Márcio Mônego
Well-Known Member
- Reaction score
- 30
Bom dia.A água daqui de Fortaleza não tem cloro em demasia Neudson? Nem com uso de filtro de carvão não sai o gosto do cloro. Não teve nenhum problema usando ela?
Não tenho meus equipamentos ainda e faço cerveja com o Jorge Fulegarem, que já faz cerveja em casa tem uns bons anos. Ele só usa água mineral.
Tem no site da sanasa.Pessoal, alguém tem a composição da água de Campinas?
Pessoal, alguém tem a composição da água de Campinas?
Tem no site da sanasa.
A SANASA disponibiliza laudo de análise da água tratada, através do site: www.sanasa.com.br. Nesta pagina, selecionar o ícone [Institucional] e logo após, aparece na parte inferior do lado esquerdo a opção [Qualidade – Análise da Água]. Aparecerá um mapa da cidade e a possibilidade de consultar os bairros. Após selecionar o seu bairro, aparecerão duas opções de resultados, uma para água tratada e outra para água bruta. Clicar na opção “relatório detalhado” em água tratada para acessar os resultados. Cabe ressaltar que está disponível os resultados do mês anterior.
Neste laudo, você encontrará informações sobre os teores das espécies químicas: cloro livre e cloramina, dureza, sódio, sulfato e alcalinidade.
Conforme a Portaria de Consolidação N. 5 – Anexo XX (origem: antiga Portaria 2914 do Ministério da Saúde de 12/12/2011), as investigações para cálcio e magnésio são feitas por meio do parâmetro “DUREZA”, que expressa as quantidades de carbonato de cálcio e magnésio na água.
Com relação ao Teor de Bicarbonatos, quantificamos a “Alcalinidade em Bicarbonatos” que sempre gera resultados entre 15 a 45 mg/L CaCO3. Alcalinidade em Carbonatos e em Hidróxidos sempre temos o limite de detecção (< 1 mg/L CaCO3), ou seja, a alcalinidade da água tratada e distribuída pela SANASA está em teores de Bicarbonatos. Portanto, a alcalinidade total ( CaCO3 ) é igual a alcalinidade de bicarbonatos.
Tem sódio, alcalinidade e dureza também.Ou eu sou muito leigo ou só enxerguei Cloreto e Sulfato no relatório?
Só com essas informações é possível ter um ajuste de água adequado para fazer breja?
Tem no site da sanasa.
Com relação ao Teor de Bicarbonatos, quantificamos a “Alcalinidade em Bicarbonatos” que sempre gera resultados entre 15 a 45 mg/L CaCO3. Alcalinidade em Carbonatos e em Hidróxidos sempre temos o limite de detecção (< 1 mg/L CaCO3), ou seja, a alcalinidade da água tratada e distribuída pela SANASA está em teores de Bicarbonatos. Portanto, a alcalinidade total ( CaCO3 ) é igual a alcalinidade de bicarbonatos.
Cálcio e magnésio vem da dureza, bicarbonato vem da alcalinidade. Também não sei as contas, mas jogue na calculadora do Brewsfriend os valores que ele calcula para você.Muito obrigado Stirling. Eu já havia achado este laudo, porém falta Cálcio, Magnésio e Bicarbonato. Não sou químico e bastante leigo nesta arte química.
Por favor traduza para mim um pouquinho, como acho a quantidade de cálcio, magnésio e bicarbonato?
Grande abraço
Robert
Aguardando alguém, sou do taboão da serra, aqui a distribuição vem da represa guarapirangaPessoal,
Sei que o tópico é antigo, porém o link de São Paulo está fora. Alguém recentemente chegou a analisar a água de SP, moro em Cotia e não consegui no SAC da Sabesp e nem no site deles tem. Alguém conseguiu?
Fui seco no link, ainda nada....Pessoal,
Sei que o tópico é antigo, porém o link de São Paulo está fora. Alguém recentemente chegou a analisar a água de SP, moro em Cotia e não consegui no SAC da Sabesp e nem no site deles tem. Alguém conseguiu?
Fui seco no link, ainda nada....
Fala, pessoal!
Estou reativando o tópico para postar a análise da água do sistema Guarapiranga que abastece parte da região sul e oeste da Grande São Paulo. A Sabesp me forneceu um relatório bem detalhado após uma tentativa frustrada no "falecom" da empresa e posterior solicitação via ouvidoria. As amostras são de agosto/2020. Segue os principais parâmetros:
Cálcio total: 41,29 mg/l
Cloreto: 18,41 mg/l
Sódio total: 13,15 mg/l
Sulfato: 15,31 mg/l
Magnésio total: 7,93 mg/l
Dureza total: 49,22
pH a 18ºC: 8,648
Não consta no relatório os valores referentes ao bicarbonato, alguém sabe qual a melhor maneira de se estimar esses valores?
opa, obrigado amigo, de qual lugar de sp vc é?Fala, pessoal!
Estou reativando o tópico para postar a análise da água do sistema Guarapiranga que abastece parte da região sul e oeste da Grande São Paulo. A Sabesp me forneceu um relatório bem detalhado após uma tentativa frustrada no "falecom" da empresa e posterior solicitação via ouvidoria. As amostras são de agosto/2020. Segue os principais parâmetros:
Não consta no relatório os valores referentes ao bicarbonato, alguém sabe qual a melhor maneira de se estimar esses valores?
Seu vizinho, brother, moro próximo ao Extra Taboão.opa, obrigado amigo, de qual lugar de sp vc é?
Também tenho medido e se aproxima muito desse resultado.Opa essa analise me interessa! O PH tá fazendo sentido pois nas minhas ultimas brassagens marquei ele.
Porra teve sorte hein! Cansei de mandar mensagem pra esses arrombados e ser ignorado...Fala, pessoal!
Opa, qndo a situação melhorar vamos trocar umas ideias, o único amigo q tinha por perto pra fazer breja foi pra fora de spSeu vizinho, brother, moro próximo ao Extra Taboão.
Opa, vamos sim, com certeza!Opa, qndo a situação melhorar vamos trocar umas ideias, o único amigo q tinha por perto pra fazer breja foi pra fora de sp
Também joguei no brewfather e isso me chamou a atenção, em geral as águas de superfície brasileiras são bem mais moles que o que o brewfather mostra.View attachment 126091
Só achei estranho a parte da dureza da agua. O Brewfaher da uma estimativa muito diferente da analise. Alguem pode confirmar esse valor por outro software?
Boa! Como você solicitou na ouvidoria da Sabesp? Estou procurando os valores da Cantareira e no "falecom" obtive uma negativa dizendo que eles não tinham esses dados. AbsFala, pessoal!
Boa! Como você solicitou na ouvidoria da Sabesp? Estou procurando os valores da Cantareira e no "falecom" obtive uma negativa dizendo que eles não tinham esses dados. Abs
Boa! Como você solicitou na ouvidoria da Sabesp? Estou procurando os valores da Cantareira e no "falecom" obtive uma negativa dizendo que eles não tinham esses dados. Abs
Tem que seguir um rito. Primeiro, abrir a solicitação no site no "fale conosco", pedindo detalhadamente os parâmetros e informando a finalidade; Eles abrem um número de solicitação e depois de alguns dias vão responder ou direcionando para os relatórios constantes no site, ou respondendo que não possuem esses dados.Boa! Como você solicitou na ouvidoria da Sabesp? Estou procurando os valores da Cantareira e no "falecom" obtive uma negativa dizendo que eles não tinham esses dados. Abs