precisa fazer invertido, não é obrigatório, vai ficar praticamente igual sem fazer.

Obrigado pelas respostas galera.
Sobre a FG, consegui melhorar um pouco, na verdade diminui a temperatura de mosturação para 64 graus... atingiu o limite do estilo (1.018).

Sobre a FG, eu baixaria mais. É mais comum pro estilo.
Só te liga pra fermentar com a quantidade adequada. O correto pra essa leva (pela bibliografia) seria 3 pacotes. Com fermento belga ainda, melhor prevenir.

Sobre a FG, eu baixaria mais. É mais comum pro estilo.
Só te liga pra fermentar com a quantidade adequada. O correto pra essa leva (pela bibliografia) seria 3 pacotes. Com fermento belga ainda, melhor prevenir.

@tiefensee, como baixo mais a FG?

Tentei trocar parte do malte por açucar, (retirei 1kg do pilsen e joguei a diferença em açucar) Baixou apenas 0.1 (foi para 1.017) mas em compensação o ABV saiu do padrão do estilo...

é correto afirmar que quanto maior a atenuação menor é a FG? Neste caso seria somente considerar 3 pacotes que a FG diminuiria?
no site não tem quantidades de fermento, somente qual tipo e a temperatura...

@tiefensee, como baixo mais a FG?

Tentei trocar parte do malte por açucar, (retirei 1kg do pilsen e joguei a diferença em açucar) Baixou apenas 0.1 (foi para 1.017) mas em compensação o ABV saiu do padrão do estilo...

é correto afirmar que quanto maior a atenuação menor é a FG? Neste caso seria somente considerar 3 pacotes que a FG diminuiria?
no site não tem quantidades de fermento, somente qual tipo e a temperatura...

eu não entendi o que é essa tua infusão 26 litros de água a 100º. O que seria isso? qual o sentido?

Cara, não esquenta com a FG da receita. Vai baixar mais do que isso se vc fermentar da forma certa.

Porém eu removeria a aveia, considerando que é sua primeira brassagem, procurando não complicar. Também desaconselho fazer a 64ºC. Faça pelo menos a 65ºC e se for tranquilo suba pra 72ºC por uns 5 minutinhos pra assegurar a conversão, ou senão suba lentamente pro mash out, pra ele pegar essas temperaturas mais altas.

Fazendo isso e usando entre 2 e 3 pacotes de t-58 reidratados, e fermentando a cerveja com um crescente de temperatura depois dos primeiros dias, pode esperar aí uns 1,014 pra menos.

Abraço

Cara, não esquenta com a FG da receita. Vai baixar mais do que isso se vc fermentar da forma certa.

Porém eu removeria a aveia, considerando que é sua primeira brassagem, procurando não complicar. Também desaconselho fazer a 64ºC. Faça pelo menos a 65ºC e se for tranquilo suba pra 72ºC por uns 5 minutinhos pra assegurar a conversão, ou senão suba lentamente pro mash out, pra ele pegar essas temperaturas mais altas.

Fazendo isso e usando entre 2 e 3 pacotes de t-58 reidratados, e fermentando a cerveja com um crescente de temperatura depois dos primeiros dias, pode esperar aí uns 1,014 pra menos.

Abraço

Opa! Obrigado pela resposta e pelas dicas!
Pretendo fazer esta brassagem considerando todos os procedimentos descritos aqui no forum nos topicos fixos..
mas cá entre nós, o site não deveria prever esta FG de uma forma mais exata? 1.018 para 1.014 (considerando que eu faça uma mosturação e uma fermentação correta) é muita coisa não acha?

ferorsan, o "problema" aí é o fermento. A fermentação não é completamente previsível, depende de muitos fatores.
O software está considerando a atenuação média de 70% para o T-58, que salvo engano, é a atenuação informada pelo fabricante.
Acontece que esse fermento tem fama de atenuar mais (novamente, isso depende), e se você pesquisar outras receitas com ele no site verá que muita gente ajusta o valor (custom attenuation) para perto de 80%, o que muda completamente o cálculo.

A receita é um norte, não quer dizer que o resultado final será 1.018, o processo é variável demais. Porém você pode fazer o máximo de anotações possíveis sobre suas levas e ir ajustando suas receitas com as suas experiencias, considerando seu processo, seu equipamento, etc.

Opa! Obrigado pela resposta e pelas dicas!
Pretendo fazer esta brassagem considerando todos os procedimentos descritos aqui no forum nos topicos fixos..
mas cá entre nós, o site não deveria prever esta FG de uma forma mais exata? 1.018 para 1.014 (considerando que eu faça uma mosturação e uma fermentação correta) é muita coisa não acha?

É... eu fiz uma cópia da receita pra poder editar, e vi que não muda muita coisa tirando a aveia e colocando o peso dela em açucar, ou malte pilsen, e deveria, porque aveia acrescenta corpo, o contrário do que faz o açucar. Eu não sei exatamente como funcionam os parâmetros de cálculo de atenuação desse software.

Mas não é porque a OG é 1,065 que não vai baixar menos que isso, aliás ela deve baixar mais pra ficar legal. Então eu acredito que baixa sim de 1,018, o t-58 é um fermento bem atenuativo e robusto, com essas modificações simples que eu citei vc deve conseguir alcançar isso.

Abraço

Valeu galera... vou usar 3 pacotes de t-58 e ver o que acontece com a FG. Mais uma vez obrigado à todos pelas elucidações.

Back