Temperatura controlada de fermentação de Wit (S-33)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Eduardocardoso

Active Member
Joined
May 30, 2017
Messages
31
Reaction score
1
Colegas,
Faço minha produção na casa do meu pai em temperatura controlada. Ocorre que, na pressa, configurei o regulador na faixa de 16ºC a 18ºC e irei viajar por uma semana.

Pergunta: nessa faixa de temperatura para fermentação primária de uma Witbier feita com fermento S-33 conseguirei o resultado esperado ou terei que "me virar" e ir lá para corrigir a temperatura para, por exemplo, 18ºC a 20ºC?

Gto.
 
Colegas,
Faço minha produção na casa do meu pai em temperatura controlada. Ocorre que, na pressa, configurei o regulador na faixa de 16ºC a 18ºC e irei viajar por uma semana.

Pergunta: nessa faixa de temperatura para fermentação primária de uma Witbier feita com fermento S-33 conseguirei o resultado esperado ou terei que "me virar" e ir lá para corrigir a temperatura para, por exemplo, 18ºC a 20ºC?

Gto.
Eduardo, essa faixa que tu estás usando não é controlar a temperatura, infelizmente entre 16 e 18 graus tem muita variação de temperatura, entre 18 e 20 graus também, são 2 graus variando sempre que ligar e desligar a geladeira. Procura configurar a variação do controlador para no máximo meio grau ( eu uso 0,3 grau ), e então escolhe a temperatura a fermentar.
 
Certo @RodrigoBerro, boa informação.

Variação de temperatura tende a prejudicar muito mais o fermento, a fermentação em si do que uma determinada faixa de temperatura, seja mais alta ou mais baixa. No seu caso, a variação está bema cima de 0,5ºC... pode ser que sejam gerados alguns off-flavors nesse processo.
 
O S-33 é bem violento, atenuando mais de 70% do esperado em 2 dias.

Já fiz algumas wits com ele inclusive sem controle de temperatura no verão e no inverno gaúcho com resultados bons.

Mas se tu tens controle de temperatura, use uma variação máxima de 0,5ºC pois não custa nada. Variações maiores vão te dar no final uma fixa mais ampla ainda. Imagine que esteja configurado para 18~20. Quando o fermentador em uma tendência de aquecimento atingir 20ºC a geladeira vai ligar, mas isto não será percebido pelo líquido tão rapidamente. Toda a geladeira vai ficar bem mais fria para forçar o resfriamento do líquido, só desligando quando ele atingir 18ºC. Porém por inércia térmica vai continuar gelando. Geladeiras são como ar condicionador, só tem uma temperatura: gelada, bem gelada.
 
Back
Top