• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Weiss FG Elevada

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ThalesNG

Member
Reaction score
1
Boa noite pessoal, brassei duas Weiss em dias diferentes, com a seguinte receita:

50% malte pilsner
43% malte trigo
7% malte cara blond
---
8 IBUs com Perle
---
Mostura:
55ºC - 30min
64,5ºC - 90min
75,6ºC - 10 min

Fervura: 60 min

Levedura: 2 pacotes de M20. Foi reidratada.
OG: 1048
----------------

Porém a FG deveria ser 1013 (pelo beersmith), e as duas terminaram em 1021 exatos, medido com densímetro. O que pode estar errado?

Bom Dia Thales!

Eu usei o M20 algumas vezes e a FG ficou um pouco acima do programado também, ficou em 1016...esses 02 pacotes são para 20 litros?

Boa noite pessoal, brassei duas Weiss em dias diferentes, com a seguinte receita:

50% malte pilsner
43% malte trigo
7% malte cara blond
---
8 IBUs com Perle
---
Mostura:
55ºC - 30min
64,5ºC - 90min
75,6ºC - 10 min

Fervura: 60 min

Levedura: 2 pacotes de M20. Foi reidratada.
OG: 1048
----------------

Porém a FG deveria ser 1013 (pelo beersmith), e as duas terminaram em 1021 exatos, medido com densímetro. O que pode estar errado?

Tem certeza que parou de fermentar? Quantos dias fermentando?

Não é o forte do M20 a atenuação, mas me parece que no seu caso ficou um pouco aquém do desejável mesmo. São tantas as variáveis que podem influir nessa baixa atenuação que fica até difícil opinar, mas a primeira pergunta, com certeza, seria: tem certeza que a fermentação terminou?

A principal pergunta já foi feita pelo nosso amigo @coltro
Qual é o tamanho do lote?
Para estacionar assim ou é pouco fermento ou é falta de oxigênio.

Em uma cerva de baixa OG, duvido que o problema seja por falta de levedura.
Acredito que atenuaria até o fim, mesmo com underpitching, pq a levedura teria condições de se multiplicar e consumir todo o açúcar.
Também duvido que seja por falta de oxigênio, uma vez que se trata se levedura seca.

@ThalesNG , qual era a temperatura da cerveja quando você mediu essa FG? Estava a 20 graus?
Há quanto tempo a cerva está fermentando e a qual temperatura?
Mediu a FG apenas em um dia ou esperou alguns dias para medir novamente?

Abraço.

Acredito que atenuaria até o fim, mesmo com underpitching, pq a levedura teria condições de se multiplicar e consumir todo o açúcar.
Também duvido que seja por falta de oxigênio, uma vez que se trata se levedura seca.

@ThalesNG , qual era a temperatura da cerveja quando você mediu essa FG? Estava a 20 graus?

Abraço.

Por mais que a OG seja baixa, underpitching pode estacionar a fermentação sim...
E oxigênio, por mais que seja levedura seca, um splash na transfega do mosto para o fermentador ajuda e muito

Bom Dia Thales!

Eu usei o M20 algumas vezes e a FG ficou um pouco acima do programado também, ficou em 1016...esses 02 pacotes são para 20 litros?
A principal pergunta já foi feita pelo nosso amigo @coltro
Qual é o tamanho do lote?
Para estacionar assim ou é pouco fermento ou é falta de oxigênio.

São para 27 litros.

Tem certeza que parou de fermentar? Quantos dias fermentando?
Não é o forte do M20 a atenuação, mas me parece que no seu caso ficou um pouco aquém do desejável mesmo. São tantas as variáveis que podem influir nessa baixa atenuação que fica até difícil opinar, mas a primeira pergunta, com certeza, seria: tem certeza que a fermentação terminou?

Então, eu deixei as duas fermentando durante 10 dias, e nos dois casos no terceiro dia a densidade já era 1021, e se manteve até o decimo dia. Por isso, conclui que a fermentação terminou.

Abraço.

Estava 20ºC quando medi. A fermentação foi 10 dias 20ºC e depois 4 dias 10ºC.

