• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Usei soda em alumínio

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gevaudan1

Well-Known Member
Reaction score
21
Galera, fiz uma pequena (ou grande) cagada na minha última leva e estou com uma dúvida cruel.

Fui sanitizar meu chiller de placas e percebi que estavam saindo algumas partículas de sujeira na água que estava recirculando. Então resolvi fazer uma lavagem com soda e acabei colocando a solução pra recircular em uma panela de alumínio. Sempre usei uma espagueteira de inox pra isso, mas dessa vez não sei o que me deu na cabeça. Deixei por uns 5 min com água a 80 ºC. Depois passei bastante água fria.

Minha dúvida é: Devo jogar a leva fora, já que usei o chiller logo após essa cagada aí?

Vai desculpando aí, mas não entendi o problema.
A soda deve ter causado alguma reação na panela (um líquido preto?) e você ficou recirculando esse negócio; agora está com medo de que tenha sobrado algum resíduo de alumínio dentro do chiller. É isso?

Vai desculpando aí, mas não entendi o problema.
A soda deve ter causado alguma reação na panela (um líquido preto?) e você ficou recirculando esse negócio; agora está com medo de que tenha sobrado algum resíduo de alumínio dentro do chiller. É isso?
Exatamente.
Lembrando que passei bastante água depois que recirculei a soda.

Olha, eu deixaria correr o marfim pra ver o que acontece. Uma vez que você lavou bastante, imagino que não tenha ficado muito resíduo. Aliás, a ingestão de alumínio em pequenas quantidades não parece ser nociva (já li em algum lugar que as próprias latinhas provocam isso.) Não sei enquanto a soda. Mas acho que já deve ter saído tudo.

Ufa, me tranquilizou. :)
Estava temeroso sobre a ingestão de alguma substância nociva, produto da reação entre a soda e o alumínio.

Obrigado pela resposta.

Também não custa nada ser cauteloso. Vai dando uma cheirada nela, pra sentir se ficou com cheiro de ferro ou algo que lembre cheiro de metal. Se provar e achar algum sabor estranho acho que não é bom arriscar não.

Dando uma pesquisada encontrei isso:
"A soda reage a com o alumínio formando o Hidrogenio e aluminato de sódio (NaAIO2)
O gás é o hidrogênio mesmo (não e tóxico, mais também não vá ficar com a cara encima da panela) e o que ficou na panela seria o aluminato de sódio.
Não sei exatamente a ultilização do aluminato, mais acho que ele e usado como catalizador, pra acelerar a solidificação do cimento. Mesmo sendo bem comum, ele e corrosido."

Minha dúvida é: Devo jogar a leva fora, já que usei o chiller logo após essa cagada aí?

Você usou o chiller para resfriar o mosto logo após esse "acidente"?

Se sim, é bom avaliar como ficou essa leva.

O problema é que é uma Smoked Ale, então o aroma e sabor pode mascarar algo de estranho. Mas serei cauteloso com certeza.

Sim, usei o chiller pra resfriar o mosto logo após o acidente, mas lavei ele com abundância antes.

Já fez um teste de iodo pra ver se o pH está dentro do esperado? Imagino que essa reação da soda deve ter criado uma base forte, na teoria deveria reagir com o pH ácido da cerveja e neutralizar talvez.

Já fez um teste de iodo pra ver se o pH está dentro do esperado? Imagino que essa reação da soda deve ter criado uma base forte, na teoria deveria reagir com o pH ácido da cerveja e neutralizar talvez.
Teste de iodo pra ver pH? Não sei como se faz.

Bem, sensorialmente está tudo certo. Nenhum aroma ou sabor estranho.

Desculpa aí, quis dizer teste de pH, mas de tanto pensar em iodo saiu teste de iodo.
Você pode usar por exemplo papel tornassol. Desses quem venham com uma tabelinha de cores. É só mergulhar a ponta e ver a cor que ficou e conferir na tabela. Você encontra isso em loja de piscina, aquário

Desculpa aí, quis dizer teste de pH, mas de tanto pensar em iodo saiu teste de iodo.
Você pode usar por exemplo papel tornassol. Desses quem venham com uma tabelinha de cores. É só mergulhar a ponta e ver a cor que ficou e conferir na tabela. Você encontra isso em loja de piscina, aquário
Vou procurar então. Muito obrigado pelas respostas. :)

Back