• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

US-05 diferenças de atenuação

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Bordin

Member
Reaction score
0
Pessoal, fiz uma Stout, 10 litros e usei 07 gramas (reidratado 30 min antes de inocular) do us-05, a brassagem foi feita a 64,5 graus, a OG ficou em 1.043 e FG 1.010,
10 dias depois reaproveitei a lama, cerca de 50ml (lavei bastante o fermento, ficou bem limpo e compacto) em uma red ale, tambem 10 litros, alem dessa lama que usei direto no fermentador, sem starter, apenas tirei um pouco antes da geladeira, e tambem usei 4 gramas que havia sobrado do pacote do us-05. A OG ficou 1.048 e FG foi para 1.008, atenuou muito mais, mesmo eu ter feito a brassagem dessa Red Ale a 67 graus

Essa maior atenuação pode ser por ter reaproveitado o fermento? Eu não esperava tanta atenuação, passou do ponto de onde eu queria que chegasse

para completar, só usei malte caramelo na red ale, e a fermentação de ambas na mesma tempratura

Pessoal, fiz uma Stout, 10 litros e usei 07 gramas (reidratado 30 min antes de inocular) do us-05, a brassagem foi feita a 64,5 graus, a OG ficou em 1.043 e FG 1.010,
10 dias depois reaproveitei a lama, cerca de 50ml (lavei bastante o fermento, ficou bem limpo e compacto) em uma red ale, tambem 10 litros, alem dessa lama que usei direto no fermentador, sem starter, apenas tirei um pouco antes da geladeira, e tambem usei 4 gramas que havia sobrado do pacote do us-05. A OG ficou 1.048 e FG foi para 1.008, atenuou muito mais, mesmo eu ter feito a brassagem dessa Red Ale a 67 graus

Essa maior atenuação pode ser por ter reaproveitado o fermento? Eu não esperava tanta atenuação, passou do ponto de onde eu queria que chegasse

para completar, só usei malte caramelo na red ale, e a fermentação de ambas na mesma tempratura

Na verdade, a stout fermentou de menos (76.7%) e a red foi mais pro padrão do fermento (83.3%).
Só hidratando o fermento não fica tão saudável qto realizando uma propagação, e vc inoculou menos fermento que o ideal na stout.

Na red, o fermento havia se propagado e vc ainda adicionou mais fermento.

Realizando propagação consigo religiosamente 89% de atenuação com US-05 mosturando a 64º.

Sim, a levedura da primeira geração (que já fermentou uma leva de cerveja saudavelmente) tem uma viabilidade maior, e a sua taxa de inoculação também deve ter sido bem maior. Esses fatores contribuem para uma fermentação mais vigorosa, com atenuação maior (ou regular, considerando que a sua primeira fermentação atenuou um pouco menos que o esperado pelo perfil dessa cepa).
No mais, recomendaria utilizar todo o pacote de levedura na mesma fermentação. A viabilidade das leveduras secas é bastante incerta e é melhor errar para um pequeno overpitching do que ter que lidar com os problemas de uma fermentação que parou no meio, ou com os off flavors gerados pela baixa taxa de inoculação. Sem contar uma possível contaminação e perda grande de viabilidade depois do pacote aberto.

Latest posts

Back