• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Transporte do fermentador durante as primeiras horas de fermentação

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lpera

Well-Known Member
Reaction score
405
Pessoal,

tenho uma situação bem específica, o lugar no qual eu irei fazer a brassagem não é o mesmo local em que a cerveja irá fermentar. Por questões de espaço farei a brassagem em um local mas depois terei que mover o balde fermentador (10 ou 20 litros) para a minha casa onde posso controlar (até certo ponto a fermentação).

Esse trajeto leva em torno de 40 minutos e tem estrada de chão, por isso já posso dizer que vai chacoalhar bastante.

Vocês acham que isso será um problema muito grande? Vou atrapalhar a fermentação fazendo isso?

Obrigado!

Sanitiza tudo, feche o balde fermentador bem fechado e pronto.
No destino vc verifica a temperatura, ajusta se necessário e inocula o fermento.

:mug:

Se vc estiver usando aqueles baldes plásticos alimentícios para a fermentação, acho interessante ter duas tampas: uma sem qualquer furo para a vedação durante o transporte; e outra com o furo do airlock.

Assim vc evita que respingue mosto para fora do balde pelo furo do airlock/blow-off ou que suje mais ainda se equipamento, aumentando o trabalho para a sanitização.

Outra coisa que seria interessante vc observar é colocar uma torneira que tenha abertura/fechamento forte para nao abrir sem querer.

Boa questão. Com mais uma geladeira pequena e uma bombona de 50 litros eu dobraria minha produção de 40 para 80 litros - isso se eu tivesse espaço para isso.

Estou pensando em procurar um sócio para fermentar pra mim - ou alugar o espaço para uma geladeira.

a preocupação era levar uma bombona com 45 kg de uma casa para outra também.

Tive 2 levas baseadas na minha casa e fermentada na casa do meu sócio.
Nos dois casos o fermento foi inoculado antes do transporte e coloquei o air lock no destino.
As duas ficaram muito boas e sem sinais de contaminação e a fermentação, maturação e priming ocorreram se problemas.
Sei que não é o ideal mas é o que posso fazer no momento.

Essa pergunta independe do fato de "transportar ou não".

É uma boa prática inocular assim que possível, desde que a temperatura esteja legal.

Quanto mais tempo ficar sem inocular, mais tempo está dando para bactérias se proliferarem. Isso é um problema? Depende do teu nível de limpeza e sanitização.

Ou seja.... faz como achar melhor! :)

Eu particularmente sempre inoculo assim que a temperatura está onde eu quero, independente se o fermentador vai ficar parado ou se vou correr com ele nas costas.

Perfeito! Como chegar na temperatura ideal para inoculação no local da brassagem, então vou inocular, botar o fermentador no porta-malas e é isso. Se tudo der certo Domingo é o dia!

...

Adoro os exemplos do Guenther! Mal posso esperar pelo livro! :cross:
Meu lema é que tudo deve ser divertido. Uma explicação pode ser somente uma explicação. Uma explicação que faz a pessoa rir é bem mais legal, tanto pra quem lê/ouve, quando pra quem explica. :)

Latest posts

Back