• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

1º Brassagem (iniciante com dúvidas)

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Pessoal, deu certo (até agora) a brassagem foi tudo nos conforme (com alguns pequenos erros) mas acho que vai ficar boa!!

http://www.homebrewtalk.com.br/images/attach/jpg.gif

http://www.homebrewtalk.com.br/images/attach/jpg.gif

A OG era pra ter dado 1051, porém registrei 1048 e acho que pode ter sido por dois fatores:

Fiz a lavagem um pouco mais rápido do que deveria e também acredito que coloquei mais água na lavagem do que deveria, apesar de ter parado no volume para fervura indicado no beersmith eu acho que isso acabou deixando alguns açucares na panela de brassagem.

Outra coisa é que a fervura consumiu mais água do que o calculado pelo software o que me deixou com uma quantidade menor (que ainda não sei quanto) de mosto para a fermentação.

Bom, deixarei na 1ª fermentação a 18ºC depois para a segunda vou transferir para um balde alimentício que é cilíndrico e ai eu posso calcular com mais precisão o volume (para o priming), nesse momento subo a temperatura 1ºC por dia até atingir 25ºC. Depois disso faço a maturação já nas garrafas com o priming? Seria isso Carlos? Em que momento posso fazer o cold crash? Pode ser já engarrafado?

Um abraço,

André

Fala André. Tem uma foto que aparece jogando o fermento direto no fermentador. Tinha que hidratar antes. Quantos US05 vc usou?

Fala André, na ultima foto aparece vc jogando o fermento direto do fermentador. Foi uma foto genérica? Precisa hidratar o fermento antes.

felipealex, não é genérico, coloquei direto no fermentador.
Vi em alguns vídeos a galera colocando direto, depois vi que na verdade não é o certo.

Da próxima vez vou hidratar sim!

De qualquer forma, parece que ta dando certo mesmo assim.

Valeu.

felipealex, não é genérico, coloquei direto no fermentador.
Vi em alguns vídeos a galera colocando direto, depois vi que na verdade não é o certo.

Da próxima vez vou hidratar sim!

De qualquer forma, parece que ta dando certo mesmo assim.

Valeu.

Então, quando vc coloca o fermento direto no mosto, aproximadamente 50% das células viáveis morrem. Neste caso, teria que usar o dobro do fermento na receita. Por exemplo, nas minhas levas eu uso 2 saquinhos de 11g. Se fosse direto no mosto, seriam 4 saquinhos.

Leitura importante:
Hidratar ou não o fermento seco
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403083

Se você é um iniciante, leia isso! E se não é, leia e contribua!! :)
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404529

Então, quando vc coloca o fermento direto no mosto, aproximadamente 50% das células viáveis morrem. Neste caso, teria que usar o dobro do fermento na receita. Por exemplo, nas minhas levas eu uso 2 saquinhos de 11g. Se fosse direto no mosto, seriam 4 saquinhos.

Leitura importante:
Hidratar ou não o fermento seco
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403083

Se você é um iniciante, leia isso! E se não é, leia e contribua!! :)
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404529

Valeu, felipealex, mas agora ja foi! De qualquer forma a densidade está em 1015 (OG 1057), de segunda pra cá caiu 1 SG, então ainda está ferementando!
Mas decidi subir a temperatura 1º por dia à partir de hj.
Já estou a 19ºC, e vou subir até 25, quando irei fazer o cold crash de dois dias a zero graus (se a geladeira conseguir), depois engarrafo e deixo por uns 45 dias.
O que vc(s) acha(m)?

Abraço!

Valeu, felipealex, mas agora ja foi! De qualquer forma a densidade está em 1015 (OG 1057), de segunda pra cá caiu 1 SG, então ainda está ferementando!
Mas decidi subir a temperatura 1º por dia à partir de hj.
Já estou a 19ºC, e vou subir até 25, quando irei fazer o cold crash de dois dias a zero graus (se a geladeira conseguir), depois engarrafo e deixo por uns 45 dias.
O que vc(s) acha(m)?

