• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

    Homebrewing Facebook Group

Whirlfloc influencia Fermentação?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fgwnobrega

Member
Joined
Apr 14, 2018
Messages
7
Reaction score
3
DD5DC541-CB56-4C10-A7BD-D47B24A697D5.jpeg
Pessoal,
Esse fds Brassei 20L de uma Blond Ale. Pilsen/Viena com Citra e Cascade. Durante a fervura scabei colocando a pastilha inteira de Whirlfloc ao ives de metade como recomendado. Processo foi todo ok, inoculei US05 e iniciei a fermentação a 18 graus. 24 horas depois nada de atividade no airlock, ( tudo bem vedado) ai acabei abrindo o fermentador para ver se tinha
Krausen e me deparei com a foto anexada. Li em um algum post que excesso de whirfloc que atua para decantar atrapalha um pouco a fermentação. Com 30 horas começou a borbulhar mas bem espaçado, a cada 2 mins. Faz sentido essa explicação do whirlfloc ou será outra coisa?
 
Whirlfloc em excesso pode "atrapalhar" sim a fermentação, a dose recomendada é de 2,5g (ou uma pastilha) para cada 100L de mosto. Para levas de 10L uso 0,25g, para levas de 20L uso 0,5g e assim progressivamente.

No seu caso, não me parece que sua fermentação está "atrapalhada" é relativamente normal um lag time de 48h dependendo de alguns fatores, 30h ainda está dentro do limite observado. Já vi gente usando a mesma dose que vc, de uma pastilha para 20L de mosto e no final sair cerveja boa. O que vc tem que fazer nesses casos é esperar algum tempo para o whirlfloc e as partículas aglutinadas por ele decantarem ainda na panela de fervura, um resfriamento rápido e principalmente saber esperar os minutos necessários ajudam bastante. O esperado é não levar ou levar o mínimo possível de trub (em geral, incluindo resíduos de whirlfloc) para o fermentador.

Resumindo no seu caso: espera mais um tempo, o limite do lag time ainda é normal.
 
hehehehe

O que atrapalha o homebrewer não são as contaminações, são a ansiedade.

Keep Call and ... air-lock não é densímetro!

A foto me parece proteína coagulada.

Bem o que disse o @JuniorBolzani, dá um tempo para ela. Se não quer dar tempo a ela, pelo menos seja justo e use um densímetro/refratômetro.

Agora minha pergunta que não quer calar: Por que usar o whirlfloc ?

aqui tem um exemplo da questão calma e tempo agindo. Queria fazer uma cerveja extremamente turva, parti para um grist de 40% de flocos de aveia e trigo, porém com pouca lupulagem. As fotos são de quando tirei uma amostra com 5 dias de fermentação e depois de 5 dias na geladeira a 3ºC. Fiquei triste, pois no final terei uma cerveja límpida. Terei que ajustar melhor a água para conseguir meu haze.
 

Attachments

  • IMG_20180806_140639273.jpg
    IMG_20180806_140639273.jpg
    16.2 KB
  • IMG_20180814_092256475.jpg
    IMG_20180814_092256475.jpg
    17.9 KB
hehehehe

O que atrapalha o homebrewer não são as contaminações, são a ansiedade.

Keep Call and ... air-lock não é densímetro!

A foto me parece proteína coagulada.

Bem o que disse o @JuniorBolzani, dá um tempo para ela. Se não quer dar tempo a ela, pelo menos seja justo e use um densímetro/refratômetro.

Agora minha pergunta que não quer calar: Por que usar o whirlfloc ?

aqui tem um exemplo da questão calma e tempo agindo. Queria fazer uma cerveja extremamente turva, parti para um grist de 40% de flocos de aveia e trigo, porém com pouca lupulagem. As fotos são de quando tirei uma amostra com 5 dias de fermentação e depois de 5 dias na geladeira a 3ºC. Fiquei triste, pois no final terei uma cerveja límpida. Terei que ajustar melhor a água para conseguir meu haze.

kkkkkk
Aconteceu algo parecido com a NEIPA que fiz... Baixei temperatura só pra jogar pro barril e carbonatar (nem cold crash fiz...kkk) depois de carbonatada...até a metade do barril (levei 40 litros pro barril) foi uma beleza...depois a levedura começou a decantar e eu tinha q dar uma agitada no barril de vez em quando. Obviamente, também não utilizei whirlfloc.
 
Talvez isso se deve ao fato de estar usando uma levedura padrão como US-05 ou outra desse tipo, NEIPAs, para ficar fiel ao estilo, tem q usar uma levedura mais específica como alguma "East cost Ale" ou "Vermont Ale" ou "London Fog" ou a "Conan"... Essas sim tem a floculação baixa e deixam muito mais opacidade/turbidez na cerveja. Se usou alguma dessas apenas desconsidere este post hehehe.
 
