• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Temperatura da mostrarão

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jrrocha

Well-Known Member
Reaction score
6
Olá galera, tudo tranquilo?

Realizei a minha segunda brassagem, e quando ia medir a temperatura com o termômetro, percebi que em determinados pontos da panela, a temperatura estava maior que em outros. É assim mesmo? tem como conseguir uma melhor homogeneização da temperatura?

Minha panela de mostura possui fundo falso, vi que em alguns momentos saia umas bolhas do fundo e nestes pontos a temperatura estava bem mais elevada.

Desde já obrigado pela ajuda.

@jrrocha,

Você poderia tentar uma das duas formas: recirculação contínua ou misturando bem a cama de grãos para homogenizar a temperatura.

Abraço!

jrrocha

Uso fundo falso e fogareiro, e isso nunca aconteceu comigo.

Para fundo falso existem duas regras básicas:

1) Depois de arriar os grãos e mexer para misturar bem, não toque mais neles, senão você bagunça a cama de grãos, pode entupir o fundo falso e perde todo o sentido de se usar o fundo falso.

2) Com o fogo / resistência ligado, recirculação contínua, por caneca ou por bomba.

Se estão subindo bolhas, significa que o mosto está fervendo, e se está fervendo, significa que sua recirculação está ineficiente e/ou a fonte de calor muito forte.

Você usa fogareiro ou resistência?

jrrocha

Uso fundo falso e fogareiro, e isso nunca aconteceu comigo.

Para fundo falso existem duas regras básicas:

1) Depois de arriar os grãos e mexer para misturar bem, não toque mais neles, senão você bagunça a cama de grãos, pode entupir o fundo falso e perde todo o sentido de se usar o fundo falso.

2) Com o fogo / resistência ligado, recirculação contínua, por caneca ou por bomba.

Se estão subindo bolhas, significa que o mosto está fervendo, e se está fervendo, significa que sua recirculação está ineficiente e/ou a fonte de calor muito forte.

Você usa fogareiro ou resistência?

AntonioMartins,

Desculpe, vou explicar melhor,

A temperatura definida na mostura para a minha receita é de 65 graus, então enquanto eu verificava a temperatura para alcançar os 65, eu media em vários pontos da panela, por exemplo, no centro da panela estava 65, mas em alguns pontos mais próximos da parede da panela, vi que a temperatura estava chegando a quase 70 graus.

Eu adiciono o malte na panela e verifico a temperatura para alcançar a que quero, não faço a recirculação neste momento, quando alcanço a temperatura, desligo o fogareiro e espero 01:30, ao final, faço a recirculacão para fazer o mash-out a 76 graus.

Talvez ao fazer uma recirculação no inicio da mostura eu consiga homogeneizar a temperatura.

Com o tempo, conhecendo melhor o comportamento do seu equipamento, você vai saber com mais precisão qual temperatura a água tem que estar antes de colocar os grãos para alcançar a temperatura de mosturação desejada.

Aí fica mais fácil, aquece a água até a temperatura certa, coloca os grãos e a temperatura cai para a temperatura desejada. Aí é só tampar a panela e esperar.

Com o tempo, conhecendo melhor o comportamento do seu equipamento, você vai saber com mais precisão qual temperatura a água tem que estar antes de colocar os grãos para alcançar a temperatura de mosturação desejada.

Aí fica mais fácil, aquece a água até a temperatura certa, coloca os grãos e a temperatura cai para a temperatura desejada. Aí é só tampar a panela e esperar.

AntonioMartins,

Pois é, a cada brassagem que faço, observo esses pontos, por exemplo, quando adiciono o malte, percebi que a temperatura cai uns 4 graus.

JRRocha,

Pelo que eu entendi vc não faz nenhum tipo de recirculação enquanto o fogareiro está aceso? Se a resposta for sim, não está havendo nenhum controle efetivo de temperatura...

Regra básica : Enquanto o fogareiro estiver aceso, tem que recircular! O líquido que está em contato com o fundo da panela tem que estar sempre sendo movido pra superfície, caso contrário surgirão essas "bolhas térmicas" na superfície, e o fundo vai caramelizar e queimar...

JRRocha,

Pelo que eu entendi vc não faz nenhum tipo de recirculação enquanto o fogareiro está aceso? Se a resposta for sim, não está havendo nenhum controle efetivo de temperatura...

Regra básica : Enquanto o fogareiro estiver aceso, tem que recircular! O líquido que está em contato com o fundo da panela tem que estar sempre sendo movido pra superfície, caso contrário surgirão essas "bolhas térmicas" na superfície, e o fundo vai caramelizar e queimar...

Leonesio,

É isso mesmo, eu estou fazendo a recirculação no inicio, somente faço a recirculação no mash-out. Vou adotar a recirculação enquanto o fogo estiver aceso.

Obrigado pela informações.

Back