Vienna Lager

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AntonioMartins

Well-Known Member
Joined
May 5, 2014
Messages
802
Reaction score
390
Location
Nova Friburgo
Pessoal, no próximo final de semana pretendo brassar uma Vienna Lager e agradeceria comentários sobre a receita, principalmente sobre a parte dos Lúpulos, pois queria uma cerveja bem equilibrada, nem muito doce e nem muito amarga.

A receita:

Volume esperado - 30 Litros no Fermentador

Malte:

6,0Kg Malte Viena Weyermann (92%)
0,5Kg Malte Carahell Weyermann(8%)

Água para mosturação - 18 Litros
Água para lavagem - 22 Litros

Mosturação por 90 minutos com temperatura inicial de 68ºC

Fervura por 60 minutos

Lúpulos:

40g Hersbrucker - 45 minutos
30g Hallertau Tradition - 10 minutos

Vou usar também 1 pastilha de Nutriente Servomyces e 1 tablete Whirfloc

Areação básica via "splash" na hora da transferência do mosto para o fermentador.

Levedura:

4 Pcts M84 Mangrove Jack's

Uso panela com fundo falso.

O que acham?
 
Pessoal, no próximo final de semana pretendo ... O que acham?

Antonio, tudo bem?
Quero perguntar umas coisas:
Quais as temperaturas que vc vai usar na fermentação primária e segundaria e por quanto tempo?
E por quanto tempo vai deixar clarificando?
Vc vai usar gelatina no final?

Abraço.
 
Antonio, tudo bem?
Quero perguntar umas coisas:
Quais as temperaturas que vc vai usar na fermentação primária e segundaria e por quanto tempo?
E por quanto tempo vai deixar clarificando?
Vc vai usar gelatina no final?

Abraço.

Oi MacBozo!

O fermento que vou usar, M84, especifica a temperatura ideal entre 10ºC e 15ºC, então, pretendo deixar bem no meio, 13ºC.

A idéia é deixar a 13ºC por 4 semanas, depois subir para 15ºC e deixar por mais 4 semanas.

Mas ainda não tenho certeza se vou subir a temperatura, porque eu queria fermentar uma Ale e só tenho uma geladeira, então a idéia de subir a temperatura era para possibilitar a fermentação da Ale. Se eu mudar de idéia e deixar a Ale para depois, fica em 13ºC por 8 semanas mesmo.

Para a clarificação, pretendo deixar 1 semana a 2ºC, e estou pensando em usar a gelatina, pela primeira vez.

Depois destas 9 semanas, faço o priming e engarrafo.

Essa vai ser a minha Cerveja de Natal, vou brassar ela dia 05.10 e o plano é engarrafar dia 7 de Dezembro, para beber a partir do dia 20.

Abraço
 
Oi MacBozo!

O fermento que vou usar, M84, especifica a temperatura ideal entre 10ºC e 15ºC, então, pretendo deixar bem no meio, 13ºC.

...

Abraço

Cacetada!
Eu perguntei porque também estou com uma Lager fermentando a 12C e amanha fecha a primeira semana. Como estou usando o mesmo fermento queria saber dos seus planos.
Nunca imaginava 2 meses.
Vou medir a dencidade amanha e seguir acompanhando.
Mas no teu caso, e se vc medir a densidade e ela ficar 1semana, 2 semanas sem alterar, vc continua mantendo a temperatura da fermentação igual?

Acho que também vou testar o uso de gelatina.

Em relação a quantidade de fermento, o Guenther havia me recomendado usar 4 pcts., mas eu ja tinha terminado a brassagem e usado apenas 2 pcts pra 20 litros. :-(
Na próxima Lager eu dobro a quantidade.
 
Tempos atras eu estava lendo um artigo sobre Lagers (não lembro onde) e o cara falava sobre como esse estilo precisa de mais cuidados, para evitar offlavors, que aparecem muito facilmente nas Lagers.

Tinha uma série de recomedações sobre o controle da temperatura durante a fermentação, e no final, depois de todas as recomedações, o cara dizia "ou deixe dois meses fermentando / maturando".

Então, vou no certo...rs.. Deixo lá 2 meses que não tem erro.

Eu gosto de deixar bastante tempo mesmo, as (poucas) Ales que já fiz nunca ficaram menos de 3 semanas no balde. Então eu não esquento muito em ficar mudando a temperatura, em vez disso, deixo fermentar por mais tempo.

