• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

2ª brassagem,sempre o inesperado....

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

joseclaudio

Member
Reaction score
0
Boa tarde colegas,a fabricação caseira de cerveja não é uma ciência exata.
Vejam bem:
-estilo IPA,rendimento esperado 5.5l,OG estimada 1050 a 1060,malte pale ale,cristal,rapadura.
1º-moagem feita no liquidificador quase pó puro.
2º-uso uma espagueteira de 6.5l ,sem torneira, uso o biab.Não faço recirculação, lavo com o biab suspenso só mesmo para completar a agua da fervura, espremo o saco de grãos um pouco.
3º-fervura intensa, lúpulos no saquinho,achei que lupulo direto na fervura teria melhor resultado.
4º- após a fervura, eu tinha 4l de mosto com uma og 1102.mudei de estilo fui parar em uma english barley wine,eu acho.
5º-inoculei 9g de T58, por causa da densidade.
6º-em 2 dias o fermento começou a decantar,esperimentei um pouco não estava doce, mas quase arrancou o tampo da cabeça. Pode isso em dois dias?
Perguntas –
Poderia,eu, ter corrigido a og com agua, ou fiz certo?
Posso fazer um dry hope em forma de chá?

Valeu...
Abraços...

Poderia,eu, ter corrigido a og com agua, ou fiz certo?
Posso fazer um dry hope em forma de chá?
Abraços...

Poderia ter corrigido com água ou feito o que fez. Não é uma questão de certo ou errado, mas uma escolha sua. O dry hopping fica a seu critério.

Fazer cerveja pode não ser uma ciência exata, como você mencionou, mas está longe de ser aleatória. Se você queria 1,050 e terminou com 1,102, é bom dar uma conferida na receita e processo porque tem alguma coisa muito errada aí.

Se estiver procurando pelos "problemas" na brassagem, descreva mais o seu processo para podermos ajudá-lo.
- Quantidades de malte e água utilizado.
- temperaturas medidas durante a brassagem, e os tempos em cada temperatura
- temperatura de fermentação

A produção de cerveja realmente não é tão exata assim, mas as variáveis podem ser muito bem controladas, mesmo a nível caseiro.

abraços

Caros colegas, com certeza, eu que não fui exato,me atrapalhei na receita,e a chama e o tempo de fervura foram altas.Vou me adequando, sem desistir,por que uma hora eu pego o jeito.
Valeu...
Abçs....

Caros colegas, com certeza, eu que não fui exato,me atrapalhei na receita,e a chama e o tempo de fervura foram altas.Vou me adequando, sem desistir,por que uma hora eu pego o jeito.
Valeu...
Abçs....

Companheiro, o importante é isso!

Não desanimar e aprender com os percalços.

Se a sua cerveja ficou muito forte para o seu gosto, creio que mesmo fermentando é possível acrescentar água (filtrada e fervida ou mineral de garrafa) até chegar ao teor alcoólico que te agrade.

@joseclaudio tive que rir do "arrancou o tampo da cabeça" ;)

Sobre os itens 1, 2, 3, 4, 5: se seu malte virou farinha isso pode justificar sua densidade tão alta, pois deve ter tido uma eficiência bem alta. Claro que a clarificação do mosto deve ter ficado prejudicada por essa moagem exagerada, ainda mais com BIAB. Isso você vai ajustar com o tempo, conhecendo a eficiência do seu processo e taxa de evaporação da fervura e jogando isso no software que você usa. Aí vai começar a acertar a densidade e volume! Mas não tenha pressa pra isso.

Já o item 6 me chama a atenção. Dois dias pode já ter atenuado bastante sim, mas nem sempre isso vai ser bom. Qual a temperatura de sua fermentação? Se não tiver controle seria interessante começar com temperatura bem baixa e tentar manter em um ambiente fresco, sem grandes variações de temperatura. Talvez deixar o fermentador em um pote com água, enrolar um pano também pode ajudar.

Mas é isso aí, o caminho é esse, ir adequando os pontos onde percebe falha, pesquisar bastante, e quando precisar estamos aí! Abraço!

concordo com o @valtert
Fazer controle de temperatura exato tem que ter sistema de refrigeração + sistema para controlar temperatura.
Mas tu pode controlar se a temperatura está mais alta ou mais baixa com água + gelo + caixa de isopor. Manter a água externa a uns 12 ~ 14 ºC no início da fermentação vai fazer ela fermentar inicialmente em temperaturas um pouco mais baixas, mas não tem como dizer quanto.
Agora, se tu fermentar a temperatura ambiente, que em Anápolis não deve ser nada amena, vai fazer tu ter uma temperatura muito alta na tua fermentação. Vai fermentar bem mais rápido, mas vai produzir muita coisa ruim durante a fermentação.

boa tarde colegas,com certeza foi a temperatura,no dia da brassagem,estava um dia ameno,na marca dos 23°,dai só subiu,por isso fermentou muito rápido,o meu problema não é com o teor álcoolico , mas sim com o tipo de álcool que forma em uma fermentação muito rápida.vou testar a cx. de isopor com gelo, boa ideia.
Valeu...
Abçs...

José,

mesmo 23 ºC é uma temperatura MUITO ALTA para iniciar a fermentação. Sem contar que a temperatura DENTRO DO FERMENTADOR sempre será MAIOR QUE A TEMPERATURA AMBIENTE. A levedura faz reações exotérmicas, que liberam calor. Por isso que no caso da caixa de gelo, tens que deixar a água a uma temperatura uns 4 ~ 5 ºC mais baixa do que tu quer fermentar. Recomendo em torno de 12ºC, porque nessa hora, melhor que a temperatura de fermentação inicial seja mais baixa que mais alta.

Então, com a sua OG altíssima e a temperatura ambiente de 23 ºC, provavelmente tu começou a tua fermentação com uns 26 ~ 28ºC, o que é absurdamente alto, 10ºC acima do que deveria ser. Provavelmente a cerveja apresentará bastante diacetil e álcool superior, o que te dará uma sensação amanteigada e elevada percepção do álcool (de tirar o tampo da cabeça). E uma dorzinha de cabeça também...

23ºC medido no líquido é temperatura de final de fermentação primária ou fermentaçãos secundária, jamais temperatura de início de fermentação.

Back