• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Transformando o frigobar Electrolux RE120 numa chopeira (kegerator)

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Interessante, temos diversas opiniões sobre o tema!
Para resolver ambas as situações, bastaria uma boa técnica para descobrir onde passam as linhas de gás refrigerante!
Vocês conhecem ou já usaram alguma técnica para compartilhar?

Interessante, temos diversas opiniões sobre o tema!
Para resolver ambas as situações, bastaria uma boa técnica para descobrir onde passam as linhas de gás refrigerante!
Vocês conhecem ou já usaram alguma técnica para compartilhar?
OK, talvez eu tenha sido enfático sem ter certeza do que estava falando. O fato é que as paredes laterais esquentam bastante, enquanto o teto permanece sem alteração.

Fiz a correlação de que nas laterais passam linhas refrigerantes, o que pode não ser verdade, mas algo passa ali, eu não perfuraria sem confirmar.

Eu substitui a evaporadora do meu frigobar quando fiz a conversão para kegerator
A linha de gás sai direto da placa para o motor.
No meu frigobar, no teto dele passa a fiação elétrica e o sensor do termostato.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

IMG_1722.JPG
Tinha esse evaporador...
IMG_1470.JPG
Troquei por esse...

Legal teu projeto. O que vc chama de evaporador é a placa do freezer?

Não achei q compensasse trocar, intéressante.

Mas assim, eu não vejo motivos pra acreditar que todos os frigobares com configuração parecida sejam idênticos quanto às linhas refrigerantes, mas também não sou nenhum técnico no assunto, rs.

Legal teu projeto. O que vc chama de evaporador é a placa do freezer?

Não achei q compensasse trocar, intéressante.

Mas assim, eu não vejo motivos pra acreditar que todos os frigobares com configuração parecida sejam idênticos quanto às linhas refrigerantes, mas também não sou nenhum técnico no assunto, rs.

Isso a placa... troquei pois queria o maximo de espaço possível, agora cabem 2 postmix de 19L e Mais 2 de 9L no degrau. Se for pensar em custos ai já muda tudo hehe

Realmente não são todos iguais, inclusive existem os que possuem a serpentina dentro das paredes, mas esses modelos vendidos no Brasil que possuem o " congelador " são sim muito parecidos .
[emoji106][emoji482]

Isso a placa... troquei pois queria o maximo de espaço possível, agora cabem 2 postmix de 19L e Mais 2 de 9L no degrau. Se for pensar em custos ai já muda tudo hehe

Realmente não são todos iguais, inclusive existem os que possuem a serpentina dentro das paredes, mas esses modelos vendidos no Brasil que possuem o " congelador " são sim muito parecidos .
[emoji106][emoji482]

[emoji106][emoji482]

Mais uma coisa para eu se preocupar em meu projeto =/ irei comprar o frigobar no Paraguai de uma marca que nunca ouvi falar kkkkkkk

[emoji106][emoji482]

[emoji106][emoji482]

Boa tarde, MaS !! Tbm tenho um frigobar Electrolux R 130 como o seu. Chamei já dois técnicos em refrigeração e me falaram que não tem com "dobrar" o evaporador, como se costuma fazer com o R 120.
Como vc fez a troca do evaporador (foi vc mesmo ou foi um técnico que trocou) ? Por qual modelo de evaporardor ? Resultou em alguma diferença na capacidade refrigerante do frigobar ?
E por último, rsss.
Vc disse que passam fiações no teto, isso quer dizer que não se pode furar o teto para colocar uma torre de chopp ?!
Desculpe-me pela montanha de perguntas, mas é que estou com esse problema (não cabem meus post mix e não encontro ninguém que resolva o problema do evaporador).
Grande abraço.

Boa tarde, MaS !! Tbm tenho um frigobar Electrolux R 130 como o seu. Chamei já dois técnicos em refrigeração e me falaram que não tem com "dobrar" o evaporador, como se costuma fazer com o R 120.
Como vc fez a troca do evaporador (foi vc mesmo ou foi um técnico que trocou) ? Por qual modelo de evaporardor ? Resultou em alguma diferença na capacidade refrigerante do frigobar ?
E por último, rsss.
Vc disse que passam fiações no teto, isso quer dizer que não se pode furar o teto para colocar uma torre de chopp ?!
Desculpe-me pela montanha de perguntas, mas é que estou com esse problema (não cabem meus post mix e não encontro ninguém que resolva o problema do evaporador).
Grande abraço.

Boa tarde LARoxx
A troca foi feita por um técnico sim , necessita de nova carga de gás etc...R$ 200,00
O evaporador eu comprei no ML R$136,00 modelo crt08/12 frigobar Consul, ele está gelando mto bem,chega a 0 graus tranquilo.
Com realação a fiação, é só você retirar a parte plástica do teto (externa) e já consegue visualizar onde está passando.IMG_1610.jpg

Vai perceber também que existe um espaço de aproximadamente 3,5 cm entre a tampa plástica externa e o teto que é somente espuma, devido a isso vai precisar fazer alguns calços para dar melhor sustentação e fixação a torre.
IMG_1687.JPG
Enfim ....IMG_1473.JPGIMG_1879.JPG
da um pouco de trabalho mas vale mto a pena pois vai ter bastante espaço
exif_temp_image.jpg

Boa tarde LARoxx
A troca foi feita por um técnico sim , necessita de nova carga de gás etc...R$ 200,00
O evaporador eu comprei no ML R$136,00 modelo crt08/12 frigobar Consul, ele está gelando mto bem,chega a 0 graus tranquilo.
Com realação a fiação, é só você retirar a parte plástica do teto (externa) e já consegue visualizar onde está passando.View attachment 119617

Vai perceber também que existe um espaço de aproximadamente 3,5 cm entre a tampa plástica externa e o teto que é somente espuma, devido a isso vai precisar fazer alguns calços para dar melhor sustentação e fixação a torre.
View attachment 119618
Enfim ....View attachment 119619View attachment 119620
View attachment 119622

MaS, SENSACIONAL SEU KEGERATOR !!

Muito obrigado pelas dicas !!

Abração.

Boa tarde LARoxx
Com realação a fiação, é só você retirar a parte plástica do teto (externa) e já consegue visualizar onde está passando.View attachment 119617

View attachment 119618
View attachment 119622

MaS, uma última pergunta... pesquisei no ML o evaporador CONSUL CRT08/12 e nas fotos ele parece ser meio curvado em uma das laterais. Na foto do seu kegerator ele parece estar reto.
Vc desentortou ele na mão mesmo ?!
Obrigado de novo.

MaS, uma última pergunta... pesquisei no ML o evaporador CONSUL CRT08/12 e nas fotos ele parece ser meio curvado em uma das laterais. Na foto do seu kegerator ele parece estar reto.

Vc desentortou ele na mão mesmo ?!

Obrigado de novo.

Isso mesmo!
Coloca ele no chão e vai empurrando com as duas mãos....
Fica reto fácil
No que precisar da um grito

Alguém conhece um bom técnico em refrigeração que faça esse tipo de adaptação de evaporador aqui por São Paulo/SP, pq já liguei em vários e nenhum aceita o serviço... dizem que "não fazem adaptações"... :confused:

Valeu !!

@MaS Parabéns pela adaptação, a maioria desiste do R130 por conta do congelador.

Acho que seu kegerator merece um tópico só pra ele! Muito show poder colocar 2 postmix de 19L e ainda sobrar espaço!

Eu desisti de montar com um frigobar, pra começar não acha nos usados facilmente, quando acha um frigobar é daqueles antigos barulhento.
Acabei comprando uma geladeira slin semi-nova 240 litros da consul por 400 reais. Comprei uma torre de inox para 2 torneiras nos EUA e mandei por navio para cidade vizinha aqui na fronteira de minha cidade. Chegou hoje depois de 50 dias, se alguém tiver interesse amanha pego ele e posto foto aqui no grupo, paguei 60 dólares e vendo pelo mesmo preço.

@MaS Parabéns pela adaptação, a maioria desiste do R130 por conta do congelador.

Acho que seu kegerator merece um tópico só pra ele! Muito show poder colocar 2 postmix de 19L e ainda sobrar espaço!

@matozo Obrigado, tive sorte de achar um bom técnico para fazer o serviço e garantir a eficiência do sistema, aliás foi o próprio quem me vendeu o frigobar. Quem sabe abro um tópico dedicado hehe
Abraço [emoji482]

É tranquilo furar o teto do frigobar? Há algum modelo que tenha risco de linhas de resfriamento ali?

Estou tentando fazer um kegerator com o beer1 da electrolux, mas não sei onde é tranquilo de fazer a furação.
Link do post http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=411994

No fundo tem a placa de resfriamento. As laterais esquentam bastante, acredito que a parte de cima é a com menos chance de ter algo.

É tranquilo furar o teto do frigobar? Há algum modelo que tenha risco de linhas de resfriamento ali?

Estou tentando fazer um kegerator com o beer1 da electrolux, mas não sei onde é tranquilo de fazer a furação.
Link do post http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=411994

No fundo tem a placa de resfriamento. As laterais esquentam bastante, acredito que a parte de cima é a com menos chance de ter algo.

Não sei quanto aos modelos brasileiros, mas vi umas fotos de frigobar gringo com linhas de resfriamento no teto.

Tem até um teste que eles fazem com amido de milho pra verificar se existem linhas passando.

Em todo caso dá pra começar a furar (tirar a tampa metálica) e usar uma chave de fenda pra tentar encontrar algo junto com o isolamento.

Fala @thiagodifoiz, tudo certo?
...
Recentemente (como um bom nerd) eu adicionei dois medidores de vazão ligados numa placa Arduino pra controlar o volume dos postmix conforme vou tomando. É um projeto bem legal chamado RaspberryPints.
...
Cara... me diz onde vc achou material pra fazer essa leitura dos sensores no Arduino e tbm como fez a ligação deles na RaspberryPi!

Valeu!

Parabéns aos colegas pelos projetos, todos os três kegerators desse tópico estão sensacionais!

vou montar em breve um kegerator para mim e estou me baseando no projeto de vocês!!!

@matozo, se me permite uma dúvida, vi que você menciona ter colocado um desumidificador no seu kegerator... eu hoje uso um freezer vertical para fazer a fermentação/maturação das minhas levas e convivo com o problema da água que condensa no teto do freezer e fica pingando em cima da tampa do fermentador... gostaria de sanar esse problema tanto para o freezer, como para o projeto do kegerator... o desumidificar resolveu o seu problema? você poderia dar mais detalhe sobre a aquisição e instalação dele?

abs.

Boa noite pessoal,

MaS, parabéns pelo projeto! Cara, ficou muito bacana. Aliás, todas as montagens ficaram muito boas.

Você fez algum esquema para resfriar a "primeira" cerveja que sai (aquela que fica dentro da torre)? Vi que o @matozo fez um esquema muito interessante com tubos de cobre para resfriar esta primeira cerveja... Porém não sei se daria certo com este tipo de torre.

Valeu!:mug:

Boa tarde LARoxx

View attachment 119618
View attachment 119622

Boa noite pessoal,

MaS, parabéns pelo projeto! Cara, ficou muito bacana. Aliás, todas as montagens ficaram muito boas.

Você fez algum esquema para resfriar a "primeira" cerveja que sai (aquela que fica dentro da torre)? Vi que o @matozo fez um esquema muito interessante com tubos de cobre para resfriar esta primeira cerveja... Porém não sei se daria certo com este tipo de torre.

Valeu!:mug:

FFaria,obrigado !
Com relação a torre naja, ela tem uma linha para circulação de glicol, no meu projeto previ o uso de um reservatório com glicol e uma micro bomba de Aquário, aquelas minúsculas, mas acabei preferindo usar o espaço que o reservatório ocupava para armazenar mais cerveja.
Essa primeira cerveja quando fica muito tempo parada dentro da naja eu descarto, mas são pouquíssimos ml

Back