• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Temperatura Fermentação na Garrafa

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RaphaelSales

Member
Reaction score
0
Boa tarde pessoal, beleza? Seguinte, fiz uma leva e tive problemas na carbonatação, até aí ok, porque vez ou outra uma garrafa ou outra sofre disso, mas acabei tendo uma dúvida. Eu já tinha escutado que seria "indicado" fazer a carbonatação da ceva numa temperatura semelhante a que a levedura trabalhou de início, ou em temperatura ambiente. Ocorre que onde moro no verão temperatura bate fácil os 30 35 graus pela casa, e como estou produzindo mais, não tenho como controlar a temperatura na qual a garrafa iria carbonatar. Em suma, eu gostaria de saber quem já teve experiência em deixar a breja carbonatar nessas temperaturas. Li que certos estilos se beneficiam e outros não desse procedimento, mas preciso saber de quem já fez se perdeu muito da leva, se não carbonatou, etc.
Peço desculpas se o tópíco já tiver respondido em outro thread.
Abraço desde já.:mug:

nessas temperaturas como aqui tbm moro em lugar quente com essa faixa aí de temperatura vai degradar a cerveja rapidamente eu to agora fazendo o seguinte coloco na minha geladeira velha com tic deixo refermenteando na garrafa entre 17 a 18 graus demora mais um pouco mas o resultado fica melhor as vezes coloco até 20 graus mais pro final fica 2 semanas mais ou menos refermentado

Pois é, eu fazia isso também, mas como agora dividi o equipamento com mais dois colegas iríamos aumentar a quantidade produzida e eu não teria como ter essa outra geladeira agora. Mas valeu Paulo, o jeito vai ser dar uma economizada pra pegar outra geladeira ou frigobar pra deixar a produção ficar nessa faixa, mas tu já teve experiencia com isso de deixar nessa "temperatura ambiente" de 30 e poucos?

Encaixote e coloque em um canto escuro da garagem, área de serviço, etc. Por mais que a temperatura externa seja alta, estes cantos sempre são mais amenos. Como não é lá grande quantidade de açúcar a fermentar isto não deve gerar muito off-flavor por alta temperaturas. Uma refermentação no limite das leveduras (~25ºC) não vai estragar o lote.

Back