• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

temperatura durante a fermentação de uma Stout usando S05,

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Reaction score
1
Olá pessoal. Primeiro obrigado por tanta informação útil no fórum. Estou com uma dúvida. Parece-me que a temperatura ideal para fermentar uma Stout seria 18°, porém não consigo essa temperatura na geladeira e nem dentro de uma bacia com agua.
O que seria melhor em relação a temperatura durante a fermentação de uma Stout usando S05, 25° dentro de uma bacia com água e gelo ou 14° a 15° dentro de uma geladeira?

Obs.: não posso fazer controle com termostato.

Se puderem me dar uma luz :)

US-05 nessas temperaturas mais baixas costumam relatar que solta uns ésteres que lembram pêssego.

Por que você não coloca na bacia e usa umas garrafas congeladas pra baixar esses 25 graus? Vai ter que experimentar um pouco pra ver quantas vai precisar e tal e trocar todo dia provavelmente, mas fazendo isso pelo menos nos 3 primeiros dias de fermentação já fará diferença.

Eu fiz no sábado, então esses 3 dias já eram.. vou tentar baixar a temperatura com gelo mesmo, mas aqui em Salvador é quase impossível..

Ela ficou esse tempo todo a 25 graus? Se duvidar a fermentação já acabou. Us-05 é uma cepa bem limpa, o que pode ser sua salvação, não deve ficar tão zoado.

Agora não tem muito por que baixar a temperatura, deixa assim mais uns dias pra terminar de limpar, baixa só quando for maturar/clarificar mesmo.

Olá pessoal. Primeiro obrigado por tanta informação útil no fórum. Estou com uma dúvida. Parece-me que a temperatura ideal para fermentar uma Stout seria 18°, porém não consigo essa temperatura na geladeira e nem dentro de uma bacia com agua.
O que seria melhor em relação a temperatura durante a fermentação de uma Stout usando S05, 25° dentro de uma bacia com água e gelo ou 14° a 15° dentro de uma geladeira?

Obs.: não posso fazer controle com termostato.

Se puderem me dar uma luz :)

Se você só tem essas duas opções, eu começaria na geladeira na temperatura de 14°/15°C, e depois de uns, digamos 2 dias, passaria para a bacia.

Iniciar a fermentação com 25°C em pouco tempo você terá o perfil dessa temperatura (mais puxada pros ésteres e álcool superior).

Pode deixar na geladeira por uns 3 ou 4 dias. Só que isso sempre vai te gerar um perfil mais neutro. Com US05 mais ainda... eu deixaria a esta temperatura 4 dias na geladeira (até ser perceptível a diminuição de atividade no airlock) e depois transferiria para a bacia...

Mas geladeira a 15ºC??? é exclusiva pra cerveja? acho que esta temperatura não vai conservar nada....

O que está feito, está feito, corrigir é perda de tempo.

Providencie um controle de temperatura pra próxima, nem que seja uma caixa térmica com gelo. (fermentei assim por 8 meses... ).

Abraços,

A geladeira no mínimo ficou em 15°. Só tinha meu balde de maturação lá. Vou comprar um Tic 17 Rgti para as próximas levas. A saída de ar do airlock diminuiu para 1 bolha por segundo, sabado a noite e domingo estava em média de 3 bolhas por segundo. É normal após 2 dias, essa diminuição?

Mais uma coisa.. Obrigado a todos pelas respostas! Só li o comentário do Raisoshi sobre a fermentação agora, então provavelmente a fermentação está no fim mesmo..

Abraços!!! Depois comento aqui o resultado :)

Se você seguiu e baixou a temperatura, além de o fermento diminuir a atividade a solubilidade de CO2 no líquido aumentou, o que faz com que escape menos gás do líquido.

A fermentação acaba antes do airlock parar porque o CO2 vai saindo do líquido aos poucos, se você aumentar a temperatura a solubilidade diminui e possivelmente um airlock parado vai até começar a borbulhar de novo. Não quer dizer necessariamente que a fermentação voltou.

Aferi a gravidade hoje e para minha alegria parece que está indo bem (até tinha um aroma de Guinness :D )

OG 10485 e FG (2 dias e meio) 10125, até agora 4,7% :)

A cor está muito marrom, mas espero que fique mais dark após a maturação. Será que isso acontece?

Fala Pablo, tb sou de Salvador, fiz minha quarta leva somente. Temos um grupo dos cervejeiros baianos no whats, se quiser passa o tel. Estou programando uma Stout ou Porter com us 05 para quinta feira.

Bacana Tiago. Anota meu whatsapp 93093932. Se quiser uma ajuda, eu estarei disponível ( estou de férias). Eu tb vou brassar outra breja no sábado. Infelizmente vai falta um pouco de cevada torrada, então estou pensndo em brassar uma Irish Red Ale.
Abraços, entre em contato.

Back