• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

    Homebrewing Facebook Group

Whirpool e cone de trub

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Pessoal, fiz minha 1ª brassagem ontem, hehe altos imprevistos aconteceram. Mas enfim o que mais tá me procupando é que não consegui fazer o cone de Trub, então foi muito mas muito trub msm pro fermentador. O que devo fazer deixar assim msm ou transferir o mosto para outro fermentador e tentar fazer o whirlpoll denovo? Hj fui ver o fermentado e tem uma boa cama de sedimentos no fundo...

Fala Fernando ! Vc nao terá problemas. Talvez ela não fique tâo translucida qto vc deseja, mas ficara saborosa do mesmo jeito. Quanto aos imprevistos ... relaxa. Tô na minha 9º brassagem e sempre tem alguma novidade. ainda nao fiz uma brassagem "lisa". O consolo é que mesmo assim a cerveja tá ótima.
Boas brassagens .
 
A pesar desse tópico ser antigo, vi que escreveram respostas ainda nesse mês de julho/2015.
Comecei a fazer minhas brassagens início desse mês. Fiz o curso com o Guenther Sehn, muito bom o curso (abraço Guenther). Minha primeira leva foi de Pilsen, cujo trub ficou perfeito (não usei WHIRLFLOC). Já a segunda leva, IPA, como bem falaram antes, pelo fato de ter usado WHIRLFLOC, o trub ficou disperso (só agora que notei que o que ficou disperso foram as proteínas), até me assustei.
Por isso vim aqui pesquisar. E descobri o que já estava desconfiado. Se eu soubesse que não tinha problema levar para o fermentador um pouco da proteína, não teria perdido cerca de 1 litro, kkkkkk.
Boas brassagens para todos!
 
Seu levei foi quase todo trub na minha primeira brassagem de uma IPA. E ficou linda e ótima. Abri uma ontem com 4 dias apos o priming, para ver se tinha carbonatado direito e me surpreendeu, já tava muito boa de beber.
 

Attachments

  • IMG_20150729_190629.jpg
    IMG_20150729_190629.jpg
    152.4 KB
Fernando, se a tua cerveja está carbonatada com 4 dias de garrafa, cuidado para elas não ficarem com excesso de carbonatação e virarem granadas daqui 1 semana, isso é bem perigoso!
 
Fernando, se a tua cerveja está carbonatada com 4 dias de garrafa, cuidado para elas não ficarem com excesso de carbonatação e virarem granadas daqui 1 semana, isso é bem perigoso!

Galhardo, usei priming com 8g/lt. Msm assim vc acha que tem perigo? Pois o que penso é que a formação de Co2 já deve ter cessado, pois a fermentação primária já deve ter terminado. Estou certo?
 
Depende da temperatura e outros fatores mas eu ficaria de olho sim, vc ta medindo a pressão em um manômetro ou tá só esperando pra ver? Por segurança, quando for manusear coloca uma toalha em cima até ter certeza que ta tudo ok. Uma vez uma explodiu na minha mão só de dar uma batidinha na garrafa ao lado mas por sorte estavam dentro de uma caixa e não voou vidro em mim mas ai tirei tudo e coloquei na geladeira e fiquei me borrando pra abrir a próxima, só abria de óculos e luvas hahahaha. Eu estava Bem no começo e não havia realizado medições de gravidade na fermentação, fui só pelos 3 dias da receita e deve ter sobrado açúcar sem fermentar.
 
Hauahauhaua, estou com medo agora. Vou tomar essa precauções. Não tenho manômetro. Coloquei as garrafas junto com uma Brown Ale que to fermentando, engarrafei a IPA no dia que fiz a brassagem da Brow. Ou seja ela está em ótimas condições de fermentação, comecei a fermentação a 18º , depois do segundo dia a 18º subi 1 grau por dia até 20º, e no quarto dia a Brow atenuou. Hj no quinto abaixei para -2,5º daqui dois dias vou transferir a Brow para o balde de maturação e subir para 9º. e deixar mais 7 dias. Total de 14 dias fermentação e maturação. Nesses 14 dias as garrafas vão ficar nesse msm processo.

