É necessário passivação em Postmix novo ?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

brunolinsalves

Well-Known Member
Joined
Nov 4, 2015
Messages
48
Reaction score
9
Bom dia pessoal,

Recentemente comprei um postmix novo, na loja dos lamas, e me surgiu uma dúvida: é necessário fazer a passivação do postmix novo ?

Desde já, agradeço pela atenção.
 
Esperei alguém te responder, mas na minha opinião não seria necessário.
Já para panelas de fervura acho que é obrigatório, tanto inox quanto alumínio.
Vou esperar outros mestres se posicionarem com esta pergunta, diga-se de passagem, de extrema relevância para o cervejeiro caseiro.
 
Vou expor minha opinião como engenheiro, não como cervejeiro.
A função da passivação é criar uma "monocamada" oxidada do material, com o objetivo de não haver deposição de material da superficie no seu alimento (sim, trato cerveja como alimento).
Portanto, somente deve-se falar de passivação em materiais que podem sofrer oxidação. Já, para equipamentos em inox, eles ja vem com a superficie tratada para não sofrer oxidação em excesso e, consequentemente perder elétrons de forma significativa para sua cerveja.

Assim, concluindo, criar uma camada de passivação de forma "caseira" so é significativo em panela de alumínio, cobre, galvanizado... O inóx ja possui uma camada "passivada".
 
Acho que a dúvida inicial é devido à página dos produtos SS Brew Tech comercializados por uma loja de PoA, onde diz:

"A passivação é uma etapa posterior a limpeza. Nesta etapa a intenção é "sequestrar" qualquer ion de ferro que possa estar livre na parede de inox, para evitar ferrugem. Isso é geralmente feito com um ácido forte (aí o motivo porque não esfregamos o inox pois ao riscar, iremos expor novos ions).
Na indústria ela é feita com ácido nítrico em concentrações superiores a 20%. Porém este ácido muito perigoso nesta concentração, por isso nós não vendemos no nosso site.
Alguns cervejeiros utilizam o ácido peracético para a passivação. Porém no nosso caso recomendamos fazê-la com ácido cítrico (ainda indisponível para venda a WE Consultoria, mas facilmente encontrado na Internet)."
 
Obrigado Ricardo e Sorvetero pelas respostas.

Eu tinha enviado um email para o lamas para tentar sanar essa dúvida. Segue o meu email e a resposta deles:

Pessoal, há alguns dias eu levantei um questionamento sobre a necessidade de passivação do postmix. Na dúvida eu tinha enviado um email para o lamas (onde eu adquiri o postmix) para esclarecer essa dúvida. Segue o questionamento e a resposta:

Email do questionamento: Recentemente eu adquiri um Postmix novo e tenho uma dúvida sobre este produto. Já que o equipamento é novo (nunca utilizado), é necessário fazer algum procedimento antes do primeiro uso ? Tipo uma passivação do inox ? Se sim, como devo proceder ?

Email da resposta: Não é necessário, o post mix já vai pronto para uso :)

Agora, eu não sei se já vem pronto para uso porque eles já fazem algum tipo de procedimento ou porque não é necessário.
 
O ideal é fazer a passivaçao.
No processo de fabricação a soldagem em alguns pontos acabam prejudicando a camada de oxidos.
Alguns fabricantes ja fazem a passivacão e outros não .
Então como forma de aumentar a vida útil do barril é recomendado.
A grande maioria dos fabricantes não realiza a passivacão.
 

Latest posts

Back
Top