Termômetros com medições diferentes

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

chuckedw

Well-Known Member
Joined
Sep 14, 2015
Messages
116
Reaction score
15
Senhores,

Mais uma dúvida minha após a brassagem de hoje. Estou pela terceira vez utilizando uma panela com termômetro embutido e fundo falso, mas ainda não me acertei direto com o processo...

Acontece que a diferença de temperatura deste termômetro embutido com os outros (digital e de mercúrio) está sendo muito discrepante.

Vejam nas fotos em anexo... o termômetro da panela estava em 70º enquanto que o digital e o de mercúrio estavam em 65º. Penso que isso se deva pelo fato do termômetro embutido estar bem mais embaixo, quase colado ao fundo falso.

Mas...

Vi uma postagem do Gunther falando sobre a utilização de fundo falso e bomba de recirculação, onde ele dizia que com este sistema não é necessário mexer o mosto com uma colher, apenas recircular com a bomba nos momentos em que o fogo está ligado. Acontece que se eu fizer só isso, fico com essa diferença enorme de temperatura entre os termômetros. Mas se eu mexer com a colher por 1 ou 2 minutos, aí os termômetros passam a marcar as mesmas temperaturas.

Deixei o mosto parado por 30 minutos hoje na sacarificação, marcando 67º, lacrado... aí resolvi mexer com a colher por alguns segundos... baixou para 63º. Estou encucado com isso. Como que vou conseguir confiar na história do 65ºC p/ corpo baixo, 67ºC p/ corpo médio e 69ºC p/ corpo alto??????

E ainda... me parece que quando o fogo está ligado, a temperatura do termômetro embutido parece ficar estática. Somente quando eu desligo o fogo é que ela parece mudar. Deve ter alguma explicação na termodinâmica de líquidos.


Minha dúvida então é:

- Preciso então mexer com a colher o mosto sempre, mesmo com a bomba de circulação ligada, para poder medir a temperatura correta?

- Ou então... posso confiar somente o termômetro da panela, visto que ele está mais abaixo e portando mais "dentro" do mosto?
 

Attachments

  • 2016-11-10 07.13.52.jpg
    2016-11-10 07.13.52.jpg
    156.1 KB · Views: 67
  • 2016-11-10 07.13.58.jpg
    2016-11-10 07.13.58.jpg
    143.2 KB · Views: 61
  • 2016-11-10 07.14.14.jpg
    2016-11-10 07.14.14.jpg
    194.8 KB · Views: 60
Esse termômetro bimetálico tem um parafuso para calibração, use ele em conjunto com o termômetro que você mais confie.

Outra coisa, esse termômetro na maioria das vezes precisa de uns petelecos pra mostrar a temperatura correta. De uns toques de leve que o ponteiro ajusta.
 
Eu uso um termômetro desses, mas na torneira da panela com fundo falso, sendo que quando quero medir a temperatura, abro a torneira e deixo recircular, a temperatura bate certinho com a do termômetro digital. Mas somente com a recirculação...

termometro_inline.png
 
Senhores,

Mais uma dúvida minha após a brassagem de hoje. Estou pela terceira vez utilizando uma panela com termômetro embutido e fundo falso, mas ainda não me acertei direto com o processo...

Acontece que a diferença de temperatura deste termômetro embutido com os outros (digital e de mercúrio) está sendo muito discrepante.

Vejam nas fotos em anexo... o termômetro da panela estava em 70º enquanto que o digital e o de mercúrio estavam em 65º. Penso que isso se deva pelo fato do termômetro embutido estar bem mais embaixo, quase colado ao fundo falso.

Mas...

Vi uma postagem do Gunther falando sobre a utilização de fundo falso e bomba de recirculação, onde ele dizia que com este sistema não é necessário mexer o mosto com uma colher, apenas recircular com a bomba nos momentos em que o fogo está ligado. Acontece que se eu fizer só isso, fico com essa diferença enorme de temperatura entre os termômetros. Mas se eu mexer com a colher por 1 ou 2 minutos, aí os termômetros passam a marcar as mesmas temperaturas.

Deixei o mosto parado por 30 minutos hoje na sacarificação, marcando 67º, lacrado... aí resolvi mexer com a colher por alguns segundos... baixou para 63º. Estou encucado com isso. Como que vou conseguir confiar na história do 65ºC p/ corpo baixo, 67ºC p/ corpo médio e 69ºC p/ corpo alto??????