Abraço!

O ideal é ir subindo a temperatura e acompanhar também a FG. Mantenha a 25 graus por uns 4 ou 5 dias e experimente pra ver como está o sabor. Subir a temperatura tem o objetivo de ajudar o fermento a consumir os compostos gerados durante a fermentação.

O ideal é ir subindo a temperatura e acompanhar também a FG. Mantenha a 25 graus por uns 4 ou 5 dias e experimente pra ver como está o sabor. Subir a temperatura tem o objetivo de ajudar o fermento a consumir os compostos gerados durante a fermentação.

felipealex, eu fiz a medição hoje e a densidade se manteve nos 1015SG, o que significa que a fermentação acabou na segunda ou terça-feira, então estou no 3º ou 4º dia da segunda etapa e hoje ja estou à 22ºC. Quando chegar nos 25ºC você sugere deixar por 4 dias e ir experimentando o sabor. É até ele melhorar? Porque eu experimentei hoje e achei um pouco amarga/azeda! Não gostei, é normal nessa altura do processo?

Lembro que o cgfischer disse é que ao chegar nos 25ºC baixa a temperatura para tipo 12ºC pelo tempo que achar necessário para clarificar e depois faz um cold crash por 2 dias, para melhorar a clarificação, e ai sim engarrafar. Seria essa a melhor opção?

...Após isso, vc pode fazer a maturação em temp mais baixa, pelo tempo que julgar necessário, o que já ajuda na clarificação.
Para clarificar mais, depois disso, você pode fazer o cold crash, que é baixar a temp da cerveja para próximo de 0 grau e deixar por por uns 2 dias....

Obrigado pela ajuda!!!

felipealex, eu fiz a medição hoje e a densidade se manteve nos 1015SG, o que significa que a fermentação acabou na segunda ou terça-feira, então estou no 3º ou 4º dia da segunda etapa e hoje ja estou à 22ºC. Quando chegar nos 25ºC você sugere deixar por 4 dias e ir experimentando o sabor. É até ele melhorar? Porque eu experimentei hoje e achei um pouco amarga/azeda! Não gostei, é normal nessa altura do processo?

Lembro que o cgfischer disse é que ao chegar nos 25ºC baixa a temperatura para tipo 12ºC pelo tempo que achar necessário para clarificar e depois faz um cold crash por 2 dias, para melhorar a clarificação, e ai sim engarrafar. Seria essa a melhor opção?

Obrigado pela ajuda!!!

Não precisa colocar a 12 graus. Desce direto para 0 grau e deixa por uns 10 dias. Pronto. Depois, usei um auto sifão e coloque no fermentador/maturador para o primming e engarrafe. Perceba que você só vai tirar a parte límpida, por isso o auto sifão. Talvez consiga tirar tudo, mas não seja muquirana e deixe a parte suja no fundo do fermentador originário.

Não precisa colocar a 12 graus. Desce direto para 0 grau e deixa por uns 10 dias. Pronto. Depois, usei um auto sifão e coloque no fermentador/maturador para o primming e engarrafe. Perceba que você só vai tirar a parte límpida, por isso o auto sifão. Talvez consiga tirar tudo, mas não seja muquirana e deixe a parte suja no fundo do fermentador originário.

Marcelo, então assim que atingir 25ºC no dia seguinte desço direto para 0ºC por dez dias e depois transfiro pra outro balde para desconsiderar a lama e fazer o priming e engarrafar. Farei isso!

Valeu pela dica.

Abraço.

Marcelo, então assim que atingir 25ºC no dia seguinte desço direto para 0ºC por dez dias e depois transfiro pra outro balde para desconsiderar a lama e fazer o priming e engarrafar. Farei isso!

Valeu pela dica.

Abraço.

Opa... Precisando, só gritar...

Back