• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

1a brassagem - airlock já borbulhando!!

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

anbes

Well-Known Member
Reaction score
27
Galera salve.
Hoje comecei a jornada.
Eu pretendia iniciar com extratos, pois assim vou pegando "mão" nas demais etapas.
Mas como o kit que comprei da brew head show vinha insumos em grãos.... Por que não?? Hehe

Aliás, kit para 10l
Cerveja: weiss

Já tinha lido vários posts, o famigerado primeiro capitulo do "how To brew" e o kit veio com uma receita que segui.

Bom, seguindo as recomendações do how To brew, ontem à noite lavei tudo, fervi uma panela inteira de água, lavei todos os utensílios e satinizei-os, já que seria a primeira vez...

Moi todos os grãos - usei liquidificador e um moedor de café.. Eu sei eu sei... Não tinha moedor... Mas.... Usei BIAB, então grãos mais "farinizados" até que ok certo? Rsrs. Peguem leve, primeira vez.

Bom, a receita mandava usar 7,5l com grãos e mais 7,5 para clarificação. Essa parte tive que sambar. Só tinha uma panela, então fervia água, misturava com fria... Rsrs. Depois eqto iniciava a fervura, já sem o saco, ia lavando o resto em outro ambiente e juntando...

Resfriar demorou um pouco, fiz com água e gelo ao redor na pia.
Retirei um pouco para misturar com leveduras e depois de transferir oxigenando misturei tudo, previamente sanitizados e fechei bem fechado o fermentador.

Para minha surpresa, menos de 3h depois de finalizar a brassagem, airlock borbulhando!!!! [emoji2][emoji2][emoji2][emoji2][emoji16]

Gafe: não medi densidade antes da fermentação.

Não será perfeita, mas já é a primeira e espero que fique boa....
Valeu pessoal

Bem, uma coisa você pode ter certeza: vai ficar melhor que as cervejas comerciais! rs

cara, vai por mim a tua primeira cerveja vai ficar perfeita! hahaha parabens!

Pessoal, uma pergunta provavelmente idiota, mas... A tampa do airlock fica? Tipo, e o CO2 produzido? Não precisa ser retirado?

Galera salve.
Hoje comecei a jornada.
Eu pretendia iniciar com extratos, pois assim vou pegando "mão" nas demais etapas.
Mas como o kit que comprei da brew head show vinha insumos em grãos.... Por que não?? Hehe

Aliás, kit para 10l
Cerveja: weiss

Já tinha lido vários posts, o famigerado primeiro capitulo do "how To brew" e o kit veio com uma receita que segui.

Bom, seguindo as recomendações do how To brew, ontem à noite lavei tudo, fervi uma panela inteira de água, lavei todos os utensílios e satinizei-os, já que seria a primeira vez...

Moi todos os grãos - usei liquidificador e um moedor de café.. Eu sei eu sei... Não tinha moedor... Mas.... Usei BIAB, então grãos mais "farinizados" até que ok certo? Rsrs. Peguem leve, primeira vez.

Bom, a receita mandava usar 7,5l com grãos e mais 7,5 para clarificação. Essa parte tive que sambar. Só tinha uma panela, então fervia água, misturava com fria... Rsrs. Depois eqto iniciava a fervura, já sem o saco, ia lavando o resto em outro ambiente e juntando...

Resfriar demorou um pouco, fiz com água e gelo ao redor na pia.
Retirei um pouco para misturar com leveduras e depois de transferir oxigenando misturei tudo, previamente sanitizados e fechei bem fechado o fermentador.

Para minha surpresa, menos de 3h depois de finalizar a brassagem, airlock borbulhando!!!! [emoji2][emoji2][emoji2][emoji2][emoji16]

Gafe: não medi densidade antes da fermentação.

Não será perfeita, mas já é a primeira e espero que fique boa....
Valeu pessoal

Você tem controle de temperatura? tome cuidado apenas para a fermentação não terminar tão rapidamente, pois pode gerar muitos off-flavors...

o problema de você não ter medido a OG é que você não saberá o ABV da sua cerveja, mas tudo bem...fique atento apenas ao real término da fermentação, quando o mosto estiver atenuado, para não ter problemas no envase

Sem controle de temperatura. Está apenas em um local sem sol e em aprox 23graus (um móvel de madeira)

Mas e em relação a tampa do airlock, tem q tirar de vez em qdo?? Para sair o co2? Ou não?

Mas e em relação a tampa do airlock, tem q tirar de vez em qdo?? Para sair o co2? Ou não?