E ainda... me parece que quando o fogo está ligado, a temperatura do termômetro embutido parece ficar estática. Somente quando eu desligo o fogo é que ela parece mudar. Deve ter alguma explicação na termodinâmica de líquidos.


Minha dúvida então é:

- Preciso então mexer com a colher o mosto sempre, mesmo com a bomba de circulação ligada, para poder medir a temperatura correta?

- Ou então... posso confiar somente o termômetro da panela, visto que ele está mais abaixo e portando mais "dentro" do mosto?

O Problema é que a temperatura da panela é diferente...
O potencial de condução de calor da panela é mais alto e consequentemente ao manter contato direto com a chama, tende a aquecer mais rapidamente...e como o termômetro também está em contato direto com a panela, a temperatura é mais alta...

Perceba que medir a temperatura com o termometro de espeto próximo das paredes da panela vai te dar uma leitura maior do que colocando o espeto bem no centro da panela...

O termômetro de passagem que o @Rob_Scheiwe postou, também pode ser confiável, contando que a recirculação seja continua enquanto o fogo está ligado.

Acredito que o termômetro de espeto seja o mais confiável, pois ele te dá a leitura exata do mosto e possibilita medirmos todos os pontos da panela para saber se a temperatura está na média...Eu particularmente não troco o meu por nada...
 
O Problema é que a temperatura da panela é diferente...
O potencial de condução de calor da panela é mais alto e consequentemente ao manter contato direto com a chama, tende a aquecer mais rapidamente...e como o termômetro também está em contato direto com a panela, a temperatura é mais alta...

Perceba que medir a temperatura com o termometro de espeto próximo das paredes da panela vai te dar uma leitura maior do que colocando o espeto bem no centro da panela...

O termômetro de passagem que o @Rob_Scheiwe postou, também pode ser confiável, contando que a recirculação seja continua enquanto o fogo está ligado.

Acredito que o termômetro de espeto seja o mais confiável, pois ele te dá a leitura exata do mosto e possibilita medirmos todos os pontos da panela para saber se a temperatura está na média...Eu particularmente não troco o meu por nada...
Esses termômetros apesar de ficar em. contato com a panela possuem um sensor (probe) que não toca na panela. O que pode acontecer é ele ser curto e acontecer o que você disse, a medição ser feira próxima às paredes da panela e dar alguma diferença. Mas não é pra ser algo muito grande, se tiver bem calibrado é pra ser coisa de 1 ou 2 graus no máximo.
 
Esses termômetros apesar de ficar em. contato com a panela possuem um sensor (probe) que não toca na panela. O que pode acontecer é ele ser curto e acontecer o que você disse, a medição ser feira próxima às paredes da panela e dar alguma diferença. Mas não é pra ser algo muito grande, se tiver bem calibrado é pra ser coisa de 1 ou 2 graus no máximo.

Se esse sensor estiver funcionando, então realmente a discrepância não é pra ser de 5C, a não ser que esteja muito próximo do fundo falso...

O Ideal seria o mais próximo do centro possível, nem tão perto da chama para não ler mais alto e nem tão longe, para que a parte de baixo não fique com temperatura muito acima
 
A discrepância só acontece com o fogo ligado e se eu não mexer. Quando eu apago o fogo e mexo bem ambos marcam a mesma temperatura.

Eu acho que a questão é sobre a termodinâmica do líquido mesmo. Mais abaixo ou mais nas laterais a PROPAGAÇÃO do calor é maior. Sem uma fonte de calor ligada, a propagação de calor cessa. E aí quando mexo, a transferência térmica alcança um equilíbrio.

Acho que a ideia é essa mesmo. Sempre mexer bem e medir só com o fogo apagado.
 
...O termômetro de passagem que o @Rob_Scheiwe postou, também pode ser confiável, contando que a recirculação seja continua enquanto o fogo está ligado...

Exatamente, fogo ligado = recirculação. O que tem ajudado também na formação da cama de grãos que, quando chega a hora do sparge, já está bem definida, gerando um mosto bem bacana!
 
Senhores,

Ontem brassei novamente, uma Belgian Blonde Ale desta vez.

Cheguei a conclusão de que não vou mais usar fundo falso. Realmente tem um problema bem crítico neste tipo de equipamento: a termodinâmica/ transferência de temperatura. Vou explicar...