Valeu
 
Hj no quinto abaixei para -2,5º daqui dois dias vou transferir a Brow para o balde de maturação e subir para 9º. e deixar mais 7 dias. Total de 14 dias fermentação e maturação. Nesses 14 dias as garrafas vão ficar nesse msm processo.

Valeu

Cara, então tire as garrafas da geladeira. Não faz sentido tu com 4 ou 5 dias já gelar. O máximo que tu vai fazer é decantar a levedura antes de a refermentação estar completa. O indicado é deixar pelo menos 15 dias em temperatura de fermentação pra refermentação na garrafa. Se tiver pouca levedura disponível (usar gelatina, por exemplo) ou maior graduação alcoólica, pode demorar ainda mais.
 
De fato 4 dias para a carbonatação são poucos dias. Isso pode estar ligado a vários fatores, um dos principais é ter bastante fermento na leva ou muito açúcar no primming. Estou com um leva de Lager carbonatando há 5 dias, e o manômetro está ainda na marca de 1bar. Creio que chegará nos 2,5 bar com seus 10 a 12 dias. Só então vou aguardar mais uns 4 para abrir e provar.
Mas cada um sabe a ansiedade de se esperar e esperar. Pois a vontade de abrir e ver o resultado final é imensa.
 
Então galera, o priming foi calculado com 8g/l então acho que não é excesso de açúcar do priming. Com ralação a levedura depois que esfriei ficou aquela borra normal no fundo nada exagerado. Esfriei exatamente pra parar a refermentação, pois fiquei com medo delas explodirem, visto que com 4 dias já estava bem carbonatada. Acham então que devo tirar elas da geladeira e deixar dentro de um armário a temperatura ambiente?

Valeu
Fernando
 
parece ok, mas vai manuseando com cuatela! Outra coisa, gás na garrafa não quer dizer que a cerveja esteja carbonatada pois o CO2 tem que se dissolver no líquido tb.
 
Valeu as dicas Galhardo, vou deixar elas num armário fresquinho e deixar os 14 dias para abri- las.

Abraço
Fernando
 
Pessoal, retomando o tema inicial postado pelo @grupis, eu que sofro da mesma tristeza dele, gostaria de perguntar o que acham de usar método BIAB para fervura? Faz sentido?

Não vai resolver a questão das proteínas, mas pode ajudar não?
 
Pessoal, retomando o tema inicial postado pelo @grupis, eu que sofro da mesma tristeza dele, gostaria de perguntar o que acham de usar método BIAB para fervura? Faz sentido?

Não vai resolver a questão das proteínas, mas pode ajudar não?

Cara, pra isso o whirlfloc é um bom resfriamento vão te ajudar a precipitar as proteínas. Acho que não vai ficar tanta coisa no bag não se tirar antes de resfriar. Se tirar depois de resfriar, vai dar uma bagunçada legal no trub e cold break formados.
 
cara, a moral é o seguinte: se resfriar antes do whirpool, e for um resfriamento eficiente, o cold break vai coagular e ele nunca forma um cone bonito, sempre vai ficar espalhado no fundo da panela, mas não dá nada levar isso pro fermentador.

Se fizer o whirpool antes de resfriar, aí só o que fica no meio é o trub (basicamente lúpulo e proteínas do hot break) e aí sim fica um cone bonitão bem no meio.
 
Só pra constar, sempre sofri com Whirpool também. Até que hj descidi não usar o whirfloc e gostei do resultado. Pela primeira vez tive um cone decente. Não é o ideal ainda, mas está bem perto do que imagino.
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    209.5 KB
Só pra constar, sempre sofri com Whirpool também. Até que hj descidi não usar o whirfloc e gostei do resultado. Pela primeira vez tive um cone decente. Não é o ideal ainda, mas está bem perto do que imagino.

Será que antes o cold break não ficava por cima do cone de lúpulo e tal e você achava que não funcionou direito quando na verdade estava escondido?
 
Cara, acredito que não. Antes sempre ficava as proteínas espalhadas por todo o fundo da panela, de jeito nenhum formava o cone.
 