Não! quanto menos abrir o fermentador, menores as chances de contaminação...deixe o airlock ali tranquilo com líquido durante toda a fermentação...o CO2 é o que faz ele borbulhar...

outra coisa, se por acaso a quantidade de bolhas no airlock estiver diminuindo, ou quase nula, não necessariamente quer dizer que a fermentação terminou...não use o airlock para tirar essa conclusão! apenas com medições de densidade constantes para detectar que ela atenuou...

Só uma questão.
fermento seco se hidrata com água previamente fervida e resfriada, e não com mosto. Procura um tópico fixo na área de fermentação sobre "fermento seco, hidratar ou não"

Não! quanto menos abrir o fermentador, menores as chances de contaminação...deixe o airlock ali tranquilo com líquido durante toda a fermentação...o CO2 é o que faz ele borbulhar...

outra coisa, se por acaso a quantidade de bolhas no airlock estiver diminuindo, ou quase nula, não necessariamente quer dizer que a fermentação terminou...não use o airlock para tirar essa conclusão! apenas com medições de densidade constantes para detectar que ela atenuou...

Acredito que ele está falando da tampinha (normalmente vermelha) de plástico que vem tampando a boca do airlock.

Essa tira sim! Sempre fora.

Não se deve é ficar tirando a tampa do fermentador (balde ou bombona).

Abraço!

Attachments

• airlock.jpg
    airlock.jpg
    4.5 KB
Acredito que ele está falando da tampinha (normalmente vermelha) de plástico que vem tampando a boca do airlock.

Essa tira sim! Sempre fora.

Não se deve é ficar tirando a tampa do fermentador (balde ou bombona).

Abraço!

Ah sim...desculpa então...havia entendido errado!hehe

Pessoal, uma dúvida.

Existem receitas - para iniciantes, que fazem fermentação de cerca de 15 dias e logo após já Envaze com prime para maturar na garrafa.

Existem outras tb que fermentar uns 5 a 7 dias e depois deixa no próprio balde e põe para maturar na geladeira, p.ex por mais uns 10 dias para depois envasar.

E há quem recomende trocar de balde para maturar.

Considerando que é minha primeira, não tenho outro
Balde, teria que passar para panela e depois voltar, fiz biab, da forma mais simples, porém mantendo qualidade, vcs acham que eu deveria ao menos colocR na geladeira após o 5o dias?
Eu ia deixar os 15 no mesmo local..

Cara, sou iniciante tbm e minha primeira leva está pelo visto na mesma fase do que a sua - na fermentação, então é óbvio que muita gente vai poder lhe responder com mais propriedade do que eu.

Mas como iniciante, acho que essa variável "tempo" é uma das que nós mais nos preocupamos... Pela ansiedade de passar para o outro processo, de saber se tá vingando, de querer beber logo! E o tempo é sim uma variável importante, mas em alguns processos mais e em outros menos. Mas na fermentação o tempo não é a única e nem a melhor variável a se levar em consideração, salvo se ela não tiver se iniciado em um tempo razoável, por exemplo.

Encontrei várias tabelas de relação "Tempo X Temperatura de Fermentação", receitas que estipulam o tempo, etc. Mas cara, se você tem um densímetro pra que usar o relógio? Na minha opinião é o instrumento errado! Por mais que a fermentação esteja ocorrendo dentro do planejado e você seja capaz de presumir um tempo, o ideal é controlar e monitorar a densidade. Ainda mais se você não tiver um controle adequado da temperatura, que oscilando pode afetar diretamente na atividade da levedura. Então o densímetro nos dará certeza que a fermentação primária foi atingida, como também nos possibilitará verificar se o objetivo foi alcançado.

Depois de terminada essa fermentação primária, faria tranquilamente a maturação no mesmo balde. Sem trasfega, sem risco de contaminação. E aí o tempo passa a ser uma variável importante a se levar em consideração para a maturação, variando conforme o estilo da cerveja e sua complexidade, o quão redonda (não é Skol) vc quer deixá-la, etc.

Terminado esse processo, se fez no mesmo balde, só não vai misturar a solução do prime nele, faria de garrafa a garrafa. Engarrafado, como você não tem controle de temperatura deixa em temperatura ambiente para a fermentação secundária, longe de calor e luz em excesso.

Pessoal, uma dúvida.

Existem receitas - para iniciantes, que fazem fermentação de cerca de 15 dias e logo após já Envaze com prime para maturar na garrafa.

Existem outras tb que fermentar uns 5 a 7 dias e depois deixa no próprio balde e põe para maturar na geladeira, p.ex por mais uns 10 dias para depois envasar.

E há quem recomende trocar de balde para maturar.

Considerando que é minha primeira, não tenho outro
Balde, teria que passar para panela e depois voltar, fiz biab, da forma mais simples, porém mantendo qualidade, vcs acham que eu deveria ao menos colocR na geladeira após o 5o dias?
Eu ia deixar os 15 no mesmo local..