Ontem utilizei 3 termômetros (1-digital, 2-de mercúrio, 3-embutido na panela) e foquei bastante nas medições para tentar entender o que acontece. Algumas conclusões que eu cheguei:


1) Meus termômetros estão calibrados corretamente. Cheguei a esta conclusão na hora de esquentar a água. Acredito que a transferência de temperatura quando na panela tem somente água acontece muito mais rapidamente, precisando apenas mexer um pouco com uma colher para obter o mesmo resultado independente do local onde o termômetro esteja.

2) Quando ao invés de água tem-se mosto na panela, a transferência de temperatura ocorre muito mais lentamente. Ou seja, se você não mexer muito, vigorosamente, tipo durante mais de 1 minuto, a temperatura lida pelos termômetros só vai dizer respeito ao local onde ele está posicionado (mais perto das laterais, no centro, mais no fundo, mais na superfície, etc), ainda mais se o fogo estiver ligado. Com o fogo ligado não é possível obter a medição correta.
E quanto mais espesso o mosto, mais lento é o processo de troca de calor. E isto é bem óbvio, é só pensar como ocorre a troca de calor em materiais sólidos.
Para obter a temperatura correta, tem que desligar o fogo, mexer bem, esperar estabilizar e só depois obter a medição correta.

3) Somente utilizar a bomba de recirculação não é suficiente para se atingir um equilíbrio de temperatura na panela em um tempo aceitável. Ao menos não com essas bombas de baixa pressão, como é o caso da maioria de nós que utiliza bombas baratas de máquinas de lavar roupa. Mas acredito que mesmo que se tenha uma bomba de alta pressão/sucção, se você está usando fundo falso, ainda não vai ser a mesma coisa do que poder mexer bem o mosto desde o fundo da panela até a superfície, porque se a pressão/sucção for muito grande, acontecerá o tal do efeito vácuo, que pode até mesmo entortar o fundo falso (isso aconteceu comigo quando meu fundo falso estava com um apoio muito fraco).
Penso que talvez, se você tiver um sparge que espalhe bem a água em toda a superfície do mosto, de forma bem dispersa e igual, talvez a temperatura se equilibre mais rapidamente. Mas ainda assim não vai ser a mesma coisa do que mexer vigorosamente com a colher alcançando o fundo da panela.


4) Fazer rampas de temperaturas utilizando este sistema é um pesadelo. Comprei o fundo falso pensando que me livraria do empenho de ter que ficar mexendo o mosto, podendo usar somente a bomba. Uma vez quase perdi uma panela porque esqueci de mexer quando o fogo estava ligado. Torrou tudo o mosto no fundo da panela. Fiquei um dia inteiro areando a panela pra poder tirar o queimado. Aí resolvi testar o fundo falso, com a promessa de que dava pra usar a bomba e nem tocar na cama de grãos. Acabou que isto só atrasou mais meu processo. Você liga o fogo, liga a bomba, e vai vendo o termômetro subindo. Aí pega a colher, mexer o mosto e vê a temperatura cair até uns 8ºC. E continua nisso. É um desastre.

5) A eficiência diminui. Quando eu usava bazooka, já cheguei a obter 87% de eficiência. Com o fundo falso, minha eficiência não passou de 70%. Com toda certeza isto se deve ao problema de não conseguir controlar corretamente a temperatura de mostura.


Estou voltando a utilizar a bazooka.



Abraço
 
Impossível ler teu post sem lembrar disso -> http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407203

Rapaz, para de gastar tempo e esforço com uma técnica que não vai te levar a lugar algum.

Abraço!!

Amigo, meu problema não é corrigir ou tentar manter a mesma temperatura, e sim alcançar determinada temperatura com exatidão. Independente se utilizando fundo falso ou bazooka, quando eu chego na temperatura da rampa que estou tentando atingir, eu fecho a panela e deixo ela quieta mesmo, exatamente como o Gunther sugere no post. Já tinha lido isto há muito tempo atrás (se bem que ali ele não cita a questão do light/medium/full body, 65ºC/67ºC/69ºC ... o que me fez pensar se isto realmente faz sentido (?) )

Agora, se ao usar 3 termômetros, conforme eu descrevi na mensagem acima, cada um dá uma temperatura diferente, dando uma diferença de até 10ºC entre eles, aí alguma coisa está realmente errada. Em qual confiar? Não tem como...
 
Back
Top