Abraço
 
Tempos atras eu estava lendo um artigo sobre Lagers (não lembro onde) e o cara falava sobre como esse estilo precisa de mais cuidados, para evitar offlavors, que aparecem muito facilmente nas Lagers.

Tinha uma série de recomedações sobre o controle da temperatura durante a fermentação, e no final, depois de todas as recomedações, o cara dizia "ou deixe dois meses fermentando / maturando".

Então, vou no certo...rs.. Deixo lá 2 meses que não tem erro.

Eu gosto de deixar bastante tempo mesmo, as (poucas) Ales que já fiz nunca ficaram menos de 3 semanas no balde. Então eu não esquento muito em ficar mudando a temperatura, em vez disso, deixo fermentar por mais tempo.

Abraço
Legal.
E se ninguém contestou deve ser por ai mesmo ... hehehe
Se vc lembrar de onde vc viu a matéria coloca o link pra eu ler também.

Abração. :tank:
 
Legal.
E se ninguém contestou deve ser por ai mesmo ... hehehe
Se vc lembrar de onde vc viu a matéria coloca o link pra eu ler também.

Abração. :tank:

Achei:

7- FERMENTAÇÃO/MATURAÇÃO

A fermentação da lager é bastante peculiar já que ela costuma ser mais lenta e ter um lag time maior (especialmente se você utilizou pouco fermento).

Quanto ao controle tente manter a temperatura totalmente estável até perto do final da fermentação, momento em que temos que começar a nos preocupar com a eliminação do diacetil (um off-flavor que remete a sabor e aroma de manteiga) mais preocupante nas lagers que são mais delicadas quanto aos aromas advindos da fermentação.

Existem várias formas de eliminar o diacetil ou transforma-lo em inofensivos compostos voláteis. Ex:
- Perto do final da fermentação subir um pouco a temperatura para, digamos, uns 14 ou 15°C por uns 3 dias .
- Após o termino da fermentação subir a temperatura por 48h até uns 18-20°C
- Fermentar como quiser, mas fazer uma longa maturação (3 meses).

OBS: os métodos em que aumentamos a temperatura no final da fermentação são chamado de "dyacetil rest"

Vale ressaltar que tradicionalmente lagers são maturadas por mais tempo que ales. Um mês ou mais entre 0 e 2°C vai fazer maravilhas na clarificação e no arredondamento do sabor. Sabemos que os caseiros tendem maturar 1 ou 2 semanas (acima disso é quase um milagre) e por isso aconselho que tenham paciência nessa etapa!

http://henrikboden.blogspot.no/2013/05/lagers.html

Abraço!
 
Eu discordo dessa parte grifada.

Tende-se a pensar muitas vezes que os off-flavors de uma fermentação ruim vão sumir com maturação a quente, maturação a frio, depois de 1, 2 meses ou anos parada. Isso não é verdade.

Uma fermentação ruim não faz uma cerveja boa. Portanto, capriche nela.

Digo isso por experiência própria e pela opinião de cervejeiros muito mais experientes do que eu.

Agora, uma cerveja boa, bem fermentada, essa sim pode se tornar ótima depois de uma maturação adequada.
 
Eu discordo dessa parte grifada.

Tende-se a pensar muitas vezes que os off-flavors de uma fermentação ruim vão sumir com maturação a quente, maturação a frio, depois de 1, 2 meses ou anos parada. Isso não é verdade.

Uma fermentação ruim não faz uma cerveja boa. Portanto, capriche nela.

Digo isso por experiência própria e pela opinião de cervejeiros muito mais experientes do que eu.

Agora, uma cerveja boa, bem fermentada, essa sim pode se tornar ótima depois de uma maturação adequada.

Realmente, é muito melhor não errar do que ter o pensamento de "depois eu conserto..."
 
@AntonioMartins

como ficou essa Vienna lager ?

A receita foi aprovada ?

Abcs.

Oi Ortiz.

Ficou muito boa sim!

Uma cerveja leve e refrescante, de cor muito bonita.

Dividi a leva em dois fermentadores, um com 10 e outro com 15 litros, mais ou menos.

No maior eu fervi uma bandeja e meia de morangos e 6 ameixas vermelhas com 500g de mel e acrescentei na fermentação secundária. O resultado foi uma cerveja frutada, mas sem gosto identificável das frutas, muito bacana. Essa foi a cerveja do Natal.

A outra parte ficou ótima também, eu gostei até mais do que a frutada.

