Tripel fermentação stucked, o que fazer?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

caioiac

Well-Known Member
Joined
Apr 15, 2014
Messages
82
Reaction score
9
Bom dia pessoal,


Eu fiz uma tripel há um pouco mais de uma semana atrás, e a fermentação ocorreu até certo ponto sem problema e bem vigorosa (cerveja escapou varias vezes pelo airlock), mas agora já tem uns 5 dias que ela parou em 1.023 (OG 1.080).

Creio que fiz um underpitch, pois deveria ter feito um starter de 2l, mas só consegui fazer de 0,75. (Falta de tempo)
Além disso, não possuo controle de temperatura ainda, e deixo a cerveja num banheiro onde ela é mais estável. Estou achando que talvez a levedura tenha passado dessa pra melhor em um dia mais quente que tivemos, embora o gosto da cerveja verde não esteja ruim.

O que deveria fazer agora? Eu transferi a cerveja para um novo fermentador, sem levar a levedura, mas guardei as leveduras em um erlenmeyer, e estou decantando.

Seria melhor comprar uma levedura neutra como US-05 para finalizar, ou jogar a levedura antiga de volta a cerveja de forma que ela volte a ficar em suspensão? US-05 aguenta >7% de alcool?

Obrigado desde já pelo apoio!

Abraços!
 
Caio,

Forneça mais detalhes sobre a tua Tripel. Tamanho do lote, maltes e proporções usadas, se usou açúcar e quanto, rampas temperatura na brassagem, levedura utilizada, temperaturas de fermentação, etc. Assim fica mais fácil te ajudar. Quanto mais detalhe melhor. Pelo que tu disse não dá para saber se foi só a levedura ou se teve algum fator relacionado com os fermentáveis que tu produziu no teu mosto.
 
Bom, vamos aos detalhes então

Receita:

7,30 kg Pilsner Agrária BR (3,5 EBC)
0,70 kg Aromatic Malt (Briess) (39,4 EBC)
45,00 g Styrian Goldings [5,40 %] - First Wort 6
0,85 kg Sugar, Table (Sucrose) (2,0 EBC)
1,00 Items Whirlfloc Tablet (Boil 15,0 mins)
30,00 g Columbus (Tomahawk) [14,00 %]
20,00 g Styrian Goldings [5,40 %]
1,0 pkg Trappist Ale (Bio4 #SY065) [Starter 750ml]

A brassagem foi separada em duas partes pois não cabia a quantidade de malte no masterbier
67ºC 60 Min
78ºC 10Min
Fervura 60Min

Devido a falta de capacidade, separei parte do mosto em um balde, adicionei mais água e o restante do malte. Depois juntei o mosto separado com o que estava sendo feito. (No meio tempo o mosto separado ficou resfriando). Lote final foi de 18L.

Para a fermentação, não faço controle de temperatura ainda por não ter uma geladeira para isso. O fermentador fica em um banheiro, onde a temperatura deve variar menos. Tivemos uns dias mais quentes e abafados semana passada com temp máxima de 28º.

Abraço
 
Tu fez o starter com stir plate ou sem?
O mais provavel aqui seja a taxa de inoculação muito baixa, não teve celulas suficientes pra fermentar todo açucar.
As temperaturas altas que deram, realmente levam a levedura para uma melhor, porém não no sentido que tu disse, a levedura "gosta" de temperaturas mais altas, ela age melhor nessa temperatura, porém gera off flavors.
A tolerancia a alcool do fermento que tu usaste é bem alta eu usaria o mesmo, faria um starter e tocaria la.
E providencie uma geladeira pra fermentação o quanto antes.


Abraço
 
Oi caioiac,

Só para me certificar, tu mediu a FG com refratômetro? Calculou a compensação para o álcool ou mediu mesmo com densímetro?

Eu acho que tu mandou bem em usar açúcar para secar tua Tripel mas acredito que tua cerveja pode não ter atenuado bem devido a essa rampa de 67. Podia ter brassado numa temperatura mais baixa e assim tua Tripel ficaria mais seca.

Tu deve ter usado menos levedura do que o recomendado na teoria mas não sei se esse foi o principal fator para não ter atenuado já que tu mesmo viu que teve uma fermentação vigorosa. Se tua mostura produziu muito açúcar não fermentável, usar nova levedura não vai adiantar muito, a não ser que tu use uma levedura muito atenuativa, como uma de Saison por exemplo, e fermente na faixa superior de temperatura.

Acho interessante tu provar a cerveja e sentir como ela está. Se já tiver do teu gosto deixa assim mesmo. Se quiser ficar mais próximo do padrão que tu tinha pré estabelecido aí vai atrás de alguma solução.
 
Obrigado pelas respostas!

O starter eu fiz com um stirplate mesmo, e aparentemente funcionou direito, embora não tenha visto nenhum kraeusen durante o starter.

A densidade medi com o refratômetro, e corrigi usando o Beersmith. Chequei agora a programação que ficou salva no meu equipamento e por um vacilo e desatenção, eu brassei a primeira leva de malte com 68 e a segunda com 66.

No caso de uma Tripel, qual temperatura seria melhor para brassagem?

Estou pensando em seguir a dica do Luz e fazer um starter, pois em BH ainda é difícil conseguir levedura líquida como as da Bio4. Se não atenuar mais nada daí engarrafo e tomo mais cuidado na próxima leva.

A geladeira já está na lista de aquisição!

Quanto que a levedura WLP565 ainda atenuou na garrafa paulo?
 
Back
Top