Meu receio é ficar abrindo a tampa para colher amostrar para testar densidade

Meu receio é ficar abrindo a tampa para colher amostrar para testar densidade

Seu balde não tem torneira? é melhor para colher amostras e para o envase

Com relação a fermentação e maturação, realmente é melhor seguir o densímetro e não o tempo de fermentação. Você tem de saber quando a cerveja está atenuada, para que você não envase garrafas com fementação incompleta, o que influenciará quando você fizer o primming, podendo explodir suas garrafas.

A maturação depende da receita, mas normalmente se faz uma parte em temperatura ambiente, e após isso um período na faixa de 0-5°C...isso ajuda a tirar off-flavors e na decantação de leveduras, sobrenadantes e clarificação da cerveja...par ajudar ainda mais, é bom clarificar com gelatina...há um tópico do Guenter que explica certinho como fazer.

Seu balde não tem torneira? é melhor para colher amostras e para o envase

Com relação a fermentação e maturação, realmente é melhor seguir o densímetro e não o tempo de fermentação. Você tem de saber quando a cerveja está atenuada, para que você não envase garrafas com fementação incompleta, o que influenciará quando você fizer o primming, podendo explodir suas garrafas.

A maturação depende da receita, mas normalmente se faz uma parte em temperatura ambiente, e após isso um período na faixa de 0-5°C...isso ajuda a tirar off-flavors e na decantação de leveduras, sobrenadantes e clarificação da cerveja...par ajudar ainda mais, é bom clarificar com gelatina...há um tópico do Guenter que explica certinho como fazer.

Puts, fiquei até com vergonha... Kkkk tem torneira sim

Puts, fiquei até com vergonha... Kkkk tem torneira sim

Pessoal, duvida provavelmente cretina, mas....

Nao comprei a proveta, somente densímetro... o troco é gigante... tera que usar algo com que 1l para teste...

Pergunta (idiota): vcs testam e recolocam no balde?? ou despesa?

Pessoal, duvida provavelmente cretina, mas....

Nao comprei a proveta, somente densímetro... o troco é gigante... tera que usar algo com que 1l para teste...

Pergunta (idiota): vcs testam e recolocam no balde?? ou despesa?

1 litro? De quanto é o seu densímetro? 1,000 - 1,100?

Se for, vc colocaria por volta de 250ml em uma proveta...vc tem de colocar em um recipiente alto para que o densímetro não chegue no fundo...e, infelizmente, não pode retornar a amostra pro fermentador, pois as chances são bem altas de contaminação... :/

1 litro? De quanto é o seu densímetro? 1,000 - 1,100?

Se for, vc colocaria por volta de 250ml em uma proveta...vc tem de colocar em um recipiente alto para que o densímetro não chegue no fundo...e, infelizmente, não pode retornar a amostra pro fermentador, pois as chances são bem altas de contaminação... :/

Isso, o meu é 1.000 - 1.100
Não precisava né? Rsrs

sso, o meu é 1.000 - 1.100
Não precisava né? Rsrs

esse é o mais comum e o melhor na verdade...o meu por exemplo é de 1,000 - 1,060, pois para ele eu eu gasto apenas 80ml por medição, o q é melhor pra mim que faço em pouca quantidade, porém fica complicado se eu quiser fazer uma cerveja de OG alto...

Um outra dúvida: Envaze!
Somente em garrafas de cerveja?
Pergunto pois tem umas garrafas de 1,5L de vidro, daquelas de suco de uva natural. Que tem tampa de rosca que seria
Sensacional de usar!!
Vi vídeos com pessoas guardando em garras de refrigerante....

Pergunto pois tem umas garrafas de 1,5L de vidro, daquelas de suco de uva natural. Que tem tampa de rosca que seria
Sensacional de usar!!

Cara, você tem de ter a noção de que a garrafa precisa estar bem vedada para que não haja contaminação e para que o gás produzido não vaze.

Eu particularmente só confiaria em garrafas de cerveja mesmo....a de suco de uva não acho que vede tanto, pois a pressão dentro da garrafa fica alta após a produção do gás....e garrafa de refrigerante é cagada! além de ficar zuado, pode acabar deixando gosto de plástico na sua cerveja!

Sensacional de usar!!

Eu não arriscaria, garrafa de suco não é feita para aguentar pressão pq suco não tem pressão, fácil de explodir. Garrafa pet de refrigerante é um quebra galho interessante, as pessoas usam com certea frequência, o maior problema costuma ser a exposição a luz pq as garrafas são transparentes.

Latest posts

Back