Abraço
 
@AntonioMartins, como foi a fermentação?
Deixou a temperatura a 13ºC por quantos dias? Subiu a temperatura no fim da fermentação?

Valeu!
 
@AntonioMartins, como foi a fermentação?
Deixou a temperatura a 13ºC por quantos dias? Subiu a temperatura no fim da fermentação?

Valeu!

Deixei a 13ºC por 6 semanas, depois subi para 20ºC por 3 dias.

Aí engarrafei e só abri a primeira 3 semanas depois.

As frutas eu coloquei após uma semana fermentando, e deixei lá até o final.
 
Deixei a 13ºC por 6 semanas, depois subi para 20ºC por 3 dias.

Aí engarrafei e só abri a primeira 3 semanas depois.

As frutas eu coloquei após uma semana fermentando, e deixei lá até o final.

6 semanas a 13°C? Você demorou 6 semanas para chegar na FG?
 
Sim, 6 semanas a 13ºC.

Não, não creio que tenha demorado tudo isso para chegar na FG.

Na verdade eu não fico medindo a FG durante a fermentação.

As minhas Ales sempre ficam fermentando por 3 ou 4 semanas, as Lagers eu deixo o dobro, (6 a 8 semanas). Durante este tempo, só tiro algumas pequenas amostras para provar (beber um gole mesmo) e ver como está indo, não fico medindo a FG.

Pela minha pouca experiência e pelos resultados que obtenho, acredito que a questão da fermentação não é somente a conversão do açúcar e fim. Acredito que outros processo ocorram também, e acho que a cerveja fica melhor com mais tempo no fermentador. Então gosto de deixar mais tempo fermentando.

Creio que o @zerosa é adepto do maior tempo de fermentação também.
 
Sim, 6 semanas a 13ºC.

Não, não creio que tenha demorado tudo isso para chegar na FG.

Na verdade eu não fico medindo a FG durante a fermentação.

As minhas Ales sempre ficam fermentando por 3 ou 4 semanas, as Lagers eu deixo o dobro, (6 a 8 semanas). Durante este tempo, só tiro algumas pequenas amostras para provar (beber um gole mesmo) e ver como está indo, não fico medindo a FG.

Pela minha pouca experiência e pelos resultados que obtenho, acredito que a questão da fermentação não é somente a conversão do açúcar e fim. Acredito que outros processo ocorram também, e acho que a cerveja fica melhor com mais tempo no fermentador. Então gosto de deixar mais tempo fermentando.

Creio que o @zerosa é adepto do maior tempo de fermentação também.

Entendi. Perguntei pois entendo como fermentação a conversão de açúcar e metabolização dos subprodutos gerados, e pelo que li e a experiência que tive, com uma fermentação saudável, e uma fermentação secundária para reabsorção dos subprodutos gerados, em menos tempo de maturação você tem uma cerveja apresentável e redonda, a depender do estilo. Por isto estranhei o tempo.

A partir do momento que comecei a calcular o pitching rate, oxigenar bem o mosto, deixá-lo na faixa de temperatura ideal e mantê-la sem variações, não dar choques térmicos na levedura, minha cerveja passou a ficar "pronta" em um tempo bem mais viável. Antes eu tinha que deixar ela maturando mais um bom tempo para os sabores darem aquela arredondada e ela ficar boa para consumo.

Abraço.
 
A partir do momento que comecei a calcular o pitching rate, oxigenar bem o mosto, deixá-lo na faixa de temperatura ideal e mantê-la sem variações, não dar choques térmicos na levedura, minha cerveja passou a ficar "pronta" em um tempo bem mais viável. Antes eu tinha que deixar ela maturando mais um bom tempo para os sabores darem aquela arredondada e ela ficar boa para consumo.

Abraço.

Sem dúvida estes procedimentos melhoram a cerveja.

É que eu tenho uma "facilidade / dificuldade" de estar com a minha cerveja apenas a cada duas semanas, por conta do meu trabalho, então fica mais fácil deixar ela tanto tempo assim fermentando / maturando. Às vezes passo 6 semanas direto sem estar com elas...

Digo facilidade porque acho que realmente a cerveja fica melhor quando passa mais tempo nas etapas de fermentação / maturação. E ter que ficar forçosamente longe dela facilita estes prazos mais longos.

E digo dificuldade porque dá saudade dela :drunk: (principalmente de bebê-las)

Abraço
 
Back
Top