Fiz a frio. Terminei de resfriar o mostro, fiz o whirpool e deixei uns 5min, dai fiz o sifonamento bem pela borda.
Não sei se teria sucesso se tivesse tirando pela válvula da panela...
 
Cara, acredito que não. Antes sempre ficava as proteínas espalhadas por todo o fundo da panela, de jeito nenhum formava o cone.

Justamente.
Proteínas = cold break.
restos de lúpulo = trub.

O que vai formar o cone são os restos de lúpulo. Isso é o trub e deves evitar de mandar isso pro fermentador.
As proteínas vão mesmo ficar boiando, não vão formar o cone (até podem formar, mas vão descer junto com o mosto e este cone vai desfazer, porque as proteínas são lisas, não se prendem). A diferença é que se tu usa whirlfloc, estas proteínas coagulam mais facilmente e teu mosto fica mais límpido. Se tu não usa, as proteínas não coagulam tão bem e ficam mais dispersas no mosto. O resultado é um mosto mais turvo. Mas não tem maiores problemas levar parte destas proteínas pro fermentador, tanto com quanto sem whirlfloc. Conforme o @Raisoshi falou acima, o cone devia sim se formar, mas as proteínas coaguladas não deixavam tu ver ele.

Este é um erro muito comum. Quem quiser formar cone com as proteínas coaguladas geralmente vai se decepcionar, pois é muito, muito difícil. O de trub, ao contrário, é bem fácil.
 
Alguém já tentou ferver separadamente por 1h a parte mais "volumosa" dos pellets? Me ocorreu isso semana passada, quando fiz um BIAB pela primeira vez e me deparei com quase um quinto do mosto pós-fervura desperdiçado no trub.

suponhamos que eu fosse usar, numa receita de 20L de IPA inglesa (olha a redundância), 45g de Northern Brewer p/ amargor (60 min.) e 30g de EK Goldings p aroma (5min.). (p/ enquanto desconsiderando o dry hopping). Eu teria uma carga de 75g de lúpulo, daria um monte de trub e, consequentemente, bastante perda de mosto ao final da fervura. Se eu fervesse estes 45g de N. Brewer separadamente, num caneco com meio litro de água por 60 minutos (ou 1L, que seja), não seria mais fácil de separar este trub de 1L de água? E depois eu só jogo esse "extrato" de lúpulo no mosto. Alguém já tentou isso?

ou realmente tem que ferver tudo junto porque o lúpulo reage / interage com o mosto, e isso mudaria as propriedades dele?

peço desculpas se não é o tópico certo, não achei outro tópico mais adequado
 
Alguém já tentou ferver separadamente por 1h a parte mais "volumosa" dos pellets? Me ocorreu isso semana passada, quando fiz um BIAB pela primeira vez e me deparei com quase um quinto do mosto pós-fervura desperdiçado no trub.

suponhamos que eu fosse usar, numa receita de 20L de IPA inglesa (olha a redundância), 45g de Northern Brewer p/ amargor (60 min.) e 30g de EK Goldings p aroma (5min.). (p/ enquanto desconsiderando o dry hopping). Eu teria uma carga de 75g de lúpulo, daria um monte de trub e, consequentemente, bastante perda de mosto ao final da fervura. Se eu fervesse estes 45g de N. Brewer separadamente, num caneco com meio litro de água por 60 minutos (ou 1L, que seja), não seria mais fácil de separar este trub de 1L de água? E depois eu só jogo esse "extrato" de lúpulo no mosto. Alguém já tentou isso?

ou realmente tem que ferver tudo junto porque o lúpulo reage / interage com o mosto, e isso mudaria as propriedades dele?

peço desculpas se não é o tópico certo, não achei outro tópico mais adequado

Usa um hop bag ou hop spyder, mais fácil.
 
