• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

2 fermentos inoculados conjuntamente

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rdd1

Member
Reaction score
0
boa tarde pessoal,

sou iniciante

vou fazer a receita clone da delirium mas me surgiram duvidas.

1) posso inocular os 2 fermentos juntos? seriam o wlp570 e o s-04.

2) minha receita eh de 40l. na proposta seriam 1 tubo do wlp570 e 2 saches do s-04 para 50l.

fizeram o starter de 1l do wlp570

primeiro inocularam o wlp570 e no terço final adicionaram os 2 saches do s-04

3) posso colocar dois tubos do wlp570 ao invés de fazer o starter?

boa tarde pessoal,

sou iniciante

vou fazer a receita clone da delirium mas me surgiram duvidas.

1) posso inocular os 2 fermentos juntos? seriam o wlp570 e o s-04.

2) minha receita eh de 40l. na proposta seriam 1 tubo do wlp570 e 2 saches do s-04 para 50l.

fizeram o starter de 1l do wlp570

primeiro inocularam o wlp570 e no terço final adicionaram os 2 saches do s-04

3) posso colocar dois tubos do wlp570 ao invés de fazer o starter?

Por que essa mistura? =O

Poder fazer, pode... mas a tendência é que ocorra uma mistura de características das duas cepas.

nao sei pq da mistura. colocaram assim na receita
e quanto a usar dois tubos ao invés de fazer starter?

no HTB americano eles inocularam juntos, no daqui inocularam separadamente.

acho q vou seguir o pessoal daqui mesmo

Teriam efeitos diferentes... juntos no início você teria característica dos dois fermentos, visto que possivelmente fermentariam boa parte da cerveja juntos desde o começo.

Já se você inocular o S-04 no final, esse 1/3 de atenuação não geraria tanta característica do S-04 assim, ainda mais se considerar que ele não vai fermentar esse 1/3 sozinho e o WLP570 vai estar a todo vapor.

Mas não entendi o objetivo desse inocular no final, visto que a atenuação dos dois são parecidas segundo os fabricantes (WLP570 73-78% e S-04 75%), geralmente quem inocula no final usa um fermento mais atenuante pra ter as características do primeiro numa cerveja mais seca.

Não sei se teria algum efeito do S-04 durante a maturação ou algo assim...

Maturação? não... duvido.

Dá pra misturar as características dos fermentos de duas formas...
Uma é inoculando ao mesmo tempo, o resultado disso normalmente é uma mistura de características das cepas no que diz respeito à produção de aromas.

Misturar um e depois outro junta algumas outras características, principalmente atenuação, as características de aroma ficam a cargo do primeiro fermento. Não faz sentido nenhum inocular o fermento belga e depois o 04... o contrário, sim. Os fermentos belga em geral são menos "domesticados", fermentam mais, atenuam mais. Aí nesse caso vc teria uma característica de aromas do 04 com a atenuação (e floculação) do fermento belga.

É bom saber o que e porque vc ta fazendo alguma coisa, além de só seguir uma receita. Pra mim, não faz muito sentido essa mistura, mas não sei o que levou o pessoal a acreditar nela.

Abraço

Maturação? não... duvido.

Dá pra misturar as características dos fermentos de duas formas...
Uma é inoculando ao mesmo tempo, o resultado disso normalmente é uma mistura de características das cepas no que diz respeito à produção de aromas.

Misturar um e depois outro junta algumas outras características, principalmente atenuação, as características de aroma ficam a cargo do primeiro fermento. Não faz sentido nenhum inocular o fermento belga e depois o 04... o contrário, sim. Os fermentos belga em geral são menos "domesticados", fermentam mais, atenuam mais. Aí nesse caso vc teria uma característica de aromas do 04 com a atenuação (e floculação) do fermento belga.

É bom saber o que e porque vc ta fazendo alguma coisa, além de só seguir uma receita. Pra mim, não faz muito sentido essa mistura, mas não sei o que levou o pessoal a acreditar nela.

Abraço

Eu imagino que a cervejaria deve fazer assim sei lá por que motivo, alguém conseguiu essa informação e na hora de montar o clone tentaram imitar.

Agora por que isso, um mistério haha.

Nunca tomei a delirium, mas no meu paladar acho o S-04 extremamente picante, como se tivesse adicionado pimenta do reino na cerveja. Talvez seja essa a intenção de contribuição ao adicionar junto, concordo com o pessoal que perde o sentido ao adicionar depois.

Por estes motivos, eu particularmente faria sem S-04, mas talvez não fique parecido com a versão comercial.

Olha... seria interessante pesquisar melhor isso. Beber a cerveja, analisar... ver até onde as coisas combinam, pra daí decidir fazer ou não isso. Se a intenção é simplesmente atenuar o caráter fenólico, então o melhor a fazer é fermentar em baixa temperatura, usar bastante fermento... isso é pratica comum pra "neutralizar" a fermentação.

Em reação ao s-04 ser picante ou não... eu acho que a percepção é muito particular até certo ponto. Nesse ponto eu acho que ele deixa de ser, porque "picante" dentro das caracteristicas de fermentação sempre esteve ligado aos fenólicos e caracteristicas de fermentação justamente dos fermentos belgas! Colocar pro lado do s-04, parece errado...