Por mais que a OG seja baixa, underpitching pode estacionar a fermentação sim...
E oxigênio, por mais que seja levedura seca, um splash na transfega do mosto para o fermentador ajuda e muito

Concordo, porém pouca levedura acho difícil pois fiz a reidratação direito, preocupando com temperatura e tudo... e o oxigênio eu não sei, deixei uma queda boa da panela de fervura para o fermentador, inclusive houve bastante espuma...
O que vcs acham?

Obrigado pela ajuda de todos. E sugestões de possíveis erros são muito bem vindas.

São para 27 litros.

Então, eu deixei as duas fermentando durante 10 dias, e nos dois casos no terceiro dia a densidade já era 1021, e se manteve até o decimo dia. Por isso, conclui que a fermentação terminou.

Estava 20ºC quando medi. A fermentação foi 10 dias 20ºC e depois 4 dias 10ºC.

Concordo, porém pouca levedura acho difícil pois fiz a reidratação direito, preocupando com temperatura e tudo... e o oxigênio eu não sei, deixei uma queda boa da panela de fervura para o fermentador, inclusive houve bastante espuma...
O que vcs acham?

Obrigado pela ajuda de todos. E sugestões de possíveis erros são muito bem vindas.

Bem estranho mesmo...
Como o fermento foi guardado?
Nesse caso, desconfio que a viabilidade dele pelo visto foi prejudicada.
Olha eu recomendo a todos fazer starters, por mais que possa aumentar riscos com contaminação e etc, ter a desvantagem de precisar aerar o mosto, mas com starters, podemos verificar com maior precisão a viabilidade das leveduras.

Se você não cometeu nenhum engano durante o processo, o ideal é verificar com o fornecedor do fermento, ver se algum conhecido compra no mesmo local e se já teve o mesmo problema. Caso sim, trocar de fornecedor.
As leveduras secas, por mais que sejam bem resistentes ao longo do tempo, se não guardadas na geladeira, podem ter a viabilidade prejudicada.

Já tive uma leva que estacionou em 1017, por falta de fermento e sei que é bem frustrante

Bem estranho mesmo...
Como o fermento foi guardado?
Nesse caso, desconfio que a viabilidade dele pelo visto foi prejudicada.
Olha eu recomendo a todos fazer starters, por mais que possa aumentar riscos com contaminação e etc, ter a desvantagem de precisar aerar o mosto, mas com starters, podemos verificar com maior precisão a viabilidade das leveduras.

Se você não cometeu nenhum engano durante o processo, o ideal é verificar com o fornecedor do fermento, ver se algum conhecido compra no mesmo local e se já teve o mesmo problema. Caso sim, trocar de fornecedor.
As leveduras secas, por mais que sejam bem resistentes ao longo do tempo, se não guardadas na geladeira, podem ter a viabilidade prejudicada.

Já tive uma leva que estacionou em 1017, por falta de fermento e sei que é bem frustrante

Coloca frustante nisso kkkkk
Mas realmente, estou pensando em na próxima fazer com o WB-06... Utilizando os mesmos procedimentos e ver se vai ser diferente. Só pra fazer o teste mesmo.
Boa dica, vou tentar aprimorar a hidratação da levedura e fazer o starter.
Obrigado pela ajuda.

Coloca frustante nisso kkkkk
Mas realmente, estou pensando em na próxima fazer com o WB-06... Utilizando os mesmos procedimentos e ver se vai ser diferente. Só pra fazer o teste mesmo.
Boa dica, vou tentar aprimorar a hidratação da levedura e fazer o starter.
Obrigado pela ajuda.

Acho que antes de trocar você pode tentar novamente com o mesmo fermento, pois pode ser que tenha cometido alguma falha no processo.
Pode ter por exemplo elevado a temperatura a mais de 76c e inativado as enzimas e por aí vai...
Eu particularmente costumo repetir a receita até acertar praticamente tudo.
Anoto o que precisa melhorar e repito...

Acho que antes de trocar você pode tentar novamente com o mesmo fermento, pois pode ser que tenha cometido alguma falha no processo.
Pode ter por exemplo elevado a temperatura a mais de 76c e inativado as enzimas e por aí vai...
Eu particularmente costumo repetir a receita até acertar praticamente tudo.
Anoto o que precisa melhorar e repito...

Verdade, minha intenção em ter feito ela 2 vezes seguidas foi justamente essa.
Mas vou analisar isso mesmo, continuar com a mesma levedura e ver direito o processo.
vlwww

Latest posts

Back