Alguém já tentou ferver separadamente por 1h a parte mais "volumosa" dos pellets? Me ocorreu isso semana passada, quando fiz um BIAB pela primeira vez e me deparei com quase um quinto do mosto pós-fervura desperdiçado no trub.

suponhamos que eu fosse usar, numa receita de 20L de IPA inglesa (olha a redundância), 45g de Northern Brewer p/ amargor (60 min.) e 30g de EK Goldings p aroma (5min.). (p/ enquanto desconsiderando o dry hopping). Eu teria uma carga de 75g de lúpulo, daria um monte de trub e, consequentemente, bastante perda de mosto ao final da fervura. Se eu fervesse estes 45g de N. Brewer separadamente, num caneco com meio litro de água por 60 minutos (ou 1L, que seja), não seria mais fácil de separar este trub de 1L de água? E depois eu só jogo esse "extrato" de lúpulo no mosto. Alguém já tentou isso?

ou realmente tem que ferver tudo junto porque o lúpulo reage / interage com o mosto, e isso mudaria as propriedades dele?

peço desculpas se não é o tópico certo, não achei outro tópico mais adequado

A "eficiência" do lúpulo depende da densidade de "amargor" no líquido... Quanto menos volume de água, menor a eficiência... Considere isso..
 
A única vez que eu consegui um bolo de lúpulo concentrado no meio da panela, foi quando fiz whirlpool usando bomba de recirculação.
Usei um chiller de contra-fluxo feito em casa e na saída do chiller, conectei a sucção da bomba. A descarga da bomba foi de volta para a panela, na lateral. Isso provocou um lento e constante redemoinho. Não esperava muita coisa com isso, mas quando se passaram 30 minutos, o bolo estava lá. Bem concentrado no meio da panela.

Não gosto muito dessa técnica. Prefiro o chiller de imersão e sifonar para o fermentador. Mesmo perdendo uma quantidade significativa de cerveja. Numa IIPA, o bolo de lúpulo deve ser gigante.

Bom, espero ter ajudado.
Olha.... esse vou testar😎
 
Trub espalhado = mosto sujo, ou seja, tem que clarificar bem, além de fazer o whirpool, ter água com cálcio ajustado, esperar decantar...
Nem sempre mano.... se eu temostrar meu mosto rssss... agora o sal pode ser mesmo eim..... não corrijo 🙄
 
Boa noite pessoal,

Vou dar o meu relato. Depois de 22 brassagens finalmente consegui começar a me acertar no cone de trub. Já tinha testado muita coisa diferente. Mesmo fazendo whirlpool com bomba nao formava o tal do cone de jeito nenhum. Na minha última brassagem eu "encasquetei" que tinha relação com a minha intensidade de fervura (depois de assistir novamente a serie de clarificação do canal do Jamal). Enfim, aumentei a intensidade da fervura (a evaporação aqui subiu de 12% para 15%) e paaaahh. O cone chegou a rachar de tão compacto.

Então, os que entendem mais me ajudem, mas acabei pensando que meu problema tinha a ver com a desnaturação melhor de certas proteínas porque a minha fervura estava "fraca" (apesar de no termômetro não mudar nada).

20210817_175620.jpg


Não digo que todo problema é igual, mas no meu caso parece que é isso.

Espero ter ajudado alguém.

Abraços e boas brassagens.
 
Rapaziada convido todos deste tópico a meditar sobre o que trago.

Fui fazer uma comprinha no Ponto do Malte/ Chope do Alemão, uma brew shop aqui no Moçambique em floripa SC e o Alemãozão me deu umas puta dica!

A 4 anos venho sempre deixando meu chiller de imerção dentro da panela deste o início da fervura. Para esterelizar bem esterelizadinho, junto com alguns utensílio que são usados.

O próprio Alemão largou essa:

_Quando tu faz o willprol com o chiller não cria o vórtice ideal pois o redemoinho bate no chiller e não cria o que é pra criar...

Coloca o chiller uns 15 minutos para esterelizar, e tira ele, coloque ele em local esterelizado. Desliga o fogo, faz o redemoinho (tenho pá de inox na parafusadeira) espere uns 15 minutos e vagarosamente coloque o chiller e liga a água... comprei o whirlfloc e vou usar ele tb pra ver...depois posto os resultados dessa deixa :)
 

Latest posts

Back
Top