Guenther, no caso se eu carbonatar ela a 2,5 o ideal é servir e essa pressão? Caso espume vou diminuiando a pressão até que fique com o fluxo satisfatório correto?
Sobrando cerveja no postmix volto a pressão a 2,5 pra manter na pressão de cabonatação?
Obrigado
- O que é espuma?
Espuma é o CO2 que se desprende do líquido.
- E como ele consegue se desprender?
Se o líquido estiver sob uma pressão vs temperatura menor do que a que foi carbonatado.
- Exemplo: qual é o motivo de sacudirmos uma garrafa de cerveja fechada e ela não criar espuma, e se abrir ela e sacudir, ela espuma?
Justamente porque com a garrafa fechada, o head-space tem pressão, e essa pressão em cima do líquido não permite com que o CO2 se solte, e gere espuma. Se aliviar essa pressão, o CO2 se desprende facilmente.
- Ou seja:
Se a cerveja está carbonatada a 2,5 Bar, essa é a pressão mínima.... ela tem que ficar sob essa pressão para que as moléculas de CO2 não se desprendam do líquido.
Se você deixar a cerveja sob uma pressão menor, e ainda por cima agitar o líquido (passando dentro da tubulação, serpentina, etc).... o que acha que vai acontecer? Ela vai espumar já dentro da tubulação que vai pra chopeira, ou dentro da serpentina, saindo só espuma.
Lembrem-se que ao abrir a torneira da chopeira vocês já criaram um deficit de pressão sobre a cerveja que está na linha, e isto já tende a fazer a cerveja espumar, então na verdade muitas vezes é interessante usar uma pressão x temperatura ainda um pouco maior.
É tudo uma questão física. Lei de Henry:
a solubilidade de um gás dissolvido em um líquido é diretamente proporcional à pressão parcial que este gás exerce sobre o líquido.
Ou seja, deixou a cerveja numa pressão X temperatura..... o CO2 vai impregnar a cerveja até entrar em equilíbrio. Deixou a cerveja sob uma pressão x temperatura menor? O CO2 vai se soltar até entrar em equilíbrio. Se o líquido sofre agitação (como ao trafegar dentro da tubulação da chopeira), isso ocorre instantaneamente.
O que muita gente esquece? Que se um barril ligado a uma chopeira está a 2,5 Bar de pressão, ao abrir a torneira, e dependendo da vazão que a cerveja sai, cria-se um pequeno deficit de pressão na linha.... então enquanto está servindo, digamos, hipoteticamente, que a pressão do sistema caia para 2,1 Bar... já existe chance de espumar. Isso pode-se averiguar ao abrir a torneira e cuidar o manômetro de pressão.
Abraço,