• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Temperatura para Sparge

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

davipetry_BR

Well-Known Member
Reaction score
7
Sempre li que a temperatura de sparge seria aproximadamente de 76-78ºC. O Beersmith também indica essa temperatura. Porém, lendo o HBT americano vi relatos com sucesso de testes com a água a 85ºC pro sparge. Gerando uma melhor extração. Alguém já testou essa temperatura mais alta pra sparge? Teria algum contra?

Sempre li que a temperatura de sparge seria aproximadamente de 76-78ºC. O Beersmith também indica essa temperatura. Porém, lendo o HBT americano vi relatos com sucesso de testes com a água a 85ºC pro sparge. Gerando uma melhor extração. Alguém já testou essa temperatura mais alta pra sparge? Teria algum contra?

O contra é a extração de taninos das cascas dos grãos, em altas temperaturas. Quanto mais quente, maior a possibilidade. Isso está muito relacionado também com o pH da água de lavagem, se ela for ajustada para manter o pH da mosturação, os taninos não se tornarão muito solúveis, como acontece quando o pH vai subindo ao longo da lavagem, daí talvez haja a possibilidade de lavar com essa temperatura.

Mas eu pergunto, pra que? É nesse caso em que a perseguição pelo aumento de eficiencia começa a se tornar prejudicial pra qualidade da cerveja.

Cara, algumas poucas literaturas citam 78.

A maioria das literaturas recomenda no máximo 76, algumas 75.

Ou seja, hoje em dia, eu não passo de 76 porque altíssima eficiência é algo de baixa importância pra mim caso isso influa na qualidade, que é justamente o motivo pelo qual as literaturas recomendam não passar dessas temperaturas (extração de taninos, e consequente adstringência na cerveja).

Abração,

Valeu @Tiago e @Guenther. O post era mais focado no fly sparge comparado com batch sparge. Ele comentou que teve um aumento de 8 pontos de eficiência. Eu já faço fly sparge, mas me chamou atenção a temperatura da água. Realmente não vale a pena correr o risco de prejudicar a qualidade da cerveja em troca de alguns pontos de eficiência.

Back