• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Whirlfloc cerveja "gelatinou"

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lipinski

Member
Reaction score
5
Pessoal, socorro.
Fiz uma brassagem normal aqui, no final da fervura adicionei 1pct de Whirlfloc da WE consultoria. Até aí, tudo bem.
O que me espantou é que eu dexei para esfriar o mosto e quando vi, tinha uma PEDRA de cerveja. Ela virou um bloco denso, notem que TODO o mosto virou este imenso bloco de 10l.
Quando transferi da panela para o balde, esse bloco desmanchou e virou iliquido (meio pastoso).
Como nunca usei Whirlfloc , pergunto. Isto é normal ?

Nunca usei whirfloc, não faço idéia do que uma "overdose" pode gerar, vamos esperar alguém com mais propriedade.

Comprou a receita onde ?

Ela dizia mesmo um pacote... ou uma pastilha ?

Por curiosidade, poderia postar a receita?
Peguei a receita com um conhecido que faz cerveja, ele pode ter errado ali na quantidade... e eu por não ter lido no site haha. São 3,5kg de malte pilsen, 100g de crystal, 45g de lupulo columbus, 30g de centenial, o dito pct de Whirfloc e fermento US-5

Eu geralmente utilizo , 1/4 ou no máximo 1/3 de uma pastilha por batelada de 25 litros(corto com uma faca), e gera bons resultados, acima disso, vc pode estar perdendo muita cerveja pensando que é trub.
No teu caso você deve ter utilizado demais, mas não sei se isso vai te prejudicar em algum aspecto.

Eu geralmente utilizo , 1/4 ou no máximo 1/3 de uma pastilha por batelada de 25 litros(corto com uma faca), e gera bons resultados, acima disso, vc pode estar perdendo muita cerveja pensando que é trub.
No teu caso você deve ter utilizado demais, mas não sei se isso vai te prejudicar em algum aspecto.
Vou mandar foto do resultado aqui para vocês. Fica o aprendizado. Agradeço muito galera!!

usei o de 15g, imagino que tenha sido muito mesmo. minha dúvida é, o que acarreta? hoje fui meidir e a densidade está baixando... "parece" liquido, mas tenho minhas dúvidas...
Rapaz.... Whirlfloc beer!

Eu costumo usar 0,5g em um batch de 30 litros, dependendo quando quero usar muito, eu uso 1 pastilha (1 grama).

15 gr é muita muita coisa.

Certamente usou de mais. 1 pastilha serve para fazer 100 litros. Uso 1/4 da pastilha pra fazer levas de 20l e está funcionando para mim...

Eu uso duas pastilhas para 150Litros.. funfa de boa.. quando fazia 50L eu usava 1pastilha... Usou d+ amigo, tinha q ter tirado uma foto da gelatina de cerveja...rs .....

Certamente usou de mais. 1 pastilha serve para fazer 100 litros. Uso 1/4 da pastilha pra fazer levas de 20l e está funcionando para mim...
como vc faz pra "dividir" a pastilha?
pesa ela e separa 1/4?

Eu jogo uma pastilha inteira na minha panela. Sem paciencia de ficar separando isso.

Bom, eu ja tinha ouvido falar de cerveja de quase todos os tipos, mas cerveja em gelatina, é a primeira vez, rsrsrs.
Aqui, eu uso 1/2 pastilha, para até 30 litros . Sempre foi de boa Ja ouvi relatos, de quem usa meia pastilha, para até 40 litros, mas ai ja não sei se flocula legal.

Na teoria, o mosto vai fermentar normalmente. No final, a quantidade de "lama" de fermento vai ser bem maior, porque haverá trub junto. Dependendo do seu balde fermentador (altura da torneira) talvez vc tenha que fazer a etapa de clarificação da cerveja em 2 etapas, porque pode ser que na primeira trasfega seja transferido bastante "sujeira" também. Se vc tiver um sifão para puxar por cima, pode ser melhor.

como vc faz pra "dividir" a pastilha?
pesa ela e separa 1/4?

Eu jogo uma pastilha inteira na minha panela. Sem paciencia de ficar separando isso.
corto com uma faca e separo a olho mesmo os pedaços que quebrar e enrolo no plástico filme as outras três partes que sobraram...

Na teoria, o mosto vai fermentar normalmente. No final, a quantidade de "lama" de fermento vai ser bem maior, porque haverá trub junto. Dependendo do seu balde fermentador (altura da torneira) talvez vc tenha que fazer a etapa de clarificação da cerveja em 2 etapas, porque pode ser que na primeira trasfega seja transferido bastante "sujeira" também. Se vc tiver um sifão para puxar por cima, pode ser melhor.

Pode crer! Capricha no cold crash e sifona por cima. Deve salvar pelo menos 2/3 da breja.

Back