Temperatura excedeu o limite indicado na brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Sep 20, 2015
Messages
18
Reaction score
1
Boa noite galera,

Sou iniciante no fórum, também como cervejeiro caseiro hehe, como eu já imaginava, alguma coisa ia sair fora do previsto na primeira vez, e foi com o controle da temperatura, a cerveja é uma Hoffe Weiss, e a temperatura indicada para esta cerveja na brassagem é 65 graus celsius, bem o que aconteceu na brassagem foi:

1- Iniciei o aquecimento da água, ela chegou aos 65 graus celsius.
2- Coloquei os grãos na panela, deixei o fogareiro no mínimo da potência.
3- Logo depois (5 minutos) ao verificar a temperatura, estava a 75 graus celsius.
4- Rapidamente peguei uma barra de gelo e coloquei ao lado (externo) da panela, enquanto um amigo mexia a mistura, a fim de baixar a temperatura.
5- Minutos depois, a temperatura estava estabilizada em 65 graus celsius, e assim permaneceu até o fim da brassagem, tempo total da brassagem foi de 90 minutos.

Minha dúvida é, se com esta falha de controle de temperatura pode invalidar minha cerveja?

Outro detalhe, eu devo esquentar a água, depois colocar os grãos, ou colocar os grãos, e ir esquentando a água até chegar ao ponto ideal?
 
Tem algumas coisas que você pode fazer para saber se tudo ocorreu bem, que é medir a densidade original (OG), teste de iodo, experimentar o mosto (sim, ele deve ficar doce!!), mas se realmente foram poucos minutos, tudo deve terminar bem. Talvez um ou outro tanino, mas nada demais para a primeira leva.

Sobre o procedimento, primeiro esquenta a água uns dois ou 3ºC acima do desejado, depois coloca os grãos, tampa a panela, e volte depois. Não precisa ficar ajustando.

Abraços,