• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

    Homebrewing Facebook Group

Whirlpool com bomba Magnetica MP15r

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
.... utilizo o chiller serpentina de cobre no mosto e circulo água gelada por ele.

Hummmmm... Você fará o Whirlpool depois de tirar a serpentina e com o mosto já bem resfriado, ok? Creio que dá certo.
Quando estou resfriando, por usar o chiller de contrafluxo, o redemoinho já se forma no resfriamento. Quando baixa dos 80º abro a válvula do Whirlpool. Se precisar, com o mosto já frio, fecho o chiller e ai fica só o Whirlpool.
 
...vou tomar coragem, comprar essa bomba, mudar minhas conexões e mangueiras e passar a fazer o whirlpool assim...

Não conheço o teu equipamento, mas se você trasfega a cerveja para o fermentador pela lateral da panela mantenha esse detalhe. Aconselho a adicionar o ralo no fundo e fazer duas saídas: uma indo para a bomba e outra como ralo de esgoto mesmo. Use alguma válvula para fazer a comutação entre os canos. O ralo será muito útil.
O cano de sua saída lateral pode unisse ao da saída do ralo e ligar a Bomba. Usando T e válvula. Para Whirlpool usar sido do ralo, para mandar ao fermentador usar saída lateral. Tendo terminado o trabalho... abre a saída de esgoto e manda a sujeira embora. É o que farei na minha.
Apenas uma dica.
 
Não conheço o teu equipamento, mas se você trasfega a cerveja para o fermentador pela lateral da panela mantenha esse detalhe. Aconselho a adicionar o ralo no fundo e fazer duas saídas: uma indo para a bomba e outra como ralo de esgoto mesmo. Use alguma válvula para fazer a comutação entre os canos. O ralo será muito útil.
O cano de sua saída lateral pode unisse ao da saída do ralo e ligar a Bomba. Usando T e válvula. Para Whirlpool usar sido do ralo, para mandar ao fermentador usar saída lateral. Tendo terminado o trabalho... abre a saída de esgoto e manda a sujeira embora. É o que farei na minha.
Apenas uma dica.

Sim, isso mesmo. E já respondendo a segunda dica...

Faço whirlpool já resfriado, porém ele não tem ficado bom por dois motivos: a frio não forma o cone de trub muito bem e o volume é muito - média de 55l - para girar na mão. Nas mais lupuladas tem gerado perdas em torno de 4 a 5l no fundo!

E agora preciso verificar outra coisa que esqueci: a temperatura que não deve ser oxigenado o mosto, que creio que seja acima de 30 graus. Vou ver se encontro a fonte dessa info.

Meu caldeirão é de 65l e já tem a saída lateral sim, só que são de 3/4, por isso precisarei de redutor, troca das mangueiras e provavelmente engate rápido pois será utilizada em dois caldeirões, de mostura e depois de fervura.

A ideia será fixar a bomba abaixo da saída do registro. Desengato o primeiro, retiro e engato o segundo - uso o mesmo suporte fazendo a substituição dos caldeirões.

A saída central não rola porque meu sistema é a gás.

O trub dispenso virando o caldeirão mesmo.

Há uns 3,5 anos uso a mesma e única bomba de lava-louças hehehehe relaxo, né!

Valeu pelas dicas e infos!!!
 
É, de fato está na hora de usar outra bomba...:rolleyes: Mas não sei se com a saída lateral vai dar um bom Whirlpool.Talvez se você usar um cotovelo também na saída do mosto, na parte interna virado para o sentido contrario do cotovelo do Whirlpool. Assim você favorece o redemoinho tanto na entrada como na saída. Mas isso é só teoria. não sei o que acontece na prática.
Algo que pode te ajudar muito é cortar de dois a três centímetros de um cano de inox de umas 3' ou mais, cortar a lateral e fazer com ele a letra C. Põem isso no fundo da panela com a abertura virada para o lado oposto ao da saída do mosto e faz o Whirlpool com ele ai. O trub vai ficar acumulado dentro dele. Se achar pequeno consegue uma tira de inox de uns dois centímetros de largura e enverga ela, talvez seja melhor.
 
Seguem fotos e explicação do sistema que montei, ou: que vou montando... Há algumas coisas improvisadas (níveis), outras que serão substituídas (peças plásticas, manta elastomérica, panela, etc), outras ainda reajustadas (algumas conexões). Tudo funciona bem, mas pode ficar melhor. Gosto de montar e ir mexendo...
Compartilho a experiência que tive e, como faço cerveja a apenas uns dois anos, podem ter erros ou imprecisões no que fiz. De qualquer forma compartilho a experiência, e peço dicas aos mais profissionais entre os artesanais.

Sistema:
  • Uma Ligação direta entre a MP-15r e a panela só para essa finalidade.
  • O cano curvo, e de menor calibre, bem junto a lateral da panela para que o esguicho de mosto faça a curva da panela, empurrando todo o liquido com pressão para a direção correta.
  • O furo no centro da panela para aproveitar o efeito natural de turbilhonamento dos ralos, tonificado pela sucção da bomba fazendo um alto e amplo redemoinho, sugando ar junto com o mosto e gerando oxigenação.
Fotos:

Foto 01:
- Minha Tribloco, Frankie Stein montado com minhas próprias mãos....
- Uma panela do Lamas (estará a venda em poucos dias) e duas Panelas victória B. 70l
- Brewstand montado em inox e com rodinhas (tenho que movimentar a cada uso)
- Conexões de inox ligadas as panelas por mangueira de silicone e mangueira cristal.
- Bomba MP-15r (220v) para controle de fluxos e bomba de máquina de lavar para fazer recirculação.
- Controle das resistências subdivido em dois: caixa com contatoras bipolar e caixa com termostatos.

Foto 02:
Principais comandos, todos centralizados, ao alcance dos olhos.

Foto 03:
Vista aérea da MP-15r, na qual aparecem a mangueira de saída da bomba, mangueira de retorno do chiller de contrafluxo engatando no T de inox (T: esquerda saída para fermentador, direita retorno para panela de fervura), mangueira de saída da água do Chiller (azul) indo para o esgoto, fios de entrada e saída da caixa de controle.

Foto 04:
Detalhe das conexões de retorno direto da bomba MP-15r (superior), e retorno do chiller (inferior), tendo ao fundo a mangueira para nível de mosto (provisória...) e a barra de suporte da panela superior.

Foto 05:
Entrada da panela de fervura.
Há duas mangueiras engatadas aí:
- Esquerda – Retorno direto da MP-15r (usado unicamente para Whirlpool)
- Direita – Retorno do Chiller (resfriamento do mosto)

Foto 06:
Vista por cima da panela.
- A direita o cotovelo de 1/2 com espigão reduzido e mangueira também mais fina. A mangueira está encostada na lateral da panela, o liquido já sai em curva seguindo a “anatomia” de meu whirlpool.
- Ao fundo o ralo de 1/2 e a resistencia, que como sabem, atrapalha um pouco o redemoinho.

Foto 07:
Detalhe da mangueira. Simples não é? Mas ajuda bastante.
Antes eu não usava a mangueirinha. O liquido saia do espigão e se esborrachava de qualquer forma na panela, sem contar que seu ângulo fazia freio ao turbilhonamento. Com a mangueira ele sai lisinho e empurra o mosto na direção correta. Realmente simples.

Foto 08:
Conexões de saída da panela de fervura
- Superior – saída para a bomba
- inferior – saída de esgoto

Funcionamento

O mosto sai para a bomba (foto 08 para 03) e da bomba pode tomar dois caminhos: chiller ou whirlpool, e de ambos retornam a panela de fervura (04 - 05) passando pelo espigão com mangueira de calibre mais fino, encostada na lateral da panela.
O retorno do chiler já gera redemoinho, mais leve. Mas ao abrir o retorno direto da bomba e fechar a saída do chiller o liquido não encontra a resistência criada pelas curvas da serpentina e vai com toda a pressão da bomba direto para a panela. Ao entrar encontra um estrangulamento que lhe obriga a sair em um jato pressurizado.
O movimento cíclico dessas etapas (sair da panela, pressurização da bomba e retorno em jato ao ponto inicial) vai aumento gradativamente a velocidade, de forma que: com 48l de liquido obtive oxigenação, pois o redemoinho vai até o fundo e suga um pouco de ar. Com 30l tenho que estrangular (fechar) um pouco a válvula de Whirlpool, localizada após a bomba, pois o turbilhonamento fica muito forte a entrada de ar é tanta que a bomba falha.

Um problema, que logo resolverei:

Minha única saída é a do fundo. por isso tenho que por um pedacinho de mangueira para elevar o buraco e não puxar a lama (Whirlpool manda tudo para o centro...).
Vou adicionar uma saída na lateral (2cm do fundo) só para mandar o mosto para o fermentador.

Talvez você tenha um problema:

Você tem uma saída lateral e não tem um buraco (ralo) no fundo da panela...
Sugiro fazer um buraco a mais no seu brinquedo....

Espero que tenha ajudado em algo.
Farei uma Dubbel esta semana. Postarei fotos e talvez algum vídeo.

Ps: Os dois baldes de sorvete que se vê na foto 1 estão com os levain feitos com fermento de cerveja, comentados neste link: Pão italiano com levedura de cerveja

Muito show seu sistema, parabens.
Vou ver se consigo fazer algumas modificacoes no meu setup. Muito bem explicado.
No meu caso a bomba esta bem mais baixo, tem mais ou menos 1,5mt de cano p liquido percorrer até a panela, junto com mais 3 curvas 90 graus. Talvez seja isso que perca pressão no meu sistema.

2945B6FC-D0AA-49BB-BEE5-92AF70B250FA.jpeg

Obrigado.
 
Marcos, na sua foto aparece uma bombona azul, é para fazer a limpeza? Se sim, você poderia explicar como é esse processo e qual produto e concentração você utiliza? Obrigado.
 
Marcos, na sua foto aparece uma bombona azul, é para fazer a limpeza? Se sim, você poderia explicar como é esse processo e qual produto e concentração você utiliza? Obrigado.

Essa bombona é agua e gelo para circular dentro do chiller, sistema fechado. Coisa que eu inventei porem estou conseguindo baixa bem a temperatura agora. O unico detalhe que precisa de muito gelo, varios potes de sorvete que congelo. Consigo chegar ate 18 graus o mosto.
 
É, de fato está na hora de usar outra bomba...:rolleyes: Mas não sei se com a saída lateral vai dar um bom Whirlpool.Talvez se você usar um cotovelo também na saída do mosto, na parte interna virado para o sentido contrario do cotovelo do Whirlpool. Assim você favorece o redemoinho tanto na entrada como na saída. Mas isso é só teoria. não sei o que acontece na prática.
Algo que pode te ajudar muito é cortar de dois a três centímetros de um cano de inox de umas 3' ou mais, cortar a lateral e fazer com ele a letra C. Põem isso no fundo da panela com a abertura virada para o lado oposto ao da saída do mosto e faz o Whirlpool com ele ai. O trub vai ficar acumulado dentro dele. Se achar pequeno consegue uma tira de inox de uns dois centímetros de largura e enverga ela, talvez seja melhor.

Leandro,

Não sei se entendi bem.

Você acha que a saída lateral no fundo do caldeirão pode prejudicar o whirlpool, isso?

O "C" a que você se refere não entendi bem a ideia de como utilizar. De qualquer forma, se na mão está indo um tanto do trub para o fermentador porque não centraliza muito, ficando um pouco mais fechado já estou no lucro hehehehe.

Havia pensado assim:

1 - Tenho a saída lateral a 1,5cm do fundo onde fica a válvula que vai para a bomba > a bomba ficará logo abaixo da válvula.

2 - A entrada lateral do whirlpool ficaria a 15cm de altura em um ângulo de aproximadamente 145º com ralação a válvula de saída da bomba, a ideia é fazer outra entrada lateral a uns 15cm do fundo para o whirlpool (válvula paralela a parede do caldeirão + curva 90º + niple + curva 90º + espigão com redução de 1/2 para 3/8 + pedaço de mangueira de silicone jogando paralela e encostada na parede.

Ps: Preciso ver a altura do caldeirão, pois a entrada do whirlpool deve estar a aproximadamente 1/3 da altura.

Valeu!
 
Leandro,

Não sei se entendi bem.

Você acha que a saída lateral no fundo do caldeirão pode prejudicar o whirlpool, isso?

O "C" a que você se refere não entendi bem a ideia de como utilizar. De qualquer forma, se na mão está indo um tanto do trub para o fermentador porque não centraliza muito, ficando um pouco mais fechado já estou no lucro hehehehe.

Havia pensado assim:

1 - Tenho a saída lateral a 1,5cm do fundo onde fica a válvula que vai para a bomba > a bomba ficará logo abaixo da válvula.

2 - A entrada lateral do whirlpool ficaria a 15cm de altura em um ângulo de aproximadamente 145º com ralação a válvula de saída da bomba, a ideia é fazer outra entrada lateral a uns 15cm do fundo para o whirlpool (válvula paralela a parede do caldeirão + curva 90º + niple + curva 90º + espigão com redução de 1/2 para 3/8 + pedaço de mangueira de silicone jogando paralela e encostada na parede.

Ps: Preciso ver a altura do caldeirão, pois a entrada do whirlpool deve estar a aproximadamente 1/3 da altura.

Valeu!
Acho que o redemoinho se deve ao furo no centro da panela. antes eu utilizava a panela Lamas com saída lateral e uma bomba de maquina de lavar, esguichando o mosto para turbilhonar, mas nunca fez esse redemoinho. É certo que teu mosto vai girar, e talvez gire bem, mas não posso dizer que o turbilhão será tão rápido quanto o de minha tribloco, e se fará o redemoinho. Talvez de certo, mas não posso afirmar.
 
Interessante sua idéia de "banco de gelo".

Então,

Durante a semana produzo gelo no congelador da geladeira de fermentação.

No resfriamento, quebro o gelo numa caixa de isopor onde fica uma bombinha de aquário e encho de água. Conforme a água vai baixando, vou completando. Ou seja, circulo água gelada no chiller - ponho o chiller no caldeirão 5 minutos antes de desligar para esterilizar.

Na saída do chiller deixo o caldeirão de mostura para captar a água quente para utilizar na lavagem dos materiais: o próprio caldeirão, cesto, chiller, mangueiras e a bomba, através da circulação dessa água quente por um tempo.

Outra parte da água guardo em baldes. No fim do processo reutilizo toda água na lavagem do piso ou guardo para regar o jardim no dia seguinte hehehe.

Ainda assim creio que utilize em torno de 90 a 100 litros de água.

Levo aproximadamente 30 minutos de 96ºC para 28ºC - circulando o mosto na mão - para aí fazer o whirlpool.

Quanto ao whirlpool ser atrapalhado pela saída lateral acho que não há problemas porque minha conexão fica apenas 1cm saliente da parede. Creio que não vá atrapalhar a corrente do redemoinho.
 
Caramba. Estou impressionado. Teve outros relatos no começo do post mostrando uma saida bem fina dentro da panela. Posso estar enganado, mas olhando por esse setup, me parece que o ralo central na panela de fervura é o que faz uma diferença sem igual (logicamente quanto menor a distancia que o liquido percorra melhor)
 
Caramba. Estou impressionado. Teve outros relatos no começo do post mostrando uma saida bem fina dentro da panela. Posso estar enganado, mas olhando por esse setup, me parece que o ralo central na panela de fervura é o que faz uma diferença sem igual (logicamente quanto menor a distancia que o liquido percorra melhor)

Blz Felipe?!

Então, no caldeirão de 45 litros o whirlpool rolava legal e formava o cone de trub e lúpulo centralizado, mesmo o caldeirão tendo a mesma saída atual na lateral - medidas aproximadas de 1,5cm do fundo, 1,5cm de avanço para dentro e diâmetro de 3/4.

No caldeirão atual, de 65 litros, já tentei fazer a quente e a frio e nenhum rolou como no caldeirão menor.

Por isso creio que falta mesmo é um tempo maior e com mais vigor de whirlpool. E girar 55 litros no braço é f*** hehehehe.

A saída lateral acho que não irá atrapalhar em nada. Como você mesmo disse, deve estar mais relacionado a distância percorrida.

Valeu!
 
Caramba. Estou impressionado. Teve outros relatos no começo do post mostrando uma saida bem fina dentro da panela. Posso estar enganado, mas olhando por esse setup, me parece que o ralo central na panela de fervura é o que faz uma diferença sem igual (logicamente quanto menor a distancia que o liquido percorra melhor)

[/B]

Não sei se entendi bem.

Você acha que a saída lateral no fundo do caldeirão pode prejudicar o whirlpool, isso?



Felipe, aproveito seu comentário para responder ao Mó e te dar um feedback.
Fiz uma adaptação nas mangueiras de forma a fazer a circulação do mosto usando uma saída lateral (a do nível) em lugar do furo central (ralo), e de fato a velocidade do whirpool reduziu muito e ele foi pouco eficiente, tentei tirar fotos, mas a cerveja era escura e não dava para perceber bem.
Concluo que, de fato, o furo central faz a diferença, pois conforme o redemoinho é formado a velocidade vai aumentando, ele ajuda a "empurrar" todo o liquido, mas... não dispensa a saída lateral de trasfega para o fermentador.
Como não tenho reutilizado o fermento não me preocupo muito com o trub que vai para o fermentador. como faço a trasfega bem devagar apenas o miolo do cone de trub é trasfegado, e ele decanta logo nos primeiros minutos e fica quietinho la no cone.
 
Felipe, aproveito seu comentário para responder ao Mó e te dar um feedback.
Fiz uma adaptação nas mangueiras de forma a fazer a circulação do mosto usando uma saída lateral (a do nível) em lugar do furo central (ralo), e de fato a velocidade do whirpool reduziu muito e ele foi pouco eficiente, tentei tirar fotos, mas a cerveja era escura e não dava para perceber bem.
Concluo que, de fato, o furo central faz a diferença, pois conforme o redemoinho é formado a velocidade vai aumentando, ele ajuda a "empurrar" todo o liquido, mas... não dispensa a saída lateral de trasfega para o fermentador.
Como não tenho reutilizado o fermento não me preocupo muito com o trub que vai para o fermentador. como faço a trasfega bem devagar apenas o miolo do cone de trub é trasfegado, e ele decanta logo nos primeiros minutos e fica quietinho la no cone.

Olá Leandro!

Entendi, mas esclareça umas dúvidas, por favor:

- A que altura estava a entrada do whirlpool? Ela deve ser em torno de 1/3 da altura do caldeirão - considerando trabalhar com um total de mosto mais próximo do limite da capacidade.

- Qual a bomba utilizada?

- Foi reduzida a entrada do whirlpool, dando assim mais pressão na saída, aumentando consequentemente a rotação do mosto?

- Foi instalado um prolongado na saída de forma a soltar o mosto junto a parede do caldeirão?

- Por quanto tempo foi feito o whirlpool?

Do mais, muito obrigado pelo feedback!
 
Fiz umas mudancas no meu processo depois de ler alguns posts nesse forum, estou tendo problemas com o trub do whirpool. Coloquei o chiller dentro da fervura faltando 15min para o final. O chiller fica bem fixo no centro da panela pq fiz um fixador para ele. Ja apos a fervura ja entra no resfriamento. Quando chegou a aproximadamente 60 graus fiz o whirpool com uma pá na parafusadeira com controle de velocidade.Fiz uns 5 minutos de whirpool. Adicionei o lupulo final nessa temperatura tambem. Com 25 minutos ja estava em 20 graus e mandei pro fermentador. O mosto estava bem clarificado, porem ao chegar no final da panela o trube estava todo no fundo. Gostaria de saber como o pessoal consegue fazer o tal cone, o que estou errando no processo ainda?
 
- A que altura estava a entrada do whirlpool? Ela deve ser em torno de 1/3 da altura do caldeirão - considerando trabalhar com um total de mosto mais próximo do limite da capacidade.

Está praticamente na metade. Sei que o ideal é no 1/3 superior, mas como faço recitas com quantidades diferentes preferi deixar ai.
 
- Foi instalado um prolongado na saída de forma a soltar o mosto junto a parede do caldeirão?

Sim. No espigão acima mencionado acoplei uma maneira (cristal) com pouco menos de 10cm, para soltar o mosto junto ao caldeirão. Ao testar verás que há uma posição um pouco mais eficiente e outra menos. O angulo de declínio ou ascensão também influencia. Ao menos assim me pareceu.
 
Last edited:
- Por quanto tempo foi feito o whirlpool?

Não cheguei a calcular, pois quando baixa dos 60º ja vou abrindo aos poucos, em combinação com os canos de resfriamento. (são dois encanamentos diferentes, mas terminam em uma mesma entrada, de forma que posso abrir os canos do chiller e do Whirlpool e fazer os dois fluxos se unirem na entrada da panela. Uso uma só bomba para os dois)
 
Fiz umas mudancas no meu processo depois de ler alguns posts nesse forum, estou tendo problemas com o trub do whirpool. Coloquei o chiller dentro da fervura faltando 15min para o final. O chiller fica bem fixo no centro da panela pq fiz um fixador para ele. Ja apos a fervura ja entra no resfriamento. Quando chegou a aproximadamente 60 graus fiz o whirpool com uma pá na parafusadeira com controle de velocidade.Fiz uns 5 minutos de whirpool. Adicionei o lupulo final nessa temperatura tambem. Com 25 minutos ja estava em 20 graus e mandei pro fermentador. O mosto estava bem clarificado, porem ao chegar no final da panela o trube estava todo no fundo. Gostaria de saber como o pessoal consegue fazer o tal cone, o que estou errando no processo ainda?
Quando eu usava o chiller de imersão também não conseguia um bom cone. Só fica bom quando fazia o whirlpool depois de retirar o chiller, com o mosto em baixa temperatura. Era uma panela de apenas 20l, por isso usava apenas uma colher grande, de cabo longo e bem esterilizada para isso.
 
Quando eu usava o chiller de imersão também não conseguia um bom cone. Só fica bom quando fazia o whirlpool depois de retirar o chiller, com o mosto em baixa temperatura. Era uma panela de apenas 20l, por isso usava apenas uma colher grande, de cabo longo e bem esterilizada para isso.

Eu tambem ja consegui o cone quando iniciei na vida cervejeira, mas foi uma só vez e com uma pá cervejeira, lembro que fazia whirpool dentro do chiller com o mosto quente ainda, fazia bem forte o whirpool.
Agora com mais embasamento tecnico e processo melhorado ainda nao consigo o tal cone .
 
Quando eu usava o chiller de imersão também não conseguia um bom cone. Só fica bom quando fazia o whirlpool depois de retirar o chiller, com o mosto em baixa temperatura. Era uma panela de apenas 20l, por isso usava apenas uma colher grande, de cabo longo e bem esterilizada para isso.

Entendi.

É, eu também conseguia um bom whirlpool com a panela de 45l e mosto quente.

Mas agora na de 65l e mosto frio não tem rolado.

Talvez seja uma questão de volume de lúpulo mesmo. Aumentando o volume de mosto o de lúpulo também aumenta consideravelmente.

Agora, baseado em suas respostas vou reconsiderar essa mudança no equipamento. Ao menos pesquisarei mais.

Quanto a altura da entrada do whirlpool é no terço de baixo - dividindo o caldeirão em 3 partes temos duas marcas para separar cada terço, assim sendo, a saída ficaria próximo a marca de baixo (em imagens de tinas profissionais é possível observar).

Muito obrigado pelas respostas!
 
Back
Top