Abraços

pelo que falaram queriam as características do wlp570, por isso colocaram primeiro

o s-04 seria pra atenuar o que faltasse pois seria adicionado açúcar invertido juntamente com ele

como falei sou iniciante. o que fazer?

talvez a quantidade de celulas do wpl570 n fosse suficiente?

pelo que falaram queriam as características do wlp570, por isso colocaram primeiro

o s-04 seria pra atenuar o que faltasse pois seria adicionado açúcar invertido juntamente com ele

como falei sou iniciante. o que fazer?

talvez a quantidade de celulas do wpl570 n fosse suficiente?

Então... isso também não faz sentido. Porque o S-04 é um fermento ingles, que tem atenuação inferior.

Tens o link desse post do hbt.com?

Minha sugestão pra vc, num primeiro momento, seria usar uma calculadora pra estimar o tamanho do starter que vc tem que fazer, e inocular uma quantidade bem legal de fermento pra fazer essa cerveja. Iria só no WLP570.

Também iria só de 570 pra ver o que dá, se não ficar parecido você repete a receita e vai mudando coisas até acertar!

Se quiser economizar no fermento, a DrYeast tem um equivalente brasileiro dessa cepa, segundo eles é a Y30 - BELGIAN STRONG ALE-2.

Isso não é garantia de ser 100% igual, mas é uma dica.

No Kit Deliriun Tremens que eu vendo aqui na loja, mando dois pacotes de T-58, um para o inicio e outro para esse 1/3 final, pois também não vi sentido em mudar o tipo de cepa. Pas o por que de inoculaçoes diferentes sim. A carga de áçucar nela é bem alta e tem muita probabilidade de gerar o efeito Crab Tree e travar a fermentação. Como a mostura é feita com rampas de forma a deixar o mosto extremamente fermentável para atingir a OG em torno de 1007, uma fermentação travada não alcança esse patamar. Ai, na segunda adição de fermento, vc inocula células saudáveis e sem o problema de Crab Tree, uma vez que toda sacarose já terá sido consumida.

Abraços!

Então... isso também não faz sentido. Porque o S-04 é um fermento ingles, que tem atenuação inferior.

Tens o link desse post do hbt.com?

Minha sugestão pra vc, num primeiro momento, seria usar uma calculadora pra estimar o tamanho do starter que vc tem que fazer, e inocular uma quantidade bem legal de fermento pra fazer essa cerveja. Iria só no WLP570.

então tiago, tenholink mas tem que achar em qual pagina esta. mas la eles inocularam os 2 fermentos juntos.

esse metodo de inocular separado foi proposto aqui.
vou seguir sua dica e comprar mais wlp570

No Kit Deliriun Tremens que eu vendo aqui na loja, mando dois pacotes de T-58, um para o inicio e outro para esse 1/3 final, pois também não vi sentido em mudar o tipo de cepa. Pas o por que de inoculaçoes diferentes sim. A carga de áçucar nela é bem alta e tem muita probabilidade de gerar o efeito Crab Tree e travar a fermentação. Como a mostura é feita com rampas de forma a deixar o mosto extremamente fermentável para atingir a OG em torno de 1007, uma fermentação travada não alcança esse patamar. Ai, na segunda adição de fermento, vc inocula células saudáveis e sem o problema de Crab Tree, uma vez que toda sacarose já terá sido consumida.

Abraços!

nao sabia disso! eh perigoso ocorrer alguma contaminação?

Abraços!

Hmm, faz sentido, de repente a quantidade de fermento inicial é pra estressar o fermento mesmo e produzir mais características da fermentação, e pra resolver o problema de parar de fermentar eles colocam outro perto do final.

nao sabia disso! eh perigoso ocorrer alguma contaminação?

O efeito Crab Tree, de forma simplificada, seria o fermento ficar preguiçoso e não terminar de fermentar. A glicose e a frutose são monosacarídeos muito simples e o fermento vai consumí-los primeiro. Se o teor desses dois sacarídeos for muito alto, o fermento acaba se tornando ineficiente ou as vezes até incapaz de fermentar a maltose depois. Por esse motivo se adicona outro pacote de fermento.

Abraço!

Boa noite.
Vou fazer sob encomenda de um amigo, uma Russian Imperial Stout, com teor alcoolico de 12-13% a minha ideia era usar 3 pacotes de S-05 para 25l
Foi +/- isso que o Beersmith me indicou, porém quando fui comprar os insumos, o cara da loja me deu uma sugestão, utilizar 2 pacotes de S-05 e um RedStar Premier Blanc, para maior atenuação e garantir que consiga uma boa atenuação sem problemas, agora lendo este tópico fiquei em dúvida, será que inoculo as duas cepas juntas, ou entro com o S-05 primeiro, tendo em vista que ele é um fermento mais "neutro" e quando a densidade parar de baixar, ou 3 4 dias após o início eu adiciono o RedStar para "terminar" a fermentação, e tentar pegar alguma característica dele!?

Back