Tiago
Well-Known Member
- Reaction score
- 1,327
Ah, entendi.
Cara, o fermento influencia no dry-hopping? Sim. As células EM SUSPENSÃO aderem ao lúpulo e isso prejudica um pouco a extração dos óleos.
Então, trasfegar melhora isso? Não.
É preciso entender que trasfegar simplesmente REMOVE O FERMENTO DO FUNDO, mas isso não acelera a decantação (como muitos pensam) das células que estão em suspensão. Estou enfatizando isso porque eu já vi dezenas de cervejeiros dizerem isso, tipo "Eu transfego pq depois sem o fermento no fundo a cerveja fica límpida muitos mais rápido!"....... como se o fato de não ter fermento no fundo fosse acelerar a decantação das células em suspensão. Errado.
Agora........... tem uma vantagem, muito específica, que até é legal em trasfegar antes de fazer o dry-hopping: poder agitar vigorosamente o fermentador todos os dias para colocar os lúpulos em suspensão novamente.
Se ainda tiver fermento no fundo do fermentador, fazer isso seria uma catástrofe.
Se já tiver feito a trasfega, dá pra fazer isso que falei uma ou duas vezes por dia, e cara, especialmente se for fazer um dry-hopping com bastante lúpulo, isso faz diferença com certeza, pois os lúpulos vão para o fundo pouco tempo depois que adicionamos o mesmo no fermentador, e formam uma camada, então certamente os lúpulos que estão na parte de baixo dessa camada transferem menos óleos do que os que estão em cima. Agitar o fermentador faz com que tudo isso se misture novamente e que se consiga um aproveitamento melhor.
Abraço,
Oi Guenther,
A vantagem de ressuspender o lúpulo pra aumentar sua área de contato, sacudindo o fermentador, não seria suplantada talvez por um dry-hopping duplo, dividindo a quantidade inicial em duas partes? Dai teria o dobro da area de contato pra cada momento do dry-hopping, sem precisar transferir e sacudir...
Abraço