Bom dia pessoal, não estou ressuscitando o tópico é apena uma contribuição para esse tópico que me ajudou a fazer uma Weizen que realmente eu tomo um copo e digo "essa cerveja realmente ficou boa e como eu queria"
É um dos estilo que eu gosto muito, não meu predileto mas curto muito e quando chega alguém em casa que não toma minhas queridinha IPA geralmente tem uma Weizen, já fiz várias, com diversos fermentos e variações na composição dos maltes para chegar nessa receita, talvez eu altere alguma coisa mas o jeito que está pra mim ficou nota 90.
Por experiência própria, essas paradas proteicas eu sempre fazia (não faço mais). Cara realmente mesmo deixando 10 minutos mata a espuma no quesito retenção. Forma uma boa espuma, mas não retem a espuma por muito tempo, a partir momento que adotei rampa única infusão a 67 graus não tive problema com espuma. Outra questão é a cor, eu curto uma HefeWeizen mais dourada, cobre claro acho que consegui chegar na cor esperada (receita a baixo). Levedura: Essa é a grande vilã de uma boa cerveja de trigo, se quer uma cerveja boa invista em uma cepa líquida, a partir do momento que comecei a utiliza-la foi um salto enorme em qualidade, fermentação primaria estou adotando 19 graus na fermentação, traz um aroma de banana não muito agressivo e bem pouco cravo (meu gosto). Desculpe o texto comprido, mas como disse deixar registrado para outros que precisarem de ajuda.
Receita 20 litros:
Melano: 400 gramas
Pilsen: 1.7 kg
Trigo maltado: 2,5 kg
Levedura: Bio4 Hefe-Weizen.