Talvez isso se deve ao fato de estar usando uma levedura padrão como US-05 ou outra desse tipo, NEIPAs, para ficar fiel ao estilo, tem q usar uma levedura mais específica como alguma "East cost Ale" ou "Vermont Ale" ou "London Fog" ou a "Conan"... Essas sim tem a floculação baixa e deixam muito mais opacidade/turbidez na cerveja. Se usou alguma dessas apenas desconsidere este post hehehe.
Fugindo do tópico mas ajudando...

A levedura faz alguma diferença, mas o o que realmente conta no final é a quantidade de óleos e componentes dos lúpulos e a relação de cloreto:sulfato de 3:1. Não tem levedura de decante bem com esta relação e o haze proveniente dos lúpulos é impressionante.
 
Realmente o problema maior é ansiedade. Depois de 48 hs o airlock ta bombando e a densidade caindo normalmente. Valeu pessoal pelo comentário. Também tinha duvidas do whirlfloc, foi a primeira vez que usei para fazer experiência justamente para ver o reflexo na turbidez.
 
Fugindo do tópico mas ajudando...

A levedura faz alguma diferença, mas o o que realmente conta no final é a quantidade de óleos e componentes dos lúpulos e a relação de cloreto:sulfato de 3:1. Não tem levedura de decante bem com esta relação e o haze proveniente dos lúpulos é impressionante.
Cara... nao sei pq a cerveja ficou menos turva com o tempo (quase cristalina). Relação sulfato:clorefo foi de 1:3...utilizei ao todo 750g de lupulo para 40 litros de cerveja...levedura Vermont Ale da Yeastlab... Fiz tudo "certo" kkkkk
 
Fugindo do tópico mas ajudando...

A levedura faz alguma diferença, mas o o que realmente conta no final é a quantidade de óleos e componentes dos lúpulos e a relação de cloreto:sulfato de 3:1. Não tem levedura de decante bem com esta relação e o haze proveniente dos lúpulos é impressionante.

Obrigado pela resposta meu amigo. Recentemente fiz uma NEIPA (tem até um tópico que relato que iria fazer ela) com fermento nottingham (altamente floculante) utilizando, como vc mencionou, a relação de CLORETO : SULFATO de 3:1 e muito, mas muito lúpulo mesmo. ontem (14/08) transferi essa breja para o post-mix e estava bem turva, um alaranjado fosco e lindo. Vamos ver se continua assim no copo. Tem muito a ver com o que vc disse.
 
Obrigado pela resposta meu amigo. Recentemente fiz uma NEIPA (tem até um tópico que relato que iria fazer ela) com fermento nottingham (altamente floculante) utilizando, como vc mencionou, a relação de CLORETO : SULFATO de 3:1 e muito, mas muito lúpulo mesmo. ontem (14/08) transferi essa breja para o post-mix e estava bem turva, um alaranjado fosco e lindo. Vamos ver se continua assim no copo. Tem muito a ver com o que vc disse.
Carbonatação forçada é a melhor situação para NEIPA. Não vi nenhum relato de que a fez e tenha usado primming que não tenha sofrido uma alteração visível e rápida na cor da cerveja (acredito que oxidação dos compostos dos lúpulos), ficando com a cerveja muito escurecida, principalmente se se agitar o fundo da garrafa.

Estou iniciando no mundo da carbonatação forçada agora e pretendo logo fazer outra NEIPA para tirar a prova.
 
Carbonatação forçada é a melhor situação para NEIPA. Não vi nenhum relato de que a fez e tenha usado primming que não tenha sofrido uma alteração visível e rápida na cor da cerveja (acredito que oxidação dos compostos dos lúpulos), ficando com a cerveja muito escurecida, principalmente se se agitar o fundo da garrafa.

Estou iniciando no mundo da carbonatação forçada agora e pretendo logo fazer outra NEIPA para tirar a prova.

Na verdade o prime evita oxidação, ao invés de contribuir pra ele. Por outro lado, a biotransformação altera os sabores do lúpulo. Nesse sentido, um método ou outro é escolha do cervejeiro. Os resultados são diferentes, entretanto.
 
Cara, sem preconceitos da minha parte, mas minhas IPAs melhoraram muito (para meu gosto) depois que comecei com carbonatação forçada, expurgando o O2 e seguindo o figurino.

Quando fazia primming, elas escureciam MUITO e rapidamente. O aroma diminuía bastante e isso tudo pra mim era desgostante. Principal motivo pra eu ter investido na carbonatação forçada foi isso, investir na qualidade do meu estilo preferido de cerveja.

Sobre o post do @Paivao, trouxe uma informação muito válida, sobre a biotransformação, mas mesmo assim eu ainda custo a acreditar que todo O2 incorporado é eliminado e não causa nenhum prejuízo ao compostos do lúpulo, que são extremamente sensíveis ao O2.

EDIT: sobre a indagação do @jeanpaullopes do Whirlfloc (havia esquecido de falar antes), eu o uso unicamente pelo motivo de TEMPO. A rapidez que o trub decanta na panela de fervura após o whirlpool é muito atrativa pra mim. Uso a dose de 0,5g/20L de mosto.
 
Back
Top