• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Torneira Belga e Pressão de Co2

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Leonardo Barbosa

New Member
Reaction score
0
Atualmente consegui uma choppeira a gelo com 5 torneiras belga , é uma caixa bem grande, e da pra usar individualmente cada uma que ela tem bem um espaço para colocara o gelo em suas diferentes partes.
Peguei um barril de 30 litros de pilsen para fazer um teste a aproveitar beber.
Coloquei com 2,5 kg no regulador do Co2, fechei a torneira e fui abrindo lentamente para regular, so que so espumava e nao importava o quanto regula-se com calma so saia espuma, e quando consegui uma regulagem aceitavel para a extração do chopp a vazão estava tão baixa que demorava muito pra servir um copo apenas.
Tem alguma dica que eu possa fazer pra solucionar isso?
Muito Obg

Tá espumando porque a pressão de serviço tá altíssima. O ideal é ficar entre 0,5 - 1kg.

Pra servir, comece aliviando toda a pressão interna do barril, em seguida conecte o cilindro de co2 ajustando-o com uma pressão de 1kg, em seguida feche a válvula de topo cilindro, assim o marcador registrará só a pressão interna do barril.

Ajustado pra 1kg, comece a extrair, se continuar a sair muita espuma é porque ainda tá com muita pressão. Solução: alivie a pressão interna. Faça isso até ficar do jeito que você você achar que tá equilibrado, anote esse valor de pressão. É claro que com o passar do tempo, o líquido vai saindo e a pressão interna vai abaixar, se abaixar demais e começar a ficar flat, reinjete co2 no barril naquela pressão que inicialmente estava boa a extração. Fazer isso durante o tempo de serviço de uma festa ou churrasco não vai descabonatar totalmente a cerveja!!!

Terminou a festa e sobrou cerveja no barril? Se não fizer nada vai acontecer a mesma coisa do refrigerante, o gás que antes estava solubilizado no líquido vai sair e a breja perderá a carbonatação e ficará flat. Pra isso não acontecer injete co2 com a pressão que você carbonatou a cerveja. Na próxima vez que for servir, repita o procedimento.

Tem como a ajustar esse procedimento sem retirar a pressao interna do barril ? , Apenas colocando uma pressao de serviço o suficiente pra empurrar o chopp e nao carbonatar demais ?

Tá espumando porque a pressão de serviço tá altíssima. O ideal é ficar entre 0,5 - 1kg.

Pra servir, comece aliviando toda a pressão interna do barril, em seguida conecte o cilindro de co2 ajustando-o com uma pressão de 1kg, em seguida feche a válvula de topo cilindro, assim o marcador registrará só a pressão interna do barril.

Ajustado pra 1kg, comece a extrair, se continuar a sair muita espuma é porque ainda tá com muita pressão. Solução: alivie a pressão interna. Faça isso até ficar do jeito que você você achar que tá equilibrado, anote esse valor de pressão. É claro que com o passar do tempo, o líquido vai saindo e a pressão interna vai abaixar, se abaixar demais e começar a ficar flat, reinjete co2 no barril naquela pressão que inicialmente estava boa a extração. Fazer isso durante o tempo de serviço de uma festa ou churrasco não vai descabonatar totalmente a cerveja!!!

Terminou a festa e sobrou cerveja no barril? Se não fizer nada vai acontecer a mesma coisa do refrigerante, o gás que antes estava solubilizado no líquido vai sair e a breja perderá a carbonatação e ficará flat. Pra isso não acontecer injete co2 com a pressão que você carbonatou a cerveja. Na próxima vez que for servir, repita o procedimento.

E outra , eu tenho 5 torneiras ,a ja vi pessoas usando varios estilo de cerveja no mesmo cilindro. Com a mesma quantidade de pressao e tirando um chopp otimo, era isso que eu esperava retirar dessa choppeira ja que tenho 5 torneiras. Ou eu teria que a char um controle de pressão individual para cada um ?

A pressão de serviço da linha 0,5 - 1kg é igual pra todas, se precisar de algum ajuste fino faça na torneira. O que muda é que cada estilo de cerveja, em tese, tem sua própria carbonatação e que, também em tese, deve ser ajustada ao final do serviço pra não descarbonatar. O que eu normalmente faço e vejo pessoal de brewpubs fazer é aliviar todo co2, ajustar pra pressão de serviço, finalizou, reinjetar co2 pra voltar pra pressão de carbonatação, no outro dia aliviar.... e por aí vai. Veja que nesse caso a litragem pequena, pra restaurante que serve 100/200l por noite não sei se o esquema é o mesmo.

Last edited:
Atualmente consegui uma choppeira a gelo com 5 torneiras belga , é uma caixa bem grande, e da pra usar individualmente cada uma que ela tem bem um espaço para colocara o gelo em suas diferentes partes.
Peguei um barril de 30 litros de pilsen para fazer um teste a aproveitar beber.
Coloquei com 2,5 kg no regulador do Co2, fechei a torneira e fui abrindo lentamente para regular, so que so espumava e nao importava o quanto regula-se com calma so saia espuma, e quando consegui uma regulagem aceitavel para a extração do chopp a vazão estava tão baixa que demorava muito pra servir um copo apenas.
Tem alguma dica que eu possa fazer pra solucionar isso?
Muito Obg
Boa tarde!

Possuo um Disk Chopp em minha cidade, e possuo uma maquina de gelo para uso em casa, o que ocorre geralmente essa espuma em exagero é quando o barril esta quente e a cerpentina da maquina a gelo não esta tão gelada, pois ja fiz o teste, peguei um barril a temperatura ambiente e outro saindo da camara fria a 4 graus, em um só sai espuma, no outro com a mesma pressão e o mesmo tanto de gelo, ele saiu só com aquele colarinho, muita das vezes a galera usa a maquina a gelo, só com o gelo, o certo é colocar um pouco de agua pois o contato da agua gelada vai ser maior do que a do próprio gelo, visto que não pode socar.

Um abraço e boas brejas !

20191012_172150.jpg 20191101_163301.jpg a primeira é uma red ale, e a segunda uma ipa, como disse ambas foram tiradas nas mesma condições somente variando a temperatura do barril!

O funcionamento da torneira belga é diferente da italiana. Pelo que foi escrito "fechei a torneira e fui abrindo lentamente para regular"- se você está abrindo lentamente a torneira só vai sair espuma mesmo pois a belga só extrai líquido se totalmente aberta. Espuma em meia abertura. A regulagem é no anel conforme vídeo abaixo, com a torneira totalmente aberta.

O funcionamento da torneira belga é diferente da italiana. Pelo que foi escrito "fechei a torneira e fui abrindo lentamente para regular"- se você está abrindo lentamente a torneira só vai sair espuma mesmo pois a belga só extrai líquido se totalmente aberta. Espuma em meia abertura. A regulagem é no anel conforme vídeo abaixo, com a torneira totalmente aberta.

A sim, sem problema nesse ponto da regulagem no anel atras eu sei, e que tem estar totalmente pra baixo tb, digo que abri lentamente a regulagem atras dela mesmo, mas